CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/01/2023 às 13h09min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h00min

Com realização de 75 atividades, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto bate recorde de público nacional e internacional em 2022

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O ano de 2022 teve uma celebração para lá de especial para a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O raio-x do balanço anual, finalizado nestas primeiras semanas de janeiro, comprova que em 2022, a instituição realizou 75 atividades entre janeiro e dezembro, com grande diversidade de eventos e expressiva resposta de interação do público, facilitada pelas plataformas on-line da entidade. Outra conquista festejada é o número recorde de pessoas participantes dos eventos da Fundação do Livro e Leitura em 2022, que ultrapassou 300 mil pessoas, somando o alcance nacional e internacional, especialmente potencializado pela retomada das agendas presenciais.
 


Entre as realizações da instituição estão projetos como Cine Fórum, Contação de Histórias, Clube do Livro, espetáculos circenses, lançamentos de livros, saraus, palestras, oficinas, reinauguração da biblioteca própria e revitalização de outras três bibliotecas, duas na cidade de São Joaquim da Barra e uma em São José da Bela Vista – todas no interior do Estado de São Paulo. A manutenção da plataforma Livro Vivo, que oferece informações sobre o universo dos autores de obras abordadas em projetos da instituição, além de conteúdo pedagógico exclusivo para professores, foi um dos destaques, assim como os 12 programas “Na Estante”, apresentado por Dulce Neves e exibido pelo canal do Youtube; e o Revolução Poética, também veiculados online e disponíveis para quem deseja rever ou conhecer.
  


No total, a programação transmitida de forma on-line pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto contou, em 2022, com participação de pessoas de nove Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Sul e Espírito Santo), além do Distrito Federal; e de 15 países (Tailândia, Vietnã, Índia, Camboja, Estados Unidos, Cingapura, Austrália, Portugal, Japão, Indonésia, Filipinas, Alemanha, Argentina, Nova Zelândia e Colômbia).

Reencontro
No ano em que o mundo venceu grande parte das restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, a retomada dos eventos presenciais foi um presente à parte no aniversário de 18 anos da Fundação. Especialmente em relação às cinco feiras literárias realizadas pela instituição. Uma em Ribeirão Preto e quatro em cidades da região: Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Batatais e Pradópolis. Juntas, essas feiras receberam 230 mil visitantes, que celebraram o reencontro com escritores, músicos, palestrantes e artistas convidados, além da festa cultural que movimentou ruas, praças, escolas, auditórios e teatros em cada município.

“Voltar a fazer a FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto - de forma presencial foi nosso principal objetivo de trabalho em 2022. E avaliando os resultados positivos alcançados e as diversas devolutivas elogiosas em relação ao evento, de bom conteúdo, alegre e feliz, consideramos essa meta cumprida, tanto no quantitativo como no qualificativo”, comenta Adriana Silva, vice-presidente da Fundação e curadora da FIL.

Na estreia do formato híbrido, com eventos presenciais e on-line, a FIL 2022 - considerada a segunda maior feira literária a céu aberto do Brasil -, colocou a literatura brasileira em perspectiva com o tema central “Do Caburaí ao Chuí”, e entregou mais de 300 atividades em sua 21ª edição.

Novidades “Combinadas...”
Paralelamente ao balanço do que foi 2022, a direção da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto também começou a projetar o calendário de 2023, onde a FIL tem destaque especial, uma vez que a organização deste evento exige antecedência especial. Agendada para acontecer entre os dias 12 e 20 de agosto de 2023, com cerimônia de abertura a ser realizada no dia 11 de agosto de 2023, a feira terá novidades para o público, conforme adianta a curadora Adriana Silva. “Em nossa primeira avaliação do ano, identificamos uma lacuna no cronograma da FIL em relação ao atendimento das crianças menores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso será corrigido com a ampliação e aprimoramento do Combinando Palavras, um dos principais projetos da Feira, que terá duas novas versões: o Conhecendo Palavras, para esse público infantil que não é de palestras, mas de interação; e Debatendo Palavras, voltado ao público universitário. Com isso, fechamos todas as pontas dessa proposta”, salienta Adriana, lembrando que o projeto também conta com o Recortando Palavras, direcionado aos estudantes do Fundamental II Anos Finais.

Outra boa expectativa da Fundação para 2023 em relação à inserção de mais novidades em sua grade de eventos é o aceno positivo do Governo Federal ao setor cultural. “Sempre tivemos parceria direta com o Ministério da Cultura e aguardamos a retomada dos programas federais no setor para apresentar nossas ideias e, de preferência, sermos contemplados pelas iniciativas nacionais de fomento à Cultura”, projeta a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp