CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/02/2023 às 17h03min - Atualizada em 05/02/2023 às 00h02min

Volta às aulas: seguro empresarial é ferramenta para proteger fluxo de caixa e garantir a sustentabilidade do negócio no ensino particular

Após forte queda no número de alunos, setor da educação privada busca alternativas para se manter eficiente e competitivo em 2023

SALA DA NOTÍCIA Danilo Fernandez
Um dos setores que mais foram afetados pelas instabilidades sanitárias e econômicas dos últimos tempos, a educação se prepara para o início de mais um ano letivo. A volta às aulas deve movimentar o comércio, como de costume, mas há preocupação nas escolas particulares. Nos últimos dois anos, as instituições de ensino privadas tiveram uma queda de quase 1 milhão de estudantes, o que equivale a cerca de 10% na quantidade de matriculados.

A retração interrompeu um bom período de crescimento sequencial para as escolas particulares, sobretudo de educação infantil. Os dados são do Censo da Educação Básica 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No grupo de colégios de educação infantil, houve 600 mil desistências de matrículas, das quais 298 mil em creches e 308 mil na pré-escola. As diminuições correspondem a 21% e 25%, respectivamente.

A razão para a queda de matriculados no ensino particular vai além dos reflexos do isolamento vivido entre 2020 e 2021 – a crise econômica e o consequente aumento das mensalidades são os principais pontos apontados pelos pais, que na busca por contenção de despesas, têm transferido seus filhos da rede particular para a privada. Com o “sinal amarelo” ligado, as escolas buscam alternativas para cortar custos e garantir a saúde do fluxo de caixa. Neste contexto, o seguro empresarial aparece como ferramenta fundamental.

“Um dos itens de maior atenção para as escolas é a sustentabilidade do negócio, que, juntamente com a qualidade de ensino, é algo decisivo para os pais na hora de decidirem onde matricular os seus filhos”, afirma Emerson Nagata, Gerente Executivo de Seguros Massificados da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “Ao contar com as coberturas e assistências do seguro empresarial, as escolas garantem o pleno funcionamento das suas atividades e um provisionamento consistente para o ano letivo”, acrescenta o executivo.

Na BB Seguros, foi lançado recentemente o novo seguro Empresarial, com um desenho moderno, que contribui para o objetivo de manter o estabelecimento em operação ininterrupta. O produto oferece três opções de planos: Essencial, Prático e Total, sendo todos com coberturas para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça, danos elétricos, perda ou pagamento de aluguel, responsabilidade civil de estabelecimento e despesas fixas.

Com o plano Prático, as escolas também podem contar com cobertura de danos por vendaval e granizo, fenômenos recorrentes no verão, época de reinício das aulas. “É uma cobertura fundamental, já que a maioria das escolas possuem áreas telhadas, seja nas salas de aula ou em pátios de convivência. O seguro irá proporcionar o reestabelecimento do patrimônio, sem que seja necessário um grande gasto não previsto no fluxo de caixa da escola, proporcionando tranquilidade para os gestores em casos de imprevistos”, destaca Nagata.

O seguro empresarial da BB Seguros oferece ainda uma série de serviços de assistência para os três planos, com diferenciais importantes para garantir o pleno funcionamento das atividades durante todo o ano letivo. No plano Essencial, os clientes da BB Seguros têm direito ao pacote de assistências Empresa em Apuros, para proteção digital, encanador, eletricista, chaveiro, desentupimento, caça-vazamentos, cobertura provisória de telhado e troca de telhas, limpeza pesada após evento previsto, além de cobertura provisória para portas, janelas, divisórias e vitrines.

No plano Prático, além dessas assistências mencionadas, há ainda outros três pacotes: Empresa Funcionando, Empresa Limpa e Empresa Arrumada. Com o Empresa Funcionando, é possível acionar o seguro para conserto de eletrodomésticos, ar-condicionado, bebedouro, interfone, porta ondulada, computadores e notebooks. O serviço ainda prevê assistências para instalação de Wi-Fi e aluguel emergencial de eletrodomésticos, importante para colégios com refeitório.

O pacote Empresa Limpa inclui serviços de limpeza de calhas, ar-condicionado e caixa d´água. Já o Empresa Arrumada inclui instalações diversas, como lustres e spots, espelhos, cubas, tomadas, interruptores, torneiras e ventiladores de teto. Além disso, é possível acionar o serviço para instalação e montagem e reparo de prateleiras na escola.

Para mais informações sobre o Seguro Empresarial da BB Seguros, visite o site.


Sobre a Brasilseg
A Brasilseg é a seguradora do grupo BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos distribuídos pelo Banco do Brasil em seus canais físicos e digitais. Sua atuação concentra-se nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio), sendo a seguradora líder nacional nos ramos em que atua. Com faturamento de R$ 12 bilhões em 2021, conta com aproximadamente 2.100 colaboradores distribuídos entre São Paulo e Franca, onde fica sua Central de Relacionamento e Negócios.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp