CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/02/2023 às 19h17min - Atualizada em 05/02/2023 às 00h03min

Programa CCBB Educativo traz programação inspirada na exposição Marc Chagall: Sonho de Amor

Dentre as atividades lúdicas e divertidas estão Encenações, Contações de Histórias e Oficinas de Arte. Programação é gratuita e voltada para todas as idades.

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Lucas Gonzaga
As atividades do Programa CCBB Educativo terão um mote especial, com a abertura da exposição Marc Chagall: Sonho de Amor, mostra que a partir do dia 08 de fevereiro fará uma imersão no universo vibrante, poético e fantástico criado por Chagall (1887-1985) através do uso revolucionário das formas e das cores.

Dentre as atividades inspiradas pela exposição está uma Ação Cênica Especial, que ocorre entre os dias 15 e 28 de fevereiro. Reunindo música e poesia, a atividade fará o público conhecer ou relembrar a vida, a obra e o universo simbólico do artista.

Enquanto os arte-educadores do programa CCBB Educativo interpretam as canções e narram passagens da vida de Chagall – desde a infância na Rússia até sua chegada a Paris quando suas obras ganham reconhecimento da crítica –, uma carroça estilizada será montada na fachada do edifício. São peças que se encaixam e adereços como máscaras, que representarão os trabalhos de Chagall.   

Para os fãs das contações de histórias, a programação traz o projeto a Hora do Conto, espetáculo realizado pelos educadores do CCBB SP mesclando técnicas como manipulação de bonecos com números musicais. Neste mês serão lidas as obras O Menino que falava com as mãos (em Libras), O azul que se p erdeu (baseado em contos judaicos) e Davi e o circo que desmanchou no ar.

Já para os pequenos de 0 e 3 anos, a atividade Pequeníssimas Mãos, propõe uma experiência lúdica, por meio de atividades de musicalização, brincadeiras ou vivências, que despertam a motricidade ampla e fina, além de desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes. O público poderá explorar duas torres que estimulam a curiosidade, a atenção e as sensações. A experiência ainda conta com a mediação do livro “Aperte Aqui”, de Hervé Tullet, em que é possível incentivar a leitura para os bebês.

Seguindo a mesma proposta, só que voltada para crianças entre 3 e 6 anos, a atividade Pequenas Mãos propõe, a partir de pequenas esculturas imantadas inspiradas nas obras de Marc Chagall, incentivar as crianças a criar histórias compondo os elementos esteticamente no quadro, estimulando a criatividade narrativa e o pensamento das formas, cores e espaço.

Para quem aprecia a literatura, o programa CCBB Educativo realizará ainda a atividade Livro Vivo, focada na leitura compartilhada e formação de leitores. Ao longo do mês, serão lidas as obras “O menino que fazia Sorrir”, de Andi Rubinstein, “E se eu sentir raiva”, de Paloma Blanca e “Árvore das lembranças”, de Britta Teckentrup.

Ainda dentro desta proposta de dialogar com a exposição Marc Chagall: Sonho de Amor, o programa CCBB Educativo realizará ações em seu “Laboratório de Artes”, espaço de experimentações estéticas, onde pessoas de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. Em fevereiro, os visitantes poderão encaminhar cartões postais para todo o território nacional, utilizando técnicas como frotagem e carimbos.

A programação terá ainda a presença da artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica, que realizará uma palestra em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, além de um Encontro de Professores com o tema “Arqueologia da Voz para Professores”.

Por fim, a programação traz ainda um Encontro de Professores com o tema “Chagall entre mundos: estética, história e política em meio a poesia”, com a presença da doutora e mestre em Educação Luciana Pasqualucci.

Informações gerais: Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Já para o público geral que deseja participar das atividades do programa CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Importante ressaltar que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

SERVIÇO:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp