02/02/2023 às 14h40min - Atualizada em 05/02/2023 às 00h04min

AfroGlass engaja funcionários da Owens Illinois na causa da inclusão racial

Líder mundial em fabricação de embalagens de vidro e maior recicladora do material, O-I conta com o AfroGlass, grupo criado por funcionários para debater e ampliar a igualdade racial e a diversidade dentro da empresa

SALA DA NOTÍCIA O - I
Criado há três anos, o Afroglass é um dos grupos de diversidade da O-I, formados por colaboradores da companhia. A empresa também conta com grupos que atuam nas causas LGBTQIA+, 50 &Mais, Mulheres e pessoas com deficiências.  

Com 15 membros que se reúnem quinzenalmente, o AfroGlass tem conseguido mobilizar os diversos setores da O-I para a importância de se combater o racismo e atuar pela inclusão e igualdade de condições para as pessoas, independente de raça e/ou etnia.

Hugo Ladeira, presidente da O-I para Americas South, é um entusiasta da causa. “Desde que criamos o Afroglass, temos aprendido muito, o grupo vem nos educando. É preciso dar espaço para que as pessoas tragam suas potencialidades. Não é jogo de ganha-perde, é jogo de ganha-ganha”, diz. E acrescenta. “Sabemos que é uma jornada longa, mas participar da discussão e apoiar as ações propositivas é um grande passo.”

A O-I tem como meta construir estabelecer um diálogo permanente em torno dos compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnico-racial, por isso, em 2022, a empresa assumiu os 10 compromissos para a promoção da igualdade racial junto à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. A companhia tem cerca de 2.400 colaboradores no Brasil dos quais 58% se declaram pretos ou pardos e, desse percentual, a maioria atua na manufatura.

O Afroglass esteve envolvido diretamente na articulação para a assinatura dos 10 compromissos, além disso coordenou a edição da Cartilha de Diversidade Racial distribuída em todas as áreas da empresa.

Em novembro, o grupo também esteve à frente de um evento inédito nas plantas da O-I, para promover o Dia da Consciência Negra. Na unidade paulistana, em Ermelino Matarazzo, a programação contou com almoço temático com pratos da culinária africana, além da feira preta na qual artistas, artesãos, terapeutas e demais profissionais, majoritariamente pretos, ofereceram seus serviços. O evento ainda contou com a presença de poetas, apresentações musicais, além de rodas de conversa sobre Conscientização para a Gestão. Todos os funcionários, da fábrica e do administrativo, puderam participar das atividades.

Rafael Nogueira (especialista em sistemas), líder do grupo, que trabalha há 14 anos na O-I, reforça a centralidade do tema racial. “É uma discussão que tem de acontecer em todos os níveis da sociedade e na O-I não seria diferente. O Brasil tem uma reparação histórica a ser feita em relação ao povo negro, e por essa razão é fundamental repensar iniciativas que possam desafiar o racismo estrutural tão presente no país”, ressalta. Nogueira ainda lembra que “mesmo quem não é preto, pode e deve ser aliado da causa, pois o racismo é um problema de toda a sociedade”.

A O-I esteve no 2º Fórum Internacional de Equidade Racial, onde, ao final, foram apresentadas as premiações do Índice Empresarial de Equidade Racial. A O-I, mais uma vez, figurou entre as Top of mind do Brasil, alcançando o 5º lugar no Pilar Recenseamento Empresarial.

Dentre as ações práticas, nos planos da O-I, no âmbito das atividades do Afroglass, estão a criação de treinamentos, mentorias, coaching e outras formas de ampliar o conhecimento, a consciência e as possibilidades de emancipação dos funcionários negros e torná-los aptos a assumir novas posições. Em 2023, todas as lideranças das fábricas deverão receber treinamento presencial de diversidade e os demais funcionários terão treinamento on-line para sensibilização sobre o tema.

Sobre a O-I
Na Owens Illinois , Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser um dos produtores líderes de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 70 fábricas em 19 países, a O-I obteve receitas de 6,4 bilhões de dólares em 2021. Reconhecendo os enormes benefícios do vidro, as Nações Unidas designaram 2022 como o Ano Internacional do Vidro para celebrar o passado, o presente e o futuro desse material transformador.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp