CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/02/2023 às 23h44min - Atualizada em 12/02/2023 às 00h00min

Grupo Kallas e a cultura tecnológica por metro quadrado construído

Com tecnologia fluindo em suas mais de 80 obras, a construtora otimiza processos e lidera o movimento de digitalização da construção com a ConstruCode

SALA DA NOTÍCIA Paula Ferezin
Comunicação eficaz é daquelas coisas que parecem que deveriam ser instintivas, mas acabam se tornando um desafio para a maioria dos profissionais. Na construção civil a ineficiência na comunicação tem proporções ainda maiores, gerando retrabalhos aos profissionais, atrasos nas obras e prejuízos expressivos ao setor.

O sucesso de um projeto depende de um fluxo prático e seguro de troca de informações entre todos os envolvidos - desde os projetistas, estagiários, operários e chegando até os diretores - hoje um trabalho amplamente facilitado pelo uso de tecnologias de digitalização (gestão de dados em meios digitais desde a concepção até o consumo das informações geradas). Para fazer esse gerenciamento, o Grupo Kallas apostou na ConstruCode como tecnologia de comunicação. Não apenas centralizando documentos e informações, mas atuando como um sistema de delivery de informações atualizadas para os colaboradores em todas as obras da construtora.

Ao disponibilizar plantas por meio do aplicativo e distribuí-las em códigos QR gerados na plataforma, a construtora reduz a dependência de documentos impressos e permite o acesso de todos os envolvidos a informações atualizadas em tempo real. “Se um projetista altera um projeto no sistema, por exemplo, o documento é automaticamente atualizado nos dispositivos móveis de toda a equipe, e a nova versão vai instantaneamente para códigos QR específicos espalhados nos canteiros da Kallas. Em paralelo, caso algum profissional esteja portando cópias impressas, a plataforma o notifica sobre o risco de consumir aquele documento defasado”, explica Lorena Luedy, head de Sucesso do Cliente da ConstruCode.

“Nossa primeira experiência com a plataforma foi em 2019, em seis obras. Em 2020, ampliamos para 15 obras em andamento na ocasião. Nesse período, enfrentamos algumas dificuldades devido à pandemia, a produção não podia parar e havia receio em relação ao aumento da contaminação com a circulação de papel. Por isso, a startup nos auxiliou em um momento em que a tecnologia foi essencial para manter a equipe ativa e segura. Já em 2021, tínhamos 20 obras simultâneas utilizando a plataforma. Hoje, o número de canteiros cresceu, e com eles a necessidade de integração dos times, por isso, 83 obras da Kallas que utilizavam GEDs comuns, migraram toda a gestão para a plataforma ConstruCode”, conta Renan Galvão, Coordenador de Inovação do Grupo Kallas.

Tecnologia só entra na construção se for humanizada
Nas obras do Grupo Kallas, uma das funções mais importantes é o módulo de controle de impressos, que permite que as cópias desatualizadas sejam rastreadas, garantindo que todos estejam trabalhando de acordo com a última versão dos projetos.

Segundo Diego Mendes, CEO da ConstruCode, em indústrias mais analógicas, o primeiro passo é fazer as pessoas se entenderem, garantindo que os times estejam na mesma página, consumindo a mesma informação, mas sem renunciar ao engajamento humano e as trocas de experiência, erro amplamente cometido por quem se aventura a construir soluções inovadoras. “Acabar com o uso de impressões nas obras nunca foi o objetivo. O senhor Sebastião e outros mestres de obra gostam muito. Em situações adequadas, os projetos impressos promovem uma boa interação humana, principalmente quando estudados em conjunto, e tem seu espaço na cultura dos trabalhadores dos canteiros de todo o mundo. O nosso objetivo não é eliminar o papel, mas sim rastreá-lo automaticamente para garantir que as informações nele presentes estejam atualizadas no instante em que forem necessárias. Em paralelo, pulverizar essas mesmas informações na obra, deixando-as acessíveis em meios digitais (celulares, tablets, códigos QR) para facilitar a rotina dos times, criar de forma espontânea novos hábitos e aculturar profissionais favorecendo a transformação digital. Isso por si só já reduz significativamente a quantidade de plotagens”, ressalta.

A construção de um único prédio de 12 pavimentos gera em média 12 mil impressos, gastando mais de R$90.000,00. Além de reduzir em média 80% esse custo, a plataforma elimina os processos manuais e falhas humanas, simplificando a rotina das equipes que passam a ter mais tempo para se dedicarem a outras tarefas.

Totalizando mais de 100 mil acessos à plataforma e com uma equipe culturalmente preparada para implantar e atuar na construção das tecnologias inovadoras, o Grupo Kallas comemora altos índices de eficiência em seus processos gerando um playbook operacional enxuto, times engajados e se posicionando como referência nacional em inovação na construção. “Temos mestres de obras na equipe que são fãs da ConstruCode”, brinca Renan. “As pessoas se sentem pertencentes quando são convidadas a ajudar na construção da solução, os profissionais têm a iniciativa de trazer sugestões de melhorias e ficam orgulhosos em ver suas ideias indo para o site ou para o aplicativo e ajudando na rotina dos colegas”, afirma.

Atuar com esse modelo de inovação aberta permitiu que a ConstruCode evoluísse a solução de forma atenta às necessidades dos clientes. A presença frequente dos engenheiros nas obras e a capacidade de resposta à feedbacks estreitaram os laços com o mercado e resultaram na construção de um ciclo de valor sustentável.


Sobre a ConstruCode

Presente em mais de 2.000 obras no país, a ConstruCode simplifica a rotina de quem constrói por meio de uma plataforma colaborativa de gerenciamento de documentos. Nela, diferentes times se conectam diariamente, evitando dúvidas e retrabalho nas frentes de serviço. A empresa se integra à Trutec, um ecossistema de soluções conectadas para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia.

Saiba mais em www.construcode.com ou conheça as soluções que se conectam a ela em www.trutec.com.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp