10/02/2023 às 18h09min - Atualizada em 12/02/2023 às 00h04min

Publicado o edital da Seduc Tocantins: Mais de 5 mil vagas na área de educação

Inscrições começam na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro. Confira a análise do edital com dicas de preparação do especialista

SALA DA NOTÍCIA Gran
Gran
Divulgação

 

 

O edital para concurso da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins foi publicado. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o certame oferta 5.164 vagas de nível superior para a carreira de educação. De acordo com o documento, a remuneração inicial é de R$ 4.826,20 para professor. As inscrições devem ser feitas entre os dias 13 de fevereiro e 16 de março de 2023 exclusivamente pelo site da banca, e a taxa de inscrição custa R$ 150. O concurso é composto por prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos. 

Ainda de acordo com o documento, para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício das funções de Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, a prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha: 20 serão de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos. Já a prova escrita discursiva será uma redação com valor de 30 pontos. A avaliação será aplicada no dia 11 de junho de 2023. 

Segundo o Coordenador das Carreiras Educacionais do Gran, Carlinhos Costa, a FGV é uma banca que tem feito as provas mais difíceis das carreiras educacionais, então o esperado é que ela traga mais uma vez questões difíceis. Para Carlinhos, a quantidade de inscritos também pode interferir no grau de dificuldade da prova.

“São muitas vagas e a banca pode decidir aumentar a dificuldade ou não dependendo do número de inscritos. Se tiver um número grande de inscritos, a banca vai ter que subir a barra para fazer a seleção dos melhores, mas se tivermos poucos inscritos e as questões estiverem muito difíceis, corre o risco de não ter aprovados para todas as localidades”, indicou o especialista.

Ainda segundo Carlinhos, essa é uma grande oportunidade para os profissionais de educação. "Esse é um concurso que está entre os mais bem pagos das secretarias estaduais de educação do país e o Tocantins tem um bom plano de carreira, além do excelente número de vagas e a possibilidade de nomeação rápida”, afirmou.

O especialista deu dicas de preparação para quem quer ir bem na prova:

1. As disciplinas que exigem maior atenção do candidato são aquelas com maior número de questões. São 40 questões de conhecimentos específicos, logo, o foco principal do candidato tem que ser na especifica.

2. Na ordem de importância, em segundo lugar fica a parte de Conhecimentos Pedagógicos, isso porque temos um bom número de documentos normativos de legislação sobre estrutura de ensino que vão ocupar 8 questões da prova.

3. Lembrando que o candidato precisa fazer no mínimo 30 pontos para estar entre os aprovados, e no mínimo 20 devem ser da parte específica. Então, por exemplo, se eu tirar zero na parte básica e trinta na parte específica, eu já vou estar entre os aprovados. 

4. A FGV foi muito feliz em ter descrito como vai ser a prova discursiva: vai ser uma redação, um texto dissertativo argumentativo, o que ajuda na preparação. O candidatro tem que conhecer a estrutura desse tipo de texto e praticar muito. A sugestão é escrever um texto por semana até a data da prova.

5. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e não eliminatório. Ou seja, ela pode ajudar o candidato a ganhar posições na classificação.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp