16/02/2023 às 18h23min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h01min

Coletivo de Galochas realiza ciclo de palestras na Biblioteca Mário de Andrade integrando projeto sobre Coluna Prestes

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/02/coletivo-de-galochas-realiza-ciclo-de.html
Anita Leocadia Prestes (foto de René Ruschel)
O grupo de teatro Coletivo de Galochas encerra, nos dias 4 e 5 de março (sábado e domingo, às 14h e às 17h), o Ciclo Temático de Palestras do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança. O trabalho de pesquisa e criação busca reconstruir cenicamente uma das passagens mais icônicas e importantes da história do Brasil do século XX, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da república velha durante a década de 1920. O evento acontece na Biblioteca Mário de Andrade com entrada gratuita, intervalo (brunch) entre as mesas e tradução simultânea em Libras.

No sábado (4/3), a primeira mesa de debates (às 14h) traz a companhia Estudo de Cena com o tema Encenar a História: um exercício sobre o presente. Na sequência (às 17h), a historiadora e pesquisadora Anita Leocádia Prestes (filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes) é convidada do evento para falar sobre A Coluna Prestes: a história e suas falsificações. Já no domingo (5/3), às 14h, a dramaturga Mônica Santana fala sobre Arquivo e Repertório: processo de criação do texto Uma Leitura dos Búzios. E o professor e comunicador Jones Manoel encerra o ciclo, às 17h, com o tema Política em Armas: Coluna Prestes, violência e luta de classes na história brasileira. Em ambos os dias, o primeiro encontro faz parte do Ciclo I - Teatro e História: Procedimentos Criativos; e o segundo integra o Ciclo II - Coluna Prestes e o Brasil da década de 1920.

O projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança foi contemplado na 39ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ano 2022, da Secretaria Municipal de Cultura. Iniciados em 28 janeiro, os Ciclos Temáticos de Palestras - sobre a prática e a fundamentação teórica do teatro historicista - são parte do processo de criação e montagem de um espetáculo inédito do Coletivo de Galochas, previsto para estrear em junho de 2023.

O Ciclo I - Teatro e História: Procedimentos Criativos - reuniu pesquisadores e grupos teatrais com repertório e experiência em trabalhar com temas históricos, pautados pelo teatro épico e pela produção coletiva do teatro de grupo: Cia. Estudo de Cena (Diogo Noventa, Juliana Liegel e Marilza Batista), Companhia do Latão (Sérgio de Carvalho e Helena Albergaria), Laboratório de Técnica Dramática - LABTD (Ave Terrena) e Mônica Santana (dramaturga). O Ciclo II - Coluna Prestes e o Brasil da década de 1920 - trouxe pesquisadores, escritores e historiadores com reconhecido repertório sobre o assunto, que resgatam e analisam esse importante período da história nacional, fomentando o interesse sobre o tema da Coluna Prestes. São eles: Anita Leocádia Prestes, Amílcar Guidolim, Maria Meire Carvalho, Marlei Rodrigues da Cunha.

Cia. Estudo de Cena (Diogo Noventa, Juliana Liegel e Marilza Batista) - A Cia. Estudo de Cena se dedica a encenar acontecimentos da história brasileira para contribuir com a visão histórica do presente e sua desnaturalização. Nesse encontro o grupo apresenta e reflete sobre a pesquisa de suas peças, fruto de processos de criação que partem da formulação de perguntas sobre o presente que são passíveis de respostas elaboradas com base na investigação sobre a história. Diogo Noventa é diretor teatral e cineasta. Mestre em Filosofia – Estudos Culturais, pela USP. Diretor e fundador da companhia Estudo de Cena onde desde 2005 atua como dramaturgo, produtor e diretor das peças e filmes do grupo.  Juliana Liegel é atriz, arte educadora, contadora de histórias, produtora e figurinista do grupo. Marilza Batista é atriz em teatro, cinema e dublagem e uma das artistas criadoras do grupo.

Anita Leocádia Prestes - Anita Prestes tem graduação e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Economia Política pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. Autora de diversos livros e artigos, com ênfase em História do Brasil República, sendo uma das principais biógrafas de seu pai, Luiz Carlos Prestes. Pesquisadora seminal da Coluna Prestes, aborda no decorrer de sua trajetória temas como comunismo e antifascismo. Destaca-se seu doutorado, depois publicado e ganhador do Prêmio Casa das Américas:

Mônica Santana - Dramaturga, escritora, roteirista e artista multidisciplinar, Mônica transita entre as artes da cena, literatura, artes visuais e comunicação. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFB. Atualmente, roteiriza a série audiovisual documental Territórios Negros para a Tem Dendê Produções. Em 2022, assinou do texto teatral Uma Leitura dos Búzios, com direção de Marcio Meirelles. Com o solo autoral Isto Não É Uma Mulata (2015-2016) conquistou o Prêmio Braskem de Teatro Baiano, categoria Revelação. Em 2022, desenvolveu a audiossérie Love Store - Mercado dos Afetos, assinando roteiro e direção para o podcast e teve os textos adaptados em áudio no projeto Teatro para Ouvir (podcast). Em 2020, participou do projeto Write’s Room, do Goethe Institut (BA), escrevendo coletivamente com de Aldri Anunciação, Maria Shu, Diego Araúja e Jhonny Salaberg. Lançou o primeiro livro, em 2021, com crônicas escritas ao lado de Ana Fernanda Souza, e encampou o projeto Substantivo Luto - substantivoluto.com.br. Em fevereiro de 2023, lançou o segundo livro, Recordações de Becos e Vielas (Ed. Sociedade da Prensa).

Jones Manoel - Jones Manoel é Influenciador e youtuber, professor, jornalista e comunicador popular. Graduado e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. Colaborador dos sites Revista Opera, Blog da Boitempo, jornal O Poder Popular, Lavrapalavra, site do PCB, YouTube (Jones Manoel), TV Brasil 247 e Revolushow (Podcast).

Curadores dos Ciclos de Palestras - Antonio Herci - Diretor musical e dramaturgo do grupo Coletivo de Galochas. Mestre e Doutorando em Artes pela Universidade de São Paulo, USP.  Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea, MAC-USP. Conselheiro no CMPD e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Rafael Presto - Diretor e dramaturgo do Coletivo de Galochas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Escritor e autor de livros didáticos.

Coletivo de Galochas - O Coletivo de Galochas é um grupo de teatro da cidade de São Paulo criado, em 2010, para pesquisar formas de atuação político-poéticas. Em sua pesquisa continuada optou por temas críticos, realizando espetáculos e processos criativos ao lado de movimentos sociais, grupos parceiros, ocupações e comunidades, fazendo da experiência do teatro um gesto de vida e luta, ocupando os mais diferentes espaços: escolas, museus, ocupações, teatros, ruas, universidades e vielas. Seu elenco equilibra de maneira paritária artistas brancos e negros, homens e mulheres, com a participação de pessoas com deficiência, compreendidos como artistas-criadores. Essa multiplicidade de perspectivas se realiza no desenvolvimento da encenação, trazendo elementos que se pautam por olhares de corpos não-normativos na releitura teatral.

Ciclo/Palestras: Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança
Duração de cada encontro: 1h30 - Intervalo com brunch, entre as ‘mesas’.
Tradução simultânea em Libras.
Gratuito. Classificação: 12 anos. Capacidade: 50 lugares.
Dia 4 de março - Sábado
14h – Cia. Estudo de Cena - Encenar a História: um exercício sobre o presente.
17h - Anita Leocádia Prestes - A Coluna Prestes: a história e suas falsificações.
Dia 5 de março - Domingo
14h - Mônica Santana - Arquivo e Repertório: processo de criação do texto Uma Leitura dos Búzios.
17h - Jones Manoel - Política em Armas: Coluna Prestes, violência e luta de classes na história brasileira.
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 - República. São Paulo/SP
Tel: (11) 3150-9453 | @BibliotecaMarioDeAndrade

Ccoletivodegalochas.com.br | @coletivodegalochas | [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp