CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/02/2023 às 17h28min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h06min

Senac é parceiro do Instituto Mano Down no projeto Talento Apoiado

Iniciativa possibilita cursos de capacitação para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Divulgação / Mano Down
No dia 17 de fevereiro, sexta-feira, das 9h às 11h, será realizado na sede do Instituto Mano Down (Rua Urucuia, 62 – Floresta) o lançamento do Projeto Talento Apoiado, que conta com a parceria do Senac e da PUC Minas. A iniciativa visa garantir a capacitação técnica de centenas de jovens e adultos com deficiência intelectual e seus familiares, atendidos pelo Instituto Mano Down. 
As capacitações fazem parte do programa social para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho INCLUO – Talento Apoiado e estímulo ao empreendedorismo para geração de renda HUB INCLUO – Empreendedorismo.  

A programação do evento contará com Café da Manhã Musicado, com a apresentação de Dudu do Cavaco e banda, além da presença de representantes do Senac, da PUC Minas e do Mano Down para o lançamento da parceria e da grade de cursos oferecidos nesta fase do projeto.  

Para Ana Roberta da Cruz, especialista de Relações Institucionais do Senac, levar qualificação profissional para pessoas com deficiência é levar autonomia, é prepará-las para o desafio do mercado de trabalho. “Quando se fala em inclusão, evoluímos bastante, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não basta qualificar e preparar as pessoas com deficiência, é preciso qualificar a sociedade e nesta incluímos as empresas para entenderem que com a inclusão de verdade, todos ganham e o mundo torna-se um lugar melhor para se viver”, esclarece. 

Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Mano Down, explica a importância da atuação conjunta das três entidades. “Com a parceria com instituições renomadas e qualificadas, como o Senac e a PUC Minas, vamos dar uma chance para que essas famílias tenham a oportunidade de gerar a sua própria renda e ter mais qualidade de vida.” O gestor enfatiza a relevância da iniciativa para a transformação da vida das pessoas atendidas com a perspectiva da autonomia. “Precisamos preparar as pessoas com deficiência para o mundo, mas também precisamos preparar o mundo – empresas, sociedade; para receber e conviver com a diversidade. Só assim conseguiremos trocar a exclusão por oportunidades para todos.” 

Lançamento do Projeto Talento Apoiado - Programação 
  • 9h - Chegada e credenciamento 
  • 9h15 às 09h45 - Café da manhã Musicado com Dudu do Cavaco e banda
  • 09h45 às 10h15 –Leonardo Gontijo - Diretor e fundador do Mano Down
  • 10h15 às 10h25 – Representante da PUC Minas
  • 10h25 às 10h35 - Representante Senac em Minas
  • 10h35 às 10h45 - Assinatura do termo de parceria e divulgação da grade de cursos
  • 10h45 às 11h - Encerramento
 
Programa Talento Apoiado  
O Programa Talento Apoiado tem como objetivo auxiliar, formar e desenvolver pessoas com deficiência, para sua inserção social por meio da inclusão no mercado de trabalho. Baseado na metodologia do Emprego Apoiado, o Programa seleciona pessoas com deficiência intelectual para vagas, de acordo com a demanda das empresas. 

Inicialmente serão oferecidos os cursos de Técnicas de Produção de Bolos e Bolos de Aniversário, Empreendedorismo Digital, Informática, Letramento, Fotografia, Corte e Costura, Atendimento ao Cliente e Mobilização para Autonomia. As atividades terão início no dia 28 de março. 

O público-alvo das primeiras turmas de capacitação são jovens e adultos com Síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais, com idade acima de 18 anos, que fazem parte do programa social do Instituto, além de famílias atendidas pelo Instituto Mano Down. Pessoas que tenham interesse em fazer parte do programa para inclusão no mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo poderão solicitar mais informações através do e-mail: [email protected]

A iniciativa do Instituto vem para quebrar um ciclo de invisibilidade social e exclusão. Segundo pesquisa sobre o perfil da pessoa com deficiência, realizada em 2020 pelo Mano Down e Instituto Vox Populi, em Belo Horizonte das mais de 26 mil pessoas com deficiência intelectual, menos de 100 conseguem gerar a própria renda. 

Instituto Mano Down 
O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com e sem deficiência intelectual. 

Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituto nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo - também conhecido como Dudu do Cavaco - que tem a Síndrome de Down. 

O projeto cresceu, ampliou as frentes de atuação e sua capacidade de atendimento. Hoje são mais de 750 famílias de pessoas com e sem deficiência intelectual atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp