CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/02/2023 às 10h25min - Atualizada em 22/02/2023 às 00h03min

Quatro tendências financeiras para 2023

Ariane Pelicioli, CEO da iUPay, startup de meios de pagamentos, investida da Wayra Brasil, aposta em crescimento vertiginoso de serviços digitais na próxima década

SALA DA NOTÍCIA Redação
PinePR (pinepr.com)
Legenda: Ariane Pelicioli, CEO da iUPay. Crédito da imagem: Divulgação / iUPay

Com o avanço das novas tecnologias, as interações digitais financeiras têm ganhado a preferência dos consumidores e facilitado o cotidiano das empresas.  O uso de smartphones no cotidiano das pessoas físicas e de dados pelas corporações estão transformando o mercado. Levantamento realizado pela RankMyApp em 2022 revela que o Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet.

Para Ariane Pelicioli, CEO e cofundadora da iUPay, startup de meios de pagamento que conta com investimentos da Wayra Brasil, ”o dinheiro físico não deve desaparecer, mas a popularidade de serviços de pagamentos digitais deve crescer vertiginosamente na próxima década, colocando o Brasil entre os países com tecnologia de ponta nesta área”. A seguir, confira quatro tendências, apontadas pela CEO, que deverão ser destaque no Brasil em 2023:

Open Finance 
Para Ariane Pelicioli, o Open Finance deve ser o ponto alto de 2023. Regulado pelo  Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ele é um sistema financeiro aberto mais amplo que o Open Banking, com maior volume de dados disponível. Informações bancárias, financeiras, empresariais e comerciais podem ser compartilhadas neste sistema que integra não apenas os bancos, mas   seguradoras, plataformas de investimentos, corretoras de valores e fundos de previdência em um mesmo ecossistema. 

“Embora complete dois anos em operação no Brasil em fevereiro e tenha adesão de 2 milhões de usuários e de mais de 90% das instituições financeiras, segundo o Banco Central, ainda são poucas as instituições que de fato oferecem serviços e produtos com base no Open Finance, o que deve mudar este ano. Por ser algo novo, o mercado agiu com cautela antes de iniciar a comercialização massiva. Em 2023, devemos observar uma expansão de ofertas a partir do sistema”, explica Ariane. 

Open Banking 
O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que integra os sistemas das instituições financeiras, permitindo o compartilhamento de dados e serviços de clientes. Para isso, parte do princípio do consentimento do usuário, ou seja, o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, deve autorizar essa transmissão. Na prática, deve ampliar e otimizar as opções de produtos e serviços financeiros, tornando-os mais personalizados e desburocratizando as contratações. "O Open Banking deve tornar o mercado mais competitivo com ofertas customizadas aos consumidores, por meio da tecnologia", acredita a CEO.

ITP 
Parte das fases de implementação do Open Banking, o ITP (Iniciador de Transação de Pagamento) veio para simplificar as movimentações financeiras e também é uma aposta para 2023. São empresas regulamentadas pelo Banco Central que no ambiente Open Banking ou Open Finance iniciam pagamentos ou transferências para usuários sem que precisem acessar diretamente o aplicativo da instituição financeira para iniciar todo esse processo, encurtando a jornada de pagamento com Pix, de 7 para 3 as etapas. 

Dados do Relatório Varejo 2022 da Adyen com tendências e insights para o setor comprovam a relevância de iniciativas como os ITPs: o levantamento aponta que 66% dos consumidores brasileiros dizem que os varejistas devem usar a tecnologia em suas lojas físicas para melhorar a experiência do comprador.  “Além de facilitar o pagamento dos clientes, os ITPs impulsionarão os negócios digitais, já que tornará a conversão em vendas mais rápida e com menor custo de investimentos para as empresas”, aposta Ariane.

PIX
Há quase três anos em operação, os pagamentos via PIX caíram no gosto dos brasileiros e segundo Ariane, devem continuar em alta em 2023. De acordo com a pesquisa Carat Insights – tendências dos meios de pagamento para 2023, realizada pela Fiserv, 86% dos entrevistados usam os pagamentos instantâneos em suas compras. “A gratuidade para pessoa física e a possibilidade de conseguir descontos, além de realizar o pagamento de forma rápida, explicam o sucesso dessa iniciativa. Em 2023, a popularidade deve aumentar ainda mais, reduzindo por exemplo o uso de cartões na função débito ou mesmo do dinheiro em espécie”, finaliza a CEO da iUPay.


Sobre a iUPay:
A iUPay é uma fintech B2B2C que busca revolucionar a experiência de pagamentos para clientes de bancos digitais, fintechs, ERP's, entre outros. A startup desenvolveu o Boletix, Hub de Cobranças Bancárias que captura, agrega, organiza e oferece pagamentos para cobranças bancárias, boletos e convênios, capturando e concentrando todas as cobranças mensais dentro da plataforma de seus clientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp