22/02/2023 às 09h33min - Atualizada em 22/02/2023 às 09h27min

Conheça o teste gratuito de alergia disponibilizado para moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Confira aqui, mais informações sobre o teste gratuito de alergia oferecido pelo projeto Brasil Sem Alergia para moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Foto: Divulgação
 

Você possui sintomas frequentes como nariz escorrendo, ou entupido, olhos vermelhos ou coçando, hematomas, coceira ou vermelhidão na pele? Então, possivelmente você possui alergia. Mas a questão é: a que?

 

Muitas pessoas sofrem de alergias, e você pode ser uma delas. E saiba que reações alérgicas persistentes podem causar não apenas desconforto diário, mas também podem ser fatais.

 

Essas alergias são condições causadas pela hipersensibilidade do sistema imunológico a substâncias que são consideradas inofensivas. 

 

A reação exagerada a substâncias como alimentos, poeira, pólen, medicamentos ou produtos químicos, faz com que a imunidade de uma pessoa desencadeie as reações alérgicas.

 

Esta condição é muito comum, no entanto, muitas pessoas não sabem ao certo a que substâncias são alérgicas. 

 

Por esta razão, o projeto com fins de inclusão social, Brasil Sem Alergia, oferece o teste gratuito de alergia, para agregar classes sociais que não possuem condições financeiras de tratar sua condição clínica de alergia em hospitais e clínicas, com procedimentos específicos.

 

E então, quer conhecer um pouco mais sobre os testes de alergia gratuitos do Brasil Sem Alergia? 

Para que serve o teste de alergia?

 

Um teste gratuito de alergia, é um exame para detectar certas substâncias ou ingredientes que podem desencadear alergias no corpo. 

 

Este procedimento pode ser feito através de exames de sangue, testes cutâneos ou dietas de eliminação. 

Este teste também pode ser realizado para ajudar a diagnosticar doenças, como asma e dermatite de contato, por exemplo.

 

Em algumas pessoas, a reação alérgica que aparece não é perigosa e pode desaparecer por conta própria. Mas não raramente, as alergias também podem desencadear condições muito perigosas, como inchaço nas vias aéreas, que podem levar à morte devido à falta de oxigênio.

 

Portanto, é muito importante realizar o teste gratuito de alergia, para diagnosticar a substância desencadeadora de alergia que, no jargão médico, é referida como alérgeno.

 

Existem três tipos de alérgenos que podem causar reações alérgicas. Aqui está a explicação de cada um:

 
  • Alérgenos inalados

 

Este alérgeno causará uma reação quando houver contato com o trato respiratório. O pólen e a poeira são os tipos mais comuns de alérgeno transportado pelo ar.

 

Os sintomas causados por esses alérgenos podem ser coriza, espirros, vias aéreas bloqueadas e olhos lacrimejantes, e/ou com coceira.

  • Alérgenos ingeridos (alimentos)

 

Esse tipo de alérgeno é encontrado em vários tipos de alimentos. Por exemplo, nozes, frutos do mar, amendoim, leite, ovo etc. 

 

Os sintomas incluem dor ou cólicas abdominais, coceira na garganta, gosto metálico na boca, formigamento ou coceira na boca, dificuldade para engolir, inchaço na língua, náuseas e vômitos.

  • Alérgenos de contato

 

Este alérgeno provoca uma reação se atingir a pele. Alérgenos de contato podem desencadear sintomas na forma de erupções cutâneas e coceira na pele.

 

Poder desencadeado por produtos químicos, produtos higiênicos, cosméticos, fralda, etc. 

 

Por que um teste de alergia é necessário?

 

Informações obtidas a partir de resultados de testes de alergia podem ajudar os médicos a determinar as etapas do tratamento. Por exemplo, evitar alérgenos, administrar medicamentos ou realizar a imunoterapia.

 

Os testes de alergia são geralmente realizados para diagnosticar as seguintes condições médicas relacionadas à alergia:

 
  • Rinite alérgica;
  • Asma;
  • Alergias alimentares;
  • Dermatite, urticária eczema;
  • Sinusite;
  • Bronquite, etc.
 

Fazer o teste de alergia em Duque de Caxias pode ajudá-lo a descobrir o que desencadeou e ajudar seu médico a escolher a medicação e o tratamento mais adequado para você.

 

Há muitas razões pelas quais a identificação de alérgenos é importante para estabelecer um diagnóstico apropriado, incluindo: 

 
  • Para que os alérgenos que desencadeiam reações possam ser evitados;
  • Se as alergias são causadas por mudanças sazonais, as medidas preventivas podem ser realizadas em tempo hábil;
  • Determinar se uma pessoa precisa de imunoterapia ou não;
  • Escolher o tratamento certo;
 

Quando uma pessoa apresenta sintomas consistentes com uma ou mais dessas condições, é necessário descobrir se ela já foi exposta a uma substância que causa alergias.

 

Então, o teste gratuito de alergia é usado para determinar se os sintomas indicados por uma pessoa, são causados por anticorpos que reagem a um tipo de alérgeno. 

 

Isso é importante saber porque muitos sintomas também podem ser causados por outros fatores, como infecções virais, por exemplo.

 

Como é realizado o procedimento de teste gratuito de alergia para moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense?

 

O teste de alergia gratuito pode ser feito das seguintes maneiras:

 

1. Teste de Puntura (Prick Test)

 

Nesse procedimento: 

 
  • O médico usa álcool para limpar a parte da pele que será o local do teste, geralmente no antebraço interno;
  • O médico então coloca uma marca na pele com um marcador ou caneta.
  • A solução alergênica será gotejada, em cada marca que foi feita. Cada sinal será pingado com um tipo diferente de alérgeno.
  • Depois disso, uma pequena agulha será perfurada na pele que foi pingada com alérgenos, mas não ao ponto de sangrar. Este passo é feito para que o alérgeno entre na pele.
  • O médico então observa a reação da pele do paciente por alguns momentos, cerca de 15 a 20 minutos.
 

2. Teste intradérmico

 

Se os resultados do teste cutâneo por picada não forem claros, o médico realizará um teste cutâneo intradérmico. 

 

Em um teste intradérmico, o médico injetará uma pequena quantidade de extrato de alérgeno na pele.

 

Este procedimento também é recomendado para verificar a presença ou ausência de alergias a veneno de insetos ou antibióticos de penicilina.

3. Teste de contato (patch)

 

Os testes de contato geralmente são realizados para detectar alérgenos que causam irritação da pele (dermatites de contato). 

 

Exemplos desses alérgenos incluem materiais de látex, pomadas, cosméticos, bijuterias, produtos higiênicos, etc.

No teste de contato, o médico irá anexar adesivos com 20-30 alérgenos nas costas do paciente. Após dois dias, o médico removerá o adesivo e verificará a presença ou ausência de uma reação alérgica ao adesivo colado, como bolhas, vermelhidão ou inchaço.

4. Exame de sangue

 

Um teste de alergia através de um exame de sangue é realizado tomando uma amostra do sangue do paciente. 

 

Esta amostra de sangue é usada para detectar a presença ou ausência de anticorpos da imunoglobulina IgE em resposta a uma reação alérgica.

Quais são os riscos de um teste de alergia?

 

Os riscos de um teste de alergia incluem coceira na pele, vermelhidão e inchaço. Essas reclamações geralmente melhoram dentro de algumas horas.

 

Portanto, um teste de alergia deve ser realizado em uma unidade de saúde com pessoal médico experiente. Com isso, o tratamento imediato pode ser realizado em caso de reação alérgica grave.

Projeto Brasil Sem Alergia: Um alívio para a população que sofre com os sintomas das alergias

 

As alergias, sem sombra de dúvidas, interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas que as possuem. Como interferir na qualidade do sono, por exemplo. Algo que é extremamente importante.

 

Mas para o alívio dos moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, há o teste de alergia gratuito oferecido pelo projeto Brasil Sem Alergia.

 

E ele começou justamente em Duque de Caxias, quando os médicos Marcello Bossois e sua esposa Patrícia Schlinkert, foram convidados para dar um apoio temporário aos moradores da região.

 

Mas a necessidade de atendimento era tão grande que, então, o projeto foi criado, para ajudar as pessoas que sofriam com os sintomas, mas que não possuíam condições para pagar o diagnóstico e tratamentos das alergias.

 

Hoje, as ações beneficentes do Brasil Sem Alergia que contribuem para o atendimento de pacientes de baixa renda com vacinas e testes de alergia a preços populares, já se espalharam para outras cidades do Rio de Janeiro e também no sul, em Curitiba. 

 

E tudo isso sem a ajuda financeira do governo, apenas em parceria com a ABBAA (Associação Beneficente de Apoio ao Alérgico) e a Cruz Vermelha.

 

Você gostaria de fazer o teste gratuito de alergia para prevenir e tratar suas reações alergias? 

 

Então, acesse o site Brasil Sem Alergia e agende uma consulta por telefone ou Whatsapp que podem ser encontrados por lá.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp