22/02/2023 às 16h35min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h03min

O seguro de imóveis é importante para enfrentar um desastre natural e recomeçar

SALA DA NOTÍCIA Sarah Ramires Cortez - SK Comunica
Vento, Água, Fogo, Terra, Neve - Elementos da natureza que fazem parte da vida no nosso planeta!
Convivemos com eles, e na maioria do tempo “pacificamente”. Mas, claro, há exceções, onde as catástrofes naturais aparecem, em diversos lugares do planeta e ameaçam a segurança dos seres vivos.
Os Estados Unidos constantemente sofrem com enchentes, incêndios florestais, tempestades de neve, tornados, furacões, terremotos, entre outras manifestações de força da natureza.
As perdas totais nos Estados Unidos, decorrentes de catástrofes naturais, incluindo aquelas não cobertas por seguro, foram de US$ 270 bilhões em 2022. A questão é como é possível se proteger, ou melhor, proteger o patrimônio conquistado, de perdas ou prejuízos causados por eles.
Donos de propriedades sejam de moradia, de férias ou de investimento não entendem claramente o que a apólice do seguro diz a respeito dos danos causados por um desastre natural.
Primeiramente há de se entender que existem apólices de seguros com diversos formatos e opções e cada uma apresenta exceções e limites de cobertura. Para quem mora em lugares de alto risco, pode ser que a apólice de seguro residencial básica não cubra o seu sinistro, e ainda existe o fato de que morar nessas áreas pode deixar o seu seguro mais caro.
Por exemplo, na Flórida, onde é comum furacões, a apólice deve cobrir danos causados pelo vento, porém as inundações causadas pelo mesmo geralmente são cobertas por uma apólice separada.
Reiner Pessoa, profissional de seguros, da Univista Insurance com mais de 10 anos de experiência no mercado, explica que na Flórida, por exemplo, existe um problema bem peculiar chamado sinkroles, que são buracos que surgem no solo do centro e norte do estado, e podem “engolir” uma casa. E para isso é preciso um seguro especial. Porém, uma vez que isso acontece numa propriedade, mesmo segurada, não se consegue mais fazer o mesmo seguro novamente, quer dizer que esta propriedade nunca mais será coberta para este tipo de problema. Na questão de enchente, o seguro cobre no máximo 250 mil dólares dos danos causados à propriedade e máximo de 100 mil dólares cobertos no que se refere aos pertences. Este seguro é mais barato em áreas que não são propensas a este problema. Este tipo de seguro é uma exigência do governo e bancos, em propriedades financiadas. O seguro contra furacão também tem suas peculiaridades, pois quando se trata de um condomínio muitas das vezes a cobertura é parcial, pois cobre apenas o dano da estrutura interna, ou seja, cobre a “casca”, o que está dentro não. Exemplo: se quebrar a janela e entrar água e vazar para o apartamento de baixo, o proprietário vai ser responsável pelos seus próprios danos e pelo do vizinho. Por isso o seguro exige muito cuidado na hora de fazer e o corretor tem que deixar claro que tipo de proteção o cliente está comprando.
Muitos dos novos condomínios na Flórida, de frente para o mar, já estão sendo entregues com tecnologia anti-furacão. Um dos mais famosos é o Porsche Design Tower, que apesar de não ser construído para este propósito, foi erguido com sólidas estruturas de concreto e janelas anti-impacto e acabou se tornando um dos mais seguros abrigos anti-furacão não só para humanos, mas também para os carros dos proprietários, que são estacionados dentro do apartamento ficando protegidos contra inundações e ventos fortes.
Para quem já tem um seguro, a dica é revisar bem a apólice de seguro para ter certeza se está adequadamente coberta. E para quem está pensando em adquirir um, toda informação é necessária, desde a idoneidade da seguradora até o ressarcimento coberto pela apólice.

*Reiner Pessoa - Univista Insurance North
Whatsapp (305) 450-3111
Acompanhe a rede social: https://instagram.com/univistainsurancenorth?igshid=OGQ2MjdiOTE=
Email: [email protected]
*Reiner Pessoa possui 10 anos de experiência no mercado de seguros nos Estados Unidos, onde já reside há mais de 38 anos, já morou em cinco Estados diferentes, mas na maioria do tempo na Flórida. Atualmente possui uma agência licenciada para todos os tipos de seguros no Estado da Flórida e Seguro Saúde nos Estados do Texas, Carolina do Norte, Geórgia e Arizona. Trabalha também como voluntário para traduções em entrevistas de imigração e é Notário (responsável pela elaboração de documentos públicos; tabelião) usa de sua licença para fazer casamentos voluntariamente.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp