CIDADE NO AR Publicidade 728x90
24/02/2023 às 12h15min - Atualizada em 26/02/2023 às 00h03min

Diarreia em suínos: problema sanitário prejudica o bem-estar animal e impacta o bolso do criador

Dentre as principais enfermidades que causam impactos no setor, se destacam a disenteria suína, a salmonelose, a colibacilose, a colite espiroquetal e a meningite

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
As doenças entéricas têm sido identificadas com alta frequência na suinocultura, representando um importante fator de desequilíbrio nos indicadores de produtividade da atividade no Brasil. Dentre as principais enfermidades que causam impactos no setor, se destacam a disenteria suína, a salmonelose, a colibacilose, a colite espiroquetal e a meningite. A maioria tem tratamento eficaz. No entanto, caso não sejam rapidamente identificadas, elas podem causar epidemias e a morte dos animais.
O Médico Veterinário Fernando Santos – Gerente Nacional de vendas da Syntec alerta sobre os problemas que surtos de doenças entéricas podem trazer aos produtores. "Quando há um surto nas granjas, o Brasil se torna alvo de investigação e suspensão da exportação de carne suína. Isso causa um grande prejuízo aos produtores que deixam de ganhar com as vendas e ainda precisam desembolsar altas quantias para o tratamento dos animais."
De acordo com o veterinário, a salmonelose está entre as grandes vilãs da produção de suínos nos últimos tempos. Esse problema pode apresentar variadas manifestações, desde brandas e sem sinais clínicos, chegando à enterite aguda ou crônica que, em casos mais graves, pode levar a quadros de septicemia.
Outro problema muito comum e que causa sérios prejuízos às granjas é a ocorrência de doenças causadas pela bactéria Escherichia Coli, sendo que a mais comum, e grave, é a colibacilose. "Essa enfermidade atinge, principalmente, suínos jovens. Sua transmissão acontece pela ingestão de bactérias de origem materna e ambiental. Os principais sintomas são diarreia aquosa e amarelada. É preciso muita atenção, pois o curso da doença é rápido, o que causa desidratação e morte em curto espaço de tempo", explica o especialista.
Apesar de graves, as doenças entéricas em suínos têm tratamento. A Syntec do Brasil desenvolveu e disponibiliza, em seu amplo portfólio, Flobiotic ® antibiótico a base de Enrofloxacina 10% e o Sulfatrox®, com Sulfadiazina e Trimetoprima, neste contamos com dois ativos que exercem ação sinérgica responsável por um efeito bacteriano forte e potente, diminuindo a possibilidade de resistência ao medicamento.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp