CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/02/2023 às 17h42min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h01min

Accor dobra volume de negócios em 2022 e inicia sua nova organização global

Em 2022, o Grupo registrou uma receita de 4,22 bilhões de euros, alta de 80% em relação a 2021

SALA DA NOTÍCIA Joyce Oliveira
O turismo recuperou-se substancialmente em 2022 e o desempenho da Accor refletiu esse movimento. Em 2022, o Grupo registrou uma receita de 4,22 bilhões de euros, alta de 80% em relação a 2021. Já a Accor América do Sul encerrou as atividades com um volume de negócios de 911 milhões de euros, basicamente o dobro do volume no mesmo período em 2021. O RevPar na região sul-americana também apresentou um crescimento de 26% versus 2019, e graças à recuperação da diária média, a região foi a única do Grupo a praticamente atingir o nível de ocupação de 2019. Inclusive, no quarto trimestre de 2022, o RevPar superou em 42% o mesmo período de 2019.
 

“Ficamos extremamente felizes com o excelente resultado obtido pelas nossas equipes, que trabalharam intensamente para garantir a melhor experiência aos nossos clientes e excelente retorno aos investidores”, comemora Thomas Dubaere, CEO Accor Américas - Premium, Midscale & Economy Brands.
 

No mundo o Grupo Accor inaugurou 299 hotéis em 2022, que correspondem a 43.000 quartos, representando um crescimento orgânico líquido da rede de 3,2% – no total, o ano foi encerrado com um portfólio de 802.269 quartos (5.445 hotéis) e um pipeline de 216.000 quartos (1.247 hotéis). 
 

Na América do Sul, a rede abriu 22 hotéis em 2022, incluindo os primeiros da marca JO&JOE da região (nos destinos Rio de Janeiro e Medellín - Colômbia), By Mercure e ibis em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; Novotel Arica, ibis Styles Antofagasta e Novotel Puerto Mont, todos no Chile; SLS Puerto Madero, na Argentina, além da chegada da marca Pullman no Peru com dois hotéis:  Pullman Lima San Isidro e Pulman Lima Miraflores. Também foram assinados 16 novos contratos no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, entre eles o primeiro da marca midscale Tribe, em Belo Horizonte.
 
Thomas Dubaere, CEO Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy Brands

 O setor de viagens, como um todo, experimentou em 2022 a volta do fluxo de turismo e dos grandes eventos – inclusive lançamos o ALL Meeting Planner, um programa de fidelização dedicado aos gestores e organizadores de eventos.  A retomada do turismo também fez um mix nos perfis de viagem, com o chamado “bleisure”, união de compromissos de negócios e lazer, além do fenômeno “anywhere office”, que potencializa a tendência. Inclusive, a nossa marca de coworking WOJO (www.wojo.com.br),  que tem espaços em mais de 150 hotéis na região, agora é distribuída na plataforma OOND, startup que oferece soluções para o modelo de trabalho híbrido.
 

Observamos o mesmo movimento entre os consumidores finais: aproximadamente 50% dos clientes que ficam nos nossos hotéis são associados ALL - Accor Live Limitless, programa de fidelidade lifestyle. Notamos um aumento do engajamento no programa através dos nossos parceiros, com quase 4 vezes mais pontos transferidos para o ALL em 2022 versus nosso histórico antes da pandemia, além do gasto médio do cliente ter aumentado em 13%, e nossa base de ativos também foi ampliada em 20% no último semestre. 
 

O nosso setor é um dos que mais emprega na economia e, neste sentido a Accor espera contratar mais de 9,5 mil colaboradores em 2023. As vagas serão publicadas no site careers accor ao longo do ano e talentos do mercado também podem seguir nossas publicações detalhadas com notícias direcionadas às profissões nos hotéis, sobre a experiência de trabalhar na Accor, diversidade, inclusão e muito mais no perfil talentos accor do Instagram.
 

Nova Divisão: Premium, Midscale e Economy Americas
 

Sob a liderança de Sébastien Bazin, Chairman e CEO do grupo, e Jean-Jacques Morin, Deputy CEO, desde 1º de janeiro de 2023 as operações da Accor contam agora com duas divisões dedicadas: “Premium, Midscale & Economy”, da qual Thomas Dubaere é CEO para Américas, tendo São Paulo como Sede da região; e “Luxury & Lifestyle”, ambas apoiadas por um Conselho de Administração e uma Plataforma Global Compartilhada – que fornece expertise e serviços a ambas as divisões, incluindo as áreas de Digital, Tecnologia e Compras.
 

A nova estrutura permitirá ao grupo acelerar o crescimento e abordar melhor a evolução do mercado, prestar os mais altos níveis de serviço possíveis a todos os stakeholders, facilitar o atendimento preciso e eficaz das necessidades e expectativas dos hóspedes, além de proporcionar clareza e performance aos parceiros. A nova divisão Premium, Midscale & Economy Americas reúne 448 hotéis em operação, 68 no pipeline e 11 marcas no seu portfólio: ibis budget, ibis styles, ibis, Adagio, Mercure, Novotel, Grand Mercure, Handwritten Collection, Movenpick, Swissotel e Pullman.
 

Novidades e Estratégia para 2023
 

Franquias e conversões estão no foco central de expansão da rede. Hoje, 44% dos hotéis da divisão PME Américas são franqueados, e 80% das unidades do pipeline seguem esse modelo. A mais recente marca do portfólio global que vem para apoiar essa estratégia é a Handwritten Collection, que tem como foco os proprietários de hotéis independentes, uma vez que oferece um nível de investimento flexível e econômico, além do auxílio da poderosa plataforma de vendas, distribuição e fidelidade da Accor para aumento de suas receitas e otimização de custos, com um produto adaptado à sua própria personalidade. Handrwitten já tem 13 propriedades confirmadas em destinos da Europa, Ásia e Oceania e a expectativa é atingir mais de 250 hotéis até 2030.
 
Coletiva de imprensa da Accor foi realizada no Pullman São Paulo Ibirapuera, no Brasil, com transmissão ao vivo para outros países da América Latina

 
Outro destaque para este ano é o segmento de Resorts, que já conta com uma plataforma dedicada (resorts accor) com ofertas em mais de 60 países por meio de 25 marcas e +450 resorts, que superam 90 mil quartos, desde all-inclusive de luxo a unidades com conceitos próprios como Novotel. 
 

Seguindo as tendências de consumo, outra novidade para este ano é o Accor One Living, plataforma pioneira no setor dedicada à integração de soluções inovadoras de hospitalidade em empreendimentos de uso misto. Ela vem para apoiar o desenvolvimento e a operação de branded residences – ancoradas por hotéis e resorts gerenciados e franqueados da Accor – e outros produtos exclusivos que agregam valor a esses projetos como espaços de coworking, hotéis de estadia prolongada, clubes privados, entre outros. 
 

“Agora com nosso novo perímetro de atuação, que abrange América Latina, América do Norte e Caribe para as marcas Premium, Midscale & Economy, nossa ambição para 2023 é superar os grandes resultados de 2022, contando com as novas oportunidades de negócios, em especial onde já temos um network significativo como México, Chile, Colombia, Peru, Argentina e Brasil, onde contamos com a liderança absoluta de mercado”, finaliza Thomas.

Sobre a Accor 
Accor é um Grupo líder global em hospitalidade, composto por mais de 5.300 propriedades e mais de 10.000 bares e restaurantes em 110 países. O grupo tem um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados e totalmente integrados da indústria, abrangendo mais de 40 marcas de hotéis de luxo, premium, midscale e econômico, conceitos de estilo de vida exclusivos; locais de entretenimento e vida noturna; restaurantes e bares; residências privadas de marca; propriedades de acomodação compartilhada; serviços de concierge; espaços de co-working e muito mais. A Accor possui uma incomparável posição na categoria de lifestyle - uma das categorias de crescimento mais rápido na indústria - liderada pela Ennismore, uma empresa de hospitalidade criativa com um portfólio global de marcas empreendedoras e fundadas com propósito em seu coração. A Accor também possui um portfólio extenso de marcas distintas e aproximadamente 230.000 colaboradores em todo o mundo. Associados se beneficiam do abrangente programa de fidelidade - ALL - Accor Live Limitless - que oferece acesso a uma ampla variedade de recompensas, serviços e experiências. Por meio de seus compromissos globais de sustentabilidade (como alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050, eliminação global de plásticos descartáveis ​​na experiência do hóspede de seus hotéis etc.) e das iniciativas Planeta 21 – Acting Here, Accor Solidarity, RiiSE e ALL Heartist Fund, o grupo está focado em impulsionar ações positivas por meio da ética nos negócios, turismo responsável, sustentabilidade ambiental, engajamento comunitário, diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França e listada publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris Stock Exchange (código ISIN: FR0000120404) e no Mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, visite o site group accor ou siga a Accor no Twitter, Facebook, LinkedIn, InstagramTikTok
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp