27/02/2023 às 15h58min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h02min

Para promover a moda sustentável, FIT 0/16 recebe o apoio da ABVTEX

Associação lidera o Programa ABVTEX e o movimento ModaComVerso, que visa educar o consumidor para conhecer o processo da produção de roupas e exija das marcas transparência e origem responsável dos produtos

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
FIT 0/16 - edição 2022

Reunindo as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais que comercializam vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar, a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) é apoiadora institucional da 56º FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê.

O evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte, também absorverá os pilares da ABVTEX. “Nosso propósito é promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente. Promovemos o diálogo em prol dos interesses do setor”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da associação.

“Ficamos extremamente felizes com essa parceria para o nosso evento. Temos certeza de que o apoio da ABVTEX será um incentivo para a participação do público, mostrando ainda como as boas práticas de gestão são importantes para o setor”, ressalta Jonathan Tadayuki, Gerente de Projeto da Koelnmesse Brasil.

As grandes redes de varejo representadas pela ABVTEX assumiram desde 2010, com o Programa ABVTEX, o compromisso de monitorar e desenvolver a cadeia produtiva para que utilizem as melhores práticas no combate à mão de obra estrangeira irregular, infantil ou análoga à de escravos. “A iniciativa é considerada o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda na América Latina em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno. Em janeiro de 2023, o Programa registrou quase 434 mil trabalhadores registrados entre as 3,9 mil empresas fornecedoras aprovadas, localizadas em 660 municípios, em 18 estados brasileiros. Estes profissionais são impactados positivamente com o cumprimento da legislação trabalhista, com a garantia dos seus direitos e das condições de saúde e segurança no trabalho”, complementou Lima.

Papel social

Lançado em setembro de 2021 o ModaComVerso é um movimento liderado pela ABVTEX, cuja atuação é de educar o consumidor para que tenha conhecimento de como são produzidas as roupas e possa exigir das marcas transparência e origem responsável dos produtos. Ele reúne 17 grandes varejistas de moda, 18 organizações da sociedade civil referências no tema (como Repórter Brasil, Instituto Ethos, Fashion Revolution, entre outros) e os 3,9 mil fornecedores do Programa ABVTEX numa causa comum: o combate ao trabalho escravo, infantil e de estrangeiro irregular, além da informalidade na moda.

“O ModaComVerso é voltado à comunicação e engajamento do consumidor. Buscamos apoiar o consumidor nas suas escolhas, valorizando a moda transparente e com a consciência de comprar de marcas que monitoram sua cadeia. O engajamento do consumidor é de extrema importância para a transformação da moda e o desenvolvimento da cadeia de valor”, conclui Lima.

O credenciamento para visitantes lojistas do setor infantil é gratuito e deve ser feito previamente no seguinte endereço: 

https://www.euvou.net.br/FIT016EPUERIEXPO2023/home 

Parceiros da FIT 0/16: ONG Florescer, Floradas, ONG Cerzindo, Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI), Bazaar Kids, Blog Pop Pop, Nancy Fukuda, Diomedea, ABRARASTRO/AGRO 360º, Data System. 

Parceiros da Pueri Expo: ONG Florescer, Floradas, ONG Cerzindo, Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI), Bazaar Kids, Blog Pop Pop, Nancy Fukuda, Diomedea, ABRARASTRO/AGRO 360º, Data System, Talu Concept, Compare Baby, EP Grupo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp