28/02/2023 às 15h20min - Atualizada em 01/03/2023 às 00h01min

Guarulhos recebe 167 ônibus novos em 2023

São 69 veículos da empresa Vila Galvão, 48 da Viação Urbana Guarulhos e 50 da Viação Campo dos Ouros

SALA DA NOTÍCIA Wedja Sabrina
Divulgação/Guarupass
A Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), anuncia a entrega de 167 novos ônibus para integrar as linhas de transporte público da cidade. A ação faz parte da campanha de renovação da frota do município.  

A empresa Vila Galvão colocará em circulação 69 novos ônibus, a Viação Urbana Guarulhos 48 e a Viação Campo dos Ouros 50. Os veículos zero quilômetro atenderão as áreas 1, 2 e 3 da cidade.

“A melhoria da frota faz parte de um plano de renovação. Os coletivos apresentam design de pintura atual e moderno, nas cores azul, verde e amarelo, respectivamente. Pintura que foi reconhecida como a melhor do país, no 49º Concurso Nacional de Pintura de Frota, promovido pela OTM Editora”, destaca Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass. 

Desde 2018 a frota do município de Guarulhos vem sendo renovada pelas Concessionárias. A cidade já recebeu 208 novos ônibus, sendo 50 deles com ar-condicionado. “Essa renovação é muito importante. Representa o compromisso das Concessionárias, da Guarupass e do prefeito em entregar mais conforto a todos que utilizam o transporte público da cidade”, enfatiza Pacheco.

Os ônibus começarão a circular gradualmente. A previsão é que os primeiros modelos iniciem as operações a partir de fevereiro. 

A linhas dos novos ônibus: 
421 - Inocoop / Centro (Via Cecap)
441 - Jardim Santa Paula / Jardim Santa Clara (Via Praça 8)
456 - Cidade Soberana / Centro (Via Av. Tiradentes)
490 EX - Jardim Santa Paula / Terminal São João 
498 - Terminal São João / Terminal Cecap

Sobre os ônibus
Serão 69 novos ônibus da empresa Vila Galvão. Do total, 60 tem 12,7 metros, com capacidade para 41 passageiros, possuem chassis do modelo OF 1721, da Mercedes-Benz, com carroceria Apache Vip versão V, da empresa Caio. Os outros nove veículos comportam 38 passageiros sentados, possuem chassis da Mercedes-Benz 1519, e tem carroceria da empresa Marcopolo Torino.

A empresa Viação Urbana Guarulhos terá 40 veículos novos com 12,7 metros, também do modelo Mercedes-Benz, com chassis OF 1721 com capacidade para 41 passageiros sentados e oito modelos de 11,3 metros, com carroceria Marcopolo Torino – MB 1519 Euro V, com capacidade para 34 lugares. 

A Viação Campo dos Ouros terá 50 veículos novos da empresa Caio, com chassis 1721, da Mercedes-Benz.
Todos os veículos zero quilômetro chegam com design moderno, projetados para garantir mais conforto para os passageiro.

Toda a frota é equipada com entrada USB para carregamento de celulares e elêtronicos. Além disso, para maior segurança, os ônibus possuem Top Brake, item que eleva a eficácia dos freios, garantindo uma potência adicional de frenagem de 30% nas operações. O sistema também contribui para economizar combustível e aumentar a velocidade média quando necessário, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.

Sobre a Guarupass
A Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 28 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no País.

Responsável pela administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as

Concessionárias do município. Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos.

A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados, atendendo mais de 1.600 pessoas por dia.  Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, Campanha do Agasalho, do Casamento Comunitário, Natal Solidário, entre outros. Com nove empresas associadas, conta com quase sete mil colaboradores.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp