02/03/2023 às 18h03min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h02min

Pequenas e Médias Empresas estão mais preocupadas com sua reputação de crédito no mercado, revela Serasa Experian

Estudo inédito revela crescimento de 16 pontos percentuais nas consultas e acompanhamento do perfil de crédito da própria empresa; pontuação do Score PJ é capaz de otimizar aquisição de recursos financeiros e contribuir para o crescimento do negócio

SALA DA NOTÍCIA Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Um novo levantamento da Serasa Experian revelou o aumento da conscientização dos donos de empresas sobre a importância de consultar o Score de crédito PJ do próprio negócio. Na comparação com a onda anterior, realizada em março de 2022, o percentual de empresários que realizam essa ação expandiu de 19% para 35% em menos de um ano, um crescimento de 16 pontos percentuais.

De acordo com o vice-presidente da área voltada para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, é fundamental que os empreendedores entendam a relevância de olhar para o perfil de crédito de suas empresas. “Manter a saúde financeira dos negócios é tão importante quanto manter as contas pessoais em ordem, pois da mesma maneira que os credores consultam o score do CPF antes de concederem crédito para a pessoa física, eles também consultam o score do CNPJ quando concedem crédito ou vendem a prazo para empresas. Por meio do Score PJ, os credores entendem quem é um cliente confiável que oferece menor risco de inadimplência e podem ofertar mais crédito, com melhores condições de contratação, ou seja, taxas de juros mais baixas, carência para iniciar o pagamento, prazos mais longos, dentre outros benefícios”.

“Com o aumento registrado pelo levantamento é possível perceber que os empresários estão mais preocupados em manter um CNPJ saudável e, sendo assim, uma pontuação positiva no Score. Esse movimento já foi adotado pelos consumidores em relação ao cenário de seus CPFs”, explica Cleber Genero. Segundo o estudo, a adesão das pessoas que monitoram a própria pontuação no Score PF alcança 53%, e 8 em cada 10 consumidores já possuem a percepção de que o Score é uma ferramenta capaz de ajudar na aquisição de crédito junto ao mercado.  

“Os empreendedores continuarão utilizando o Score PJ cada vez mais e seguindo os passos de adesão dos consumidores à solução destinada às pessoas físicas. Pois, uma empresa bem-sucedida cultiva um bom Score e colhe constantemente os benefícios dessa reputação diante ao mercado. Monitorar os próprios dados e demonstrar que o seu negócio está com a pontuação em dia pode otimizar o relacionamento com outros players e até mesmo atrair investidores”, finaliza o vice-presidente da área na Serasa Experian.

Quatro dicas para impulsionar o Score da sua empresa

1 – Negocie e pague suas dívidas e as dívidas da sua empresa: muitos credores e fornecedores têm optado pela estratégia de renegociação de dívidas. Essa é uma ferramenta muito eficaz que deve ser utilizada sempre que possível, principalmente em cenários de instabilidade econômica. Manter uma boa relação com seus parceiros é essencial para evitar a negativação, dessa forma, procurar estabelecer um diálogo transparente e seguro sobre as condições e possibilidades de pagamento é sempre o melhor caminho.

2 – Pagamento automático das contas da sua empresa: as negativações e atrasos para o pagamento de dívidas impactam negativamente a pontuação do Score PJ. Por isso, utilizar a ferramenta de débito automático pode auxiliar a evitar esse tipo de problema muito comum que é o esquecimento de quitação dos débitos. Manter as contas da sua empresa em dia e respeitar os prazos de vencimento é uma das maneiras mais assertivas para cultivar a pontuação de crédito positiva.

3 – Atualize os dados da sua empresa na Serasa Experian: não esqueça de sempre atualizar os dados cadastrais de seu negócio no banco de informações da companhia e no Cadastro Positivo.

4 – Separe contas pessoais das contas da sua empresa: para garantir a saúde dos negócios é fundamental que o controle financeiro pessoal esteja totalmente separado do empresarial, pois mantê-los juntos pode trazer diversos riscos à gestão econômica da empresa como, por exemplo, o gasto de dinheiro indevido, problemas fiscais e de planejamento financeiro. Uma boa dica é a criação e gestão de contas bancárias separadas, uma para pessoa física e outra jurídica.

Para cada desafio há uma solução da Serasa Experian 

A Serasa Experian oferece soluções para apoiar do início ao fim a jornada do empreendedorismo. Para a área comercial, a empresa disponibiliza ferramentas gratuitas que ajudam na gestão do negócio como o Aprenda e o Bora Empreender no Youtube, criado em parceria com o Sebrae, além do blog oficial com dicas (incluir link do blog). Os conteúdos auxiliam os pequenos e médios empresários a entenderem como utilizar as melhores estratégias de marketing e escolher canais para chegar aos potenciais clientes. Outras soluções para ter a saúde do negócio em dia são o Monitoramento de CNPJ, CPF e de clientes, Serasa Recomenda, Serasa Score, Certificado Digital e muito mais! Acesse agora mesmo clicando aqui!

Metodologia

Foram entrevistadas, em setembro de 2022, 575 empresas de todos os portes que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como em outros birôs de crédito.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp