02/03/2023 às 17h10min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h03min

Energia solar fotovoltaica ajuda os produtores rurais a reduzir custos

Atualmente, 30% das instalações realizadas pela Getpower Solar são para as produções agrícolas

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

O segmento de agronegócio brasileiro está cada vez mais valorizado e com uma demanda que não para de crescer. Com isso, os agricultores passaram a buscar alternativas que os ajudassem a reduzir os custos, porém sem interferir na sua produção. E foi a partir disso que a energia solar fotovoltaica se tornou uma das grandes aliadas da agropecuária do Brasil.

Em um levantamento feito no ano passado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), revelou que houve um aumento de 115% na quantidade de sistemas instalados nos campos do Brasil. No primeiro semestre de 2021 eram 44 mil sistemas, já no mesmo período de 2022 eram 94,6 mil.

Outros fatores que mostram o impacto dessa tecnologia na economia brasileira são a geração de empregos. Dados da Absolar apontam que entre 2020 e outubro de 2022, foi registrado um aumento de 180% no número de vagas relacionadas à energia solar. Além disso, a arrecadação de impostos aos cofres públicos também obteve alta, de 187%.

Para o CEO da franquia Getpower Solar, Victor Peixoto, todos os segmentos do agronegócio se beneficiam da economia ao adquirir um sistema de energia solar. “Seja na produção leiteira, gado de corte, irrigação, bombeamento de água, secador de café, máquina de pilar café e todos os outros maquinários para a realização das atividades agropecuárias.”

 

Economia gerada e alta demanda

Os produtores rurais estão sempre em busca de alternativas para melhorar e promover o aumento da sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos. A demanda de energia elétrica é muito alta no segmento, dessa maneira, a energia solar fotovoltaica foi uma das alternativas encontradas para gerar economia.

“Pelo fato da necessidade de contar com muitos maquinários, principalmente os produtores de grãos, o custo com energia elétrica costuma ser bem alto. Porém, ao instalar a energia solar, o produtor pode gerar em média uma economia de 89%, podendo variar de acordo com o consumo do cliente”, explica Victor.

Com isso, Peixoto detalha que uma grande parcela da procura por energia solar na Getpower é feita por produtores rurais. “Atualmente, 30% das nossas instalações são para produções agrícolas.”

 

Setores beneficiados

Por utilizarem muitas máquinas e ferramentas que necessitam de energia elétrica, o setor de grãos no agronegócio acabou se tornando o mais beneficiado pela energia solar.

“Observando nossa cartela de clientes, o foco está na produção de café e mamão, por conta da economia local. Esse ramo possui muitos gastos com irrigação, secador e máquinas”, salienta o CEO da franquia.

Victor também ressalta que outro benefício que o agronegócio pode obter é na geração de energia solar para terceiros. “Se ele tiver espaço, poderá montar usinas e alugar essas placas solares, tendo o rendimento da energia como renda.”

 

Energia solar para pequenos produtores

A energia solar é vantajosa para todos os lugares e pessoas, inclusive para os pequenos produtores. 

“Durante o tempo de payback o produtor já estará economizando e a partir do momento que finalizar esse tempo de retorno de investimento, toda a energia solar produzida sairá ‘de graça’”, conta Peixoto.

O produtor rural irá economizar com os maquinários, tendo uma maior margem de lucro durante a safra, além de poupar com o consumo gerado também na residência. “Com a Lei 14.300 é possível realizar a transferência de créditos para outras contas de mesma concessionária e titularidade. O financiamento, geralmente, é a opção mais utilizada pelos produtores rurais pela facilidade de conseguir a liberação junto à instituição financeira”, finaliza Victor.

 

Sobre a Getpower Solar 

A Getpower Solar nasceu em Vitória (ES) na união de cinco sócios com expertise no setor de energia fotovoltaica. Antes mesmo de se tornar uma rede, os sócios comercializaram R$ 70 milhões em projetos de energia solar com suas duas unidades próprias. A rede vende sistemas de painéis solares para geração de energia elétrica, na qual possibilita redução de até 95% na conta de luz e ainda é considerado uma fonte de energia limpa, com menos impacto ambiental. Em 2022 a marca migrou para o mercado de franchising com modelo de negócio home office e investimento inicial de R$ 35 mil, com prazo de retorno estimado de 6 meses. http://getpowersolar.com.br/franquia-getpower/lp3/?utm_source=assessoria

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp