10/03/2023 às 15h01min - Atualizada em 13/03/2023 às 00h01min

“Fala Europa!” na Biblioteca Parque

Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Instituto Goethe promovem evento linguístico e cultural gratuito

SALA DA NOTÍCIA BriefCom Comunicação
Biblioteca Parque
Na sexta-feira, 17 de março, das 11h às 17h, os institutos culturais europeus do Rio de Janeiro apresentam, na Biblioteca Parque Estadual, “Fala Europa!”, evento inteiramente gratuito de promoção linguística e cultural, que tem como objetivo aproximar os jovens às línguas e culturas da Europa. Idealizadores e promotores do evento: o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o Instituto Cervantes, a Aliança Francesa e o Instituto Goethe.

A programação conta com miniaulas, estandes informativos sobre a cultura dos países europeus, sessões de “Speak Dating” e projeção de curtas. Os participantes terão a oportunidade de conversar ao vivo em italiano, espanhol, francês e alemão com professores nativos e poderão concorrer a bolsas de estudo de 50% para cursar os idiomas europeus, pelo período de um ano. Para concorrer às bolsas, é necessário retirar, na recepção do evento, o “passaporte” e participar de, pelo menos, uma sessão de Speak Dating de cada idioma. Depois, é só esperar o sorteio no final do evento (e torcer).

Programação das miniaulas
11h30 Miniaula de italiano (Instituto Italiano de Cultura)
12h00 Miniaula de francês (Aliança Francesa)
12h30 Miniaula de espanhol (Instituto Cervantes)
13h00 Miniaula de alemão (Goethe Institut)
14h30 Miniaula de alemão (Goethe Institut)
15h00 Miniaula de italiano (Instituto Italiano de Cultura)
15h30 Miniaula de espanhol (Instituto Cervantes)
16h00 Miniaula de francês (Aliança Francesa)

Sobre a EUNIC
A EUNIC é uma rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais criada em 2006 e formada por 36 instituições representando todos os 27 países membros da União Europeia. Atualmente a instituição conta com mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo. A associação atua nas áreas de artes, aprendizado de línguas, educação, ciência, diálogo intercultural e desenvolvimento.
A nível local, os membros EUNIC estão reunidos em clusters a fim de organizar iniciativas conjuntas. Um cluster pode reunir membros de um país, cidade, ou região, dependendo das condições locais. Atualmente, há mais de 132 clusters EUNIC distribuídos entre Ásia, Austrália, Europa, Oriente Médio, África e nas Américas.
A rede é baseada nos princípios de cooperação livre e trabalha seguindo preceitos de uma ONG, tendo uma administração independente e flexível. O gabinete da EUNIC Global em Bruxelas apoia o trabalho dos clusters EUNIC em todo o mundo.

 “Fala, Europa!”
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro
Dia 17 de março, das 11h às 17h
Assessoria de imprensa:
BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp