CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/03/2023 às 16h04min - Atualizada em 14/03/2023 às 00h04min

Sesc São Paulo promove semana de ações pela cidadania

De 25/03 a 2/04, o projeto Territórios do Comum realiza cursos, feiras, bate-papos e vivências para conectar pessoas e o ambiente onde vivem

SALA DA NOTÍCIA Agência Pauta Social
sescsp.org.br/territoriosdocomum
Divulgação Sesc São Paulo

A partir do dia 25/03, o Sesc São Paulo dá início à segunda edição do projeto Territórios do Comum - uma programação com mais de 70 atividades voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis, economicamente justos e com acessibilidade a todos os públicos. Entre os destaques, estão previstas feiras, oficinas, vivências, rodas de conversa e intervenções artísticas, visando a promoção da cidadania em suas múltiplas dimensões, em 22 unidades da rede.

A programação – disponível em sescsp.org.br/territoriosdocomum – foi pensada com o objetivo de construir e fortalecer vínculos entre os participantes, na medida em que aproxima as pessoas que residem numa mesma região ou pessoas de outras localidades, mas com interesses e propósitos semelhantes. Daí vem o nome do projeto. 

Territórios do Comum tem o intuito de difundir e potencializar ações já em desenvolvimento nos locais que abrigam as unidades do Sesc SP, com enfoque para as questões socioambientais, geração de renda e trabalho e acessibilidade. Atenta aos desafios e à riqueza de repertórios das comunidades de cada região, a instituição pretende, neste projeto, reunir - pessoas propondo reflexões e projetos sociais para o bem comum. 

Destaques na capital e Grande SP – Um dos destaques do Territórios do Comum é a Feira Territórios da Moda e Costura, que acontece nos dias 25 e 26/3, das 11h às 17h, no Sesc 24 de Maio, reunindo trabalhos autorais de ateliês independentes, entre eles peças de moda inclusiva, buscando contemplar produtos que viabilizem a rotina, estética e cuidados de pessoas com deficiências diversas.  A unidade abriga ainda um bate-papo sobre Moda Sustentável, Acessível e Cidadã, além de uma intervenção artística, com uma caminhada pela passarela construída na feira para o desfile das peças elaboradas pelos participantes. A feira terá uma segunda edição no fim de semana seguinte, sábado e domingo, 01 e 02/04, das 11h às 17h, no Sesc Consolação, onde também ocorre uma oficina gratuita e aberta ao público para quem quer aprender técnicas de estilismo sustentável.

No Sesc Avenida Paulista a feira Artesanias da Avenida apresenta o trabalho de artesãs e artesãos que atuam na região. O evento terá música ao vivo (discotecagem do DJ Anderson Farias), para incentivar a troca de experiências e saberes entre os expositores e o público em geral. O evento acontece em dois sábados, 18 e 25/3, das 11h às 16h, na Praça da unidade.

Já o Sesc Itaquera se integra ao trabalho realizado pela instituição Serviço Social Batuíra, em Poá (SP), município vizinho à unidade, apoiando o Mutirão na Horta Comunitária. Nesse passeio, nos dias 31/03 e 1/04, das 8h30 às 16h30, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a relação comunitária que envolve a colheita, o manejo da terra, o plantio, a preparação dos alimentos e as técnicas de compostagem da horta mantida pela instituição. 

A troca de conhecimentos também é a proposta do Sesc Campo Limpo, com a Feira de Iniciativas Sociais, que visa a valorização dos pequenos negócios locais, que acontece sábados e domingos, de 25/3 a 2/4, das 13h às 18h. 

A pauta de geração de renda e acessibilidade também está presente no Sesc São Caetano, com uma oficina de manutenção e reparação de cadeiras de rodas, ministrada pela Associação Desportiva para Deficientes Físicos, com apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência deste município. A atividade ocorre no dia 29/3, das 17h às 20h, e é gratuita. 

As vivências sensoriais são boas oportunidades para as pessoas conhecerem melhor o seu território, desta vez, sem o uso da visão. No Sesc Interlagos haverá o passeio Fechar os Olhos para Enxergar a Floresta com o percurso no Viveiro de Plantas da unidade. Voltada a pessoas com e sem deficiência visual, a ação será orientada pelo consultor de acessibilidade e engenheiro de Sons da Natureza Juan Pablo Culasso - autor de diversas obras sobre as aves no continente americano. No dia 26/3, domingo, das 7h30 às 10h30.

Outra experiência com a natureza será oferecida pelo Sesc Vila Mariana, com a atividade Conhecendo a Compostagem Comunitária, que acontece em duas datas. No sábado, 25/03, 15h às 18h, será realizada uma caminhada até uma unidade de compostagem do bairro, para que os participantes conheçam suas estruturas e dinâmicas, modos de manutenção, além de descobrir os benefícios da prática para a população daquele território. No dia seguinte, 10h às 13h, o público poderá participar ativamente do processo, levando seus próprios resíduos orgânicos para a compostagem, conforme orientações recebidas anteriormente. Toda experiência terá tradução simultânea de Libras e será voltada, preferencialmente, a pessoas surdas. A Compostagem Comunitária da Vila Mariana é uma iniciativa do Programa Permanente Ecobairro.

Ao jogar luz sobre a importância da convivência harmônica entre o meio ambiente e as comunidades, o Territórios do Comum também realiza atividades com os temas Redes Comunitárias, Produção Agrícola, Segurança e Soberania Alimentar – por meio de um encontro no Sesc Pinheiros entre organizações da sociedade civil para formação de redes e debater sobre o assunto, nos dias 25 e 26/3, das 10h às 19h; Conservação da Biodiversidade e Produção de Alimentos em Área Urbana, um bate-papo, dia 25/3, das 16h às 17h30 , no Sesc Ipiranga com as instituições Urban Farm, SOS Abelhas sem Ferrão e Hospital das Plantas; e Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para uma Vida Mais Saudável e Sustentável, curso oferecido pelo Sesc Osasco, nos dias 29, 31/3 e 1/4, das 9h30 às 12h, na Horta Modelo da cidade para a construção de um sistema autônomo de irrigação movido a energia solar.

Parte da programação terá tradução em Libras e as unidades do Sesc São Paulo possuem estruturas físicas equipadas com rampas, elevadores e banheiros acessíveis, além de recursos de acessibilidade que variam de acordo com a ação.


SERVIÇO:

Territórios do Comum
De 25/03 a 2/04
Unidades do Sesc: Na capital e Grande SP - 24 de Maio, Avenida Paulista, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Osasco, Pinheiros, São Caetano, Vila Mariana. No interior e litoral – Araraquara, Bertioga, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Jose dos Campos, Taubaté e Thermas De P. Prudente.
Programação completa em sescsp.org.br/territoriosdocomum

Confira alguns destaques da programação:

Sesc 24 de Maio
Feira Territórios da Moda e Costura
O quê: Feira com divulgação de trabalhos autorais e autônomos
Onde: Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109)
Quando: Dias 25 a 26/03, sábado e domingo, das 11h às 17h
Classificação: Livre
Gratuito

Caminhos para Construção de uma Moda Sustentável, Acessível e Cidadã
O quê: Bate papo sobre a cadeia produtiva do vestuário em moda alternativa
Onde: Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109)
Quando: 25/03, sábado, das 14h às 15h30
Classificação: Livre
Gratuito
Acessibilidade: Libras

Caminhada Ballroom
O quê: Intervenção artística da comunidade Ballroom, caminhando na passarela da Feira Territórios do Comum
Onde: Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109)
Quando: Dia 26/03, domingo, 16h às 17h.  
Classificação: Livre
Gratuito

Sesc Avenida Paulista
Artesanais da Avenida 
O quê: Feira com apresentações dos trabalhos de artesãos que atuam na Avenida Paulista
Onde: Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119)
Quando: Dias 18/03 e 25/03, sábados, das 11h às 16h
Classificação: Livre
Gratuito

Campo Limpo
Feira de Iniciativas Sociais
O quê: Feira de valorização de comércio local e da economia solidária
Onde: Sesc Campo Limpo (R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120)
Quando: De 25/03 a 4/04, aos sábados e domingos, das 13h às 18h
Classificação: Livre
Gratuito

Consolação
Feira Territórios da Moda e Consulta
O quê: Feira de divulgação de trabalhos autorais e autônomos 
Onde: Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245)
Quando: Dia 1 e 2/04, sábado e domingo, das 11h às 17h
Classificação: Livre
Gratuito

Colonização Têxtil
O quê: Oficina de linguagem prática e dinâmica para quem quer aprender ou aperfeiçoar técnicas de estilismo sustentável 
Onde: Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245)
Quando: Dia 1/04, sábado, das 14h às 15h30
Classificação: 16 anos
Gratuito: Retirar a senha no local com 30 minutos de antecedência

Caminhada Ballroom
O quê: Intervenção artística da comunidade Ballroom, caminhando na passarela da Feira Territórios do Comum
Onde: Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245)
Quando: Dia 2/04, domingo, das 15h30 às 16h30
Classificação: Livre
Gratuito

Interlagos
Fechar os Olhos para Ver a Floresta
O quê: Vivência para apreciar as aves da unidade por meio dos sons e cantos dos pássaros 
Onde: Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1100)
Quando: Dia 26/03, domingo, das 7h30 às 10h30
Classificação: 8 anos
Gratuito: Inscrição online até o dia 24 de março

Ciclo formativo “Racismo Ambiental, Justiça Climática e a Comunicação nos Territórios a Margem”
O quê: Curso com aprofundamento na pauta do racismo ambiental e justiça climática
Onde: Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1100)
Quando: Dia 1 e 2/04, sábado e domingo, das 9h30 às 16h
Classificação: 14 anos
Gratuito: Inscrições online a partir do dia 15 de março

Ipiranga
Conservação da Biodiversidade e da Produção de Alimentos em Área Urbana
O quê: Bate-papo sobre as iniciativas socioambientais que contribuem para a conservação da biodiversidade.
Onde: Sesc Ipiranga (R. Bom Pastor, 822)
Quando: Dia 25/03, sábado, das 16h às 17h30
Classificação: Livre
Gratuito

Itaquera
Mutirão na Horta Comunitária
O quê: Vivência onde o público tem contato com a ação comunitária que envolve a colheita, preparo da terra e plantio
Onde: Sesc Itaquera (Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000)
Quando: 31/03 e 1/04, sábado e domingo, das 8h30 às 16h30
Classificação: 12 anos
Gratuito: Inscrições online

Osasco
Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para uma Vida Mais Saudável e Sustentável
O quê: Curso com três encontros na Horta Modelo da cidade para construção de um sistema autônomo de irrigação 
Onde: Sesc Osasco (Tv. Gilmar de Franca Crispim, 9)
Quando: Dias 29 e 31/03, quarta e sexta, das 9h30 às 12h
Classificação: 13 anos 
Gratuito: Inscrições online a partir de 20 de março 

Pinheiros
Redes Comunitárias, Produção Agrícola, Segurança e Soberania Alimentar
O quê: Encontro entre instituições, associações e organizações da sociedade civil para discutir a segurança e soberania alimentar
Onde: Sesc Pinheiros (R. Pais Leme, 195)
Quando: Dias 25 e 26/03, sábado e domingo, das 10h às 19h
Classificação: 14 anos
Gratuito: Inscrições no local

São Caetano
ABC da Economia Solidária e Circuitos Sustentáveis
O quê: Feira que traz um panorama da diversidade dos empreendimentos e produtos da região 
Onde: Sesc São Caetano (R. Piauí, 554)
Quando: Dia 25/03, sábado, das 9h30 às 13h
Classificação: Livre
Gratuito

Manutenção de Cadeiras de Rodas
O quê: Oficina de demonstração de diversos itens de manutenção e reparo para cadeiras de rodas, além da indicação de locais 
Onde: Sesc São Caetano (R. Piauí, 554)
Quando: Dia 29/03, quarta, das 17h às 20h
Classificação: 14 anos
Gratuito

Vila Mariana
Conhecendo a Compostagem Comunitária da Vila Mariana
O quê: Passeio para o projeto mantido e organizado pelo Instituto Ecobairro Brasil.
Onde: Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141)
Quando: Dias 25 e 26/03, sábado das 15h às 18h e domingo das 10h às 13h
Classificação: Livre
Gratuito: Senhas retiradas no local 30 minutos antes da atividade
Acessibilidade: Tradução simultânea em Libras
 

***


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp