CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/03/2023 às 12h18min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h05min

Luxação em equinos: incidência preocupa criadores

Os problemas locomotores representam importante parcela das consultas clínicas envolvendo equinos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins

Os problemas locomotores representam importante parcela das consultas clínicas envolvendo equinos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CRMV), pelo menos 31% dos cavalos sofrem algum tipo de luxação durante a vida, tornando-se necessária a atenção dos criadores. "Traumas nas articulações estão entre as principais causas de luxações. Um exemplo é quando a patela – o osso à frente do joelho – desliza em uma depressão do fêmur. A luxação patelar é quase sempre de origem congênita, mas também pode ser traumática", explica o médico-veterinário Fernando Santos, gerente de vendas da linha de grandes animais da Syntec do Brasil.

Fernando ressalta a importância da avalição clínica periódica para identificar os principais sintomas, que caracterizam o quadro. "É preciso certificar-se se o cavalo apresenta dificuldade para se movimentar, apresenta algum inchaço nas articulações, expressa dor ao caminhar ou aparente dormência ao redor da luxação". O veterinário da Syntec esclarece que "Os exames complementares são essenciais para o diagnóstico, como o raio x, pois esse permite diagnóstico imediato". 

Para auxiliar os criadores de equinos, a Syntec do Brasil desenvolveu Maxitec Injetável, um anti-inflamatório não esteroide à base de Meloxicam 3%. Classificado como inibidor seletivo da ciclo-oxigenase, que bloqueia a biossíntese das prostaglandinas e, consequentemente, a liberação dos mediadores responsáveis pelos processos inflamatórios.

"Maxitec possui propriedades antipirética e analgésica, sendo indicado para o tratamento da inflamação aguda, febre e dor associadas às injúrias musculoesqueléticas, teciduais ou viscerais", explica o veterinário.

Os proprietários também podem contar com Luxol para ajudar no tratamento das luxações. É uma Pomada de uso tópico, que oferece ação conjunta dos três ativos (Salicilato de Metila, Essência de Terebentina e Cânfora), garantindo efeitos analgésico, anti-inflamatório e descongestionante. A medicação é indicada para o tratamento de claudicações agudas ou crônicas consequentes de entorses ou contusões, reumatismos agudo ou crônico e de todos os processos inflamatórios articulares, musculares e tendinosos. "Luxol possui em sua composição componentes ativos que oferecem atividade rubefaciente, promovendo analgesia, atividade anti-inflamatória e relaxamento muscular", finaliza Fernando Santos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp