CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/03/2023 às 14h18min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h01min

Qualificando profissionais: empresas oferecem cursos gratuitos para aprimorar conhecimento e habilidade de seus colaboradores

Mais de 5 empresas adotaram a essa qualificação

SALA DA NOTÍCIA Barbara Nere Honorato

Engajar colaboradores a atualizarem seus conhecimentos tem sido cada vez mais uma prioridade para as organizações, que se empenham em oferecer cursos, obrigatórios ou não, para seu público interno.  Segundo a pesquisa Agenda 2022, da Consultoria Deloitte, 96% dos empresários têm como investimento prioritário o treinamento e formação de funcionários. 
 

Para além das pesquisas, já é possível ver que não são apenas os treinamentos para fortalecer a cultura e as diretrizes da empresa que ganham espaço no mercado, mas também oportunidades de expansão do conhecimento em diferentes áreas, seja naquelas onde o profissional atua, seja em temas específicos, aumentando a possibilidade de destaque na organização e futuras promoções.
 

Abaixo é possível ver alguns exemplos de empresas que já vêm investindo na capacitação de seus colaboradores há mais de um ano e os resultados que puderam ser percebidos, em termos de participação e aderência aos programas. 
 

Seguros Unimed

A plataforma EAD Seguros da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, disponibiliza há mais de 5 anos, cursos voltados para inovação, desenvolvimento de liderança e vendas. Em 2022, a plataforma de aprendizagem contabilizou 298 conteúdos, onde colaboradores e líderes formaram um total de 695 turmas e 43 mil horas de aula. De acordo com a pesquisa de clima FIA/UOL, o nível de satisfação dos colaboradores com o programa de educação é superior a 90%. Em 2023, acabaram de lançar Trilhas de Inovação específicas para colaboradores e líderes em parceria com a Escola do Caos. São mais de 100 conteúdos, fomentando temas como a criação de inovações disruptivas, a transformação de ideias em soluções e as últimas tendências de inovação.
 

Nestlé

Desde 2015, a Nestlé vem desenvolvendo projetos de educação e, atualmente, possui quatro universidades corporativas com cursos de Graduação, Pós-graduação e até um MBA nas áreas de Supply Chain - o primeiro da Companhia aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2020 -, Finanças & Controle; Vendas; e Transformação Digital & Indústria 4.0. Ao todo, 340 colaboradores já se formaram e outros 140 estão sendo capacitados. 
 

Águas do Rio

Na Águas do Rio, concessionária responsável pelo saneamento básico de 27 municípios do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, a capacitação dos funcionários é feita pela Academia Aegea, plataforma educacional da holding da qual a empresa faz parte. Em 2022, 6.248 funcionários, de todo o Estado do Rio, incluindo terceirizados, participaram de 171 mil horas treinamentos de forma online (64%) e presencial (36%), de cursos com diversas abordagens, como prevenção de riscos ambientais, de acidentes de trabalho, direção defensiva, compliance e até de ataques caninos.
 

CNC

Lançada em 2021, a UniCNC é um ambiente digital exclusivo para desenvolver o conhecimento pessoal e profissional de lideranças e colaboradores da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e as federações e sindicatos por ela representados. Entre as dezenas de cursos, estão a de formação de avaliadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), venda de soluções com êxito, eficiência profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, metodologias ágeis, formação de lideranças sindicais, funcionamento do Sistema Comércio e gestão por objetivos.
 

Em 2022, a UniCNC proporcionou cursos a quase 900 colaboradores, entre funcionários da CNC e das federações e sindicatos. A média foi de 40 horas de aulas.
 

Linx

A Linx, empresa líder no mercado de software para o varejo, conta, desde 2019, com a Linx Academy, plataforma de cursos e treinamentos que oferece cerca de 900 cursos e mais de 2 mil horas de oportunidades de aprendizagem com foco em tecnologia, relacionamento com o cliente, capacitações em suas soluções e liderança, entre outros. Isso contribui para que seus colaboradores se desenvolvam constantemente para oferecer soluções inovadoras para o varejo, ajudem seus clientes a venderem mais e melhor e gerar uma experiência de compra apaixonante para os consumidores.


Em 2022, a ferramenta foi utilizada por 3.824 colaboradores, um total de 23h de capacitação por pessoa, totalizando 87 mil horas. A Linx também oferece estes treinamentos a seus clientes e franqueados que atuam como canal de venda indireto.
 

Hospital Care

A Hospital Care, holding que administra mais de 40 unidades de saúde, possui a plataforma EduCare, que desde seu lançamento, no segundo semestre de 2021 até hoje, acumula mais de 20 mil horas de treinamento. Cerca de 4.000 colaboradores já fizeram suas atualizações na plataforma. Há 34 cursos disponíveis, desde segurança do paciente, passando por desenvolvimento de liderança, até comunicação não violenta, entre outros. Colaboradores do corporativo da Holding, que tem sede em Campinas, além das unidades de saúde de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Curitiba e Florianópolis têm acesso aos conteúdos. Um dos cursos que merece destaque é a “Trilha assistencial”. O material foi construído em conjunto com as equipes de Educação Continuada de todas as regionais com temas de capacitação técnica para equipe de enfermagem. Desde seu lançamento, em novembro de 2022, 1280 colaboradores concluíram o curso, totalizando 12.200 horas.
 

Andrade Gutierrez

Na Andrade Gutierrez (AG), os colaboradores contam com o AG Lab Educa. Em 2022, o portal de aprendizagem da empresa recebeu 4.044 participantes, totalizando 10.176 horas de capacitação em temas relacionados à Estratégia e Negócios, Inovação e Excelência, Compliance, Gestão e Produtividade, Engenharia Técnica, Segurança, Ferramentas, Indicadores, Sistemas, Processos, Conhecimentos Técnicos e Habilidades Comportamentais.
 

Alcoa

A Alcoa investe em várias frentes de autodesenvolvimento para os seus colaboradores. A principal é a Academia Alcoa, hub de conhecimento e aperfeiçoamento que conta com cursos, vídeos, podcasts e trilhas de desenvolvimento em quatro pilares de atuação: Pessoas, Performance Técnica, Transformação Digital e Inovação e EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança). Entre os destaques estão quatro programas de aceleração de carreira para grupos sub-representados e um de upskilling para ajudar os times de RH no apoio às decisões de operações e negócios.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp