22/03/2023 às 16h42min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h06min

Gestoras do Sicoob UniCentro Br refletem sobre a importância da liderança feminina no mercado de trabalho

No quadro de funcionários da cooperativa de crédito, dos 1.056 colaboradores, 589 postos de trabalho são ocupados por mulheres

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
O mês de março é marcado principalmente pela luta dos direitos das mulheres e pela igualdade de gêneros, trazendo assim, reflexões sobre os espaços que elas ocupam dentro das organizações, sejam elas empresas privadas ou cooperativas, em todos os níveis hierárquicos de trabalho. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022, produzido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), as mulheres representam 40% dos mais de 18 milhões de cooperados no Brasil. No quadro de funcionários do Sicoob UniCentro Br, dos 1.056 colaboradores, 589 postos de trabalho são ocupados por mulheres, o que expressa 55% de participação feminina.

A dupla jornada acompanha a maioria das gestoras da cooperativa. A superintendente administrativa, Thatiany Arantes da Silva Ribeiro, 44 anos, divide sua rotina durante a semana entre o trabalho e a dedicação à família. Formada em ciências contábeis com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria, nos finais de semana, aproveita o tempo para apreciar a natureza na estrada, com passeios na sua Harley Davidson, que ela define como uma paixão e terapia, ao mesmo tempo.

Atuando há quatro meses na cooperativa de crédito, Thatiany reflete que a conquista das mulheres nos cargos de gestão não é um movimento recente, contudo, acredita que é de grande destaque e fruto de uma luta histórica. “Em muitos casos, as mulheres precisam contornar as adversidades no ambiente de trabalho para conseguir seu espaço. Dentro dessa luta, é válido ressaltar ainda, o empoderamento feminino. Hoje as mulheres podem ocupar qualquer cargo almejado, fato esse que no passado não muito distante, era uma utopia. A independência financeira é uma das maiores conquistas também e eu particularmente tenho me esforçado dia a dia para inspirar e incentivar a diversidade na nossa cooperativa e mercado de trabalho”.

Ariella Rovagnol, 40 anos, é formada em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Pessoas. Atua no Sicoob UniCentro Br há 19 anos, começando como estagiária, e hoje exerce o cargo de gerente executiva do departamento de Gente e Gestão. Casada, mãe de duas filhas gêmeas, ela explica que a rotina é dividia entre a família e o trabalho. “Sou casada e tenho duas filhas de 5 anos. Minha rotina é ser mãe, dona de casa, esposa e profissional. Procuro conciliar da melhor forma possível, me dedicando ao máximo nas quatro posições, equilibrando sempre o meu lado profissional com o pessoal”.

Sobre as mulheres em posição de cargos de liderança no Brasil, Ariella acredita que é uma conquista muito grande, já que muitas vezes, elas precisam driblar as dificuldades pessoais, além dos desafios no próprio mercado de trabalho. “Considero que aquelas que conseguem se destacar em posições relevantes e estratégicas, com certeza se empenharam muito, além de diariamente se dividirem nas suas diversas missões. Entendo que o principal meio de conseguir essas oportunidades é se manter atualizada com conhecimentos, administrando o tempo para garantir o crescimento profissional, mesmo em meio a tantas atividades. Manter o equilíbrio para lidar com isso tudo, na minha opinião, é fundamental”.

A médica cardiologista Ana Lúcia Ribeiro de Paiva Queiroz, 49 anos, foi empossada recentemente no Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br. Casada há 25 anos, com dois filhos já cursando faculdade, ela declara que a vida sempre foi marcada pela dedicação à medicina, à família e aos filhos. Sobre o desafio de assumir a função de conselheira, ela explica que já é familiarizada com o universo cooperativista há muito tempo. “Porém, há cerca de três anos essa aproximação se intensificou e com isso, me encantei pela filosofia cooperativista. Nessa aproximação, recebi o convite para compor o Conselho do Sicoob UniCentro Br e decidi aceitar o desafio”.

Para a conquista das mulheres no mercado de trabalho, Ana Lúcia acredita que a palavra que define é superação. “Temos uma lista de grandes conquistas a serem celebradas, pois não devemos nunca nos esquecer que até o direito ao voto é relativamente recente, porém ainda somos sub-representadas no mercado de trabalho. Acredito realmente na palavra superação quando falamos em cargos de gestão, em credibilidade e na confiança em nós depositadas. A mulher tem uma grande habilidade em gerenciar conflitos e encontrar soluções simples para problemas muitas vezes complexos”.

A gestora de Governança, Regina Cláudia de Freitas Melo, 62 anos, é formada em pedagogia e orientação vocacional e educacional, com MBA Executivo em Administração com foco na gestão de cooperativas de crédito, além de especializações internacionais relacionadas ao cooperativismo. Ela começou a trabalhar no Sicoob UniCentro Br há 19 anos, como secretária executiva, e hoje exerce um importante cargo de liderança.

Mãe de duas filhas e avó da pequena Beatriz, ela divide a rotina entre a cooperativa, família, viagens e principal hobby, que é a leitura. Sobre a definição de a mulher ser o sexo frágil, ela discorda. “Esse rótulo está invertido, somos fortes, preparadas, dispostas, acumulamos vitórias na inserção no mercado de trabalho, a conquista da independência financeira. O que é importante saber é que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive se ela decidir ficar em casa e ser mãe em tempo integral”.

Cooperativa é parceira nos eventos alusivos ao mês da mulher

O Projeto Brasileira, iniciativa do Sicoob UniCentro Br, encabeçado por uma equipe de mulheres com forte atuação no setor cooperativista, foi parceiro em algumas ações dedicadas ao mês das mulheres. No dia 18 de março, o Instituto Unimed Goiânia, braço socioambiental da Unimed Goiânia, realizou a primeira edição da Feira Criativa, que foi dedicada a valorizar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Com produtos artesanais, a feira aconteceu no estacionamento da Cooperativa de Trabalho Médico, no Setor Bueno.  

O Projeto Brasileira marcou presença e aproveitou a oportunidade para comercializar canecas do projeto. O valor arrecadado será revertido para instituições sociais parceiras. A cooperada do Sicoob UniCentro Br, Larissa Sales, também participou da ação comercializando doces artesanais. “Sempre tive o sonho de ter uma doceria, então comecei a fazer cursos de confeitaria, saí do banco em que trabalhava e comecei a empreender. Essa iniciativa está sendo importante para mim, porque hoje estou lançando a minha marca. Me senti lisonjeada com o convite e espero participar de muitas outras feiras como essa. Essa parceria da Unimed Goiânia com o Sicoob UniCentro Br é um apoio e uma força para as mulheres empreendedoras”.

Outra iniciativa em que o Projeto Brasileira marcou presença foi o 13º Circuito Mulher Unimed 2023. Com o tema “Corra pra vida toda”, esta edição da corrida aconteceu no dia 19 março, reunindo mais de mil mulheres, com o objetivo de comemorar a vida, as conquistas e a força feminina.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp