23/03/2023 às 18h34min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h02min

Estudantes aprendem técnica de muralismo em Marília

Oficina foi conduzida pelo artista Marco Henrique Guijo, que ensinou aos alunos a técnica artística no muro de um empreendimento residencial no bairro Cascata. Os trabalhos podem ser visitados pela população

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Oficina de arte no Vitta Reserva Florada, em Marília

Marília (SP), 23 de março de 2023 ­– Muralismo é um tipo de manifestação artística feita em paredes ou painéis permanentes que traz uma intenção decorativa, didática e conscientizadora. A técnica, também conhecida como pintura mural, surgiu no México no início do século 20. Com o propósito de disseminar essa arte pública, a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora realizou a ação chamada “Arte é Vitta” no muro de um de seus empreendimentos em construção, no bairro Cascata, em Marília (SP). No último sábado (18/3), cerca de 10 estudantes da Escola Estadual Amilcare Mattei aprenderam, na prática, como é a arte do uso de desenhos e tintas em muros.

A oficina “Arte é Vitta” foi realizada no muro de 17 metros do edifício em construção Reserva Florada (Rua José Bonifácio, 1230), com orientação do artista Marco Henrique Guijo, o responsável pela pintura de uma imagem de 30 metros de altura do médium brasileiro “Chico Xavier” na cidade.

Durante a oficina, o artista realizou um bate-papo com os jovens falando das experiências que teve ao longo da carreira e como o muralismo chegou em sua vida. “Falamos em como que é fazer um trabalho completamente fora do tradicional”, disse Guijo. Na sequência, os alunos colocaram a ‘mão na massa”: com o uso de sprays de tintas, soltaram a imaginação no muro do empreendimento. “Eles conheciam bastante a arte e foram muito bem”. Para Guijo, esse tipo de atividade artística auxilia no desenvolvimento dos jovens e no autoconhecimento. “Foi uma forma de incentivar uma reflexão sobre o que eles queriam transmitir no muro e como as pessoas se sentiram ao ver o trabalho estampado. Foi uma tarde muito especial. A arte é tão agregadora e ela pode ser um diferencial na vida de cada aluno”, acrescenta.

Arte de Rua

Esta não é a primeira vez que a empresa realiza esse tipo de ação. Em 2015, um trabalho de grafitagem com cinco artistas famosos foi realizado em todo o muro de um edifício em Ribeirão Preto, como forma de revitalização da rua. A ideia foi oferecer um panorama visual que causasse impacto e bem-estar entre os moradores, revitalizando o quarteirão através da arte com produções sobre lazer e natureza.

É com esta proposta que a arte de muralismo se repete em Marília. Segundo o diretor da Vitta em Marília, Brian Pieroni, um dos objetivos da construtora na cidade é realizar ações culturais e sociais que impactam a sociedade, além de ser uma forma de amenizar os transtornos que uma obra pode causar. “Neste empreendimento temos um muro muito extenso e com esta ação conseguimos alterar a paisagem do bairro de uma forma cultural – transformando espaços cinzas em locais cheio de vida e cor - atrelada a uma ação educativa”, comenta.

Segundo o diretor, esta primeira atividade de arte educativa na cidade foi considerada um sucesso. A ideia é que novos projetos sejam desenvolvidos ao longo do ano, revitalizando muros e bairros através da técnica de muralismo, substituindo o concreto de um muro pelas cores vivas e alegres das tintas.

Sobre o Reserva Florada

O empreendimento está sendo construído no bairro Cascata, um dos mais tradicionais da cidade, próximo ao Bosque Municipal, cercado de escolas, hospital e de todas as facilidades de uma extensa rede de comércio e serviços. Ao todo, o projeto reúne duas torres de 12 andares, com 196 unidades, dois elevadores por torre e uma área de lazer completa. A previsão de entrega é novembro de 2024.

Sobre a Vitta Residencial

A construtora começou suas atividades em Ribeirão Preto, em 2010. Ao longo destes 13 anos, conseguiu desenvolver um portfólio diversificado e de alta performance. Já mudou a vida de milhares de famílias: até aqui já foram entregues mais de 16 mil unidades e mais de 30 mil unidades lançadas, num total de 111 empreendimentos, sendo que 54 deles já foram entregues. Atualmente, tem sedes em 21 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.  Mais informações: https://vittaresidencial.com.br

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada

Jornalistas responsáveis:

Andréa Berzotti - (16) 99138 6185 | [email protected]

Luciana Grili - (16) 99152 2707 | [email protected]

Valter Jossi Wagner - (16) 99152 2700 | [email protected]

Colaboração: Gabriel Todaro.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp