29/03/2023 às 18h23min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h01min

Curso de Direito do IBMR inaugura mais um Núcleo de Práticas Jurídicas para auxílio gratuito à população

NPJ será inaugurado no Campus Barra, no próximo dia 30/03 e oferecerá serviços à comunidade, com destaque para vítimas de violência doméstica e injúria racial

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Nazaré Assis
https://www.ibmr.br/
Divulgação/ IBMR
A partir desta quinta-feira, 30 de março, a população carente do Rio de Janeiro contará com mais um serviço 100% gratuito para demandas jurídicas. Professores e alunos do curso de Direito do campus Barra, do Centro Universitário IBMR estarão a postos no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) para auxiliar a comunidade com orientações e assistência jurídicas. Assim como já ocorre no NPJ do campus Catete, os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, na área cível, destacando-se também direito de família e sucessões e direito do consumidor.

A inauguração da nova unidade traz também algumas novidades. Por meio de convênio com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Barra da Tijuca, foi criado o NUCCOR - Núcleo de Conscientização e Combate ao Racismo, onde serão prestados atendimentos semanais para vítimas de racismo e injúria racial. Além disto, as mulheres vítimas de violência doméstica poderão contar não só com o auxílio jurídico, mas com apoio em outras áreas essenciais para promover seu o empoderamento. Segundo a coordenadora dos Núcleos de Práticas Jurídicas, Mariana Dias, o atendimento à vítima de violência doméstica vem junto com o projeto Superação de Violência Doméstica. “Nosso objetivo é reunir alunos e professores de outras áreas de atuação, como psicologia e contabilidade, de forma a dar apoio psicológico e auxiliar as mulheres a organizar suas finanças com foco no empreendedorismo, tornando possível a independência e a quebra do ciclo de violência”, explica.

O Núcleo de Práticas Jurídicas também está saindo do ambiente acadêmico e fará atendimentos em comunidades carentes em dias específicos. A primeira comunidade que contará com o apoio do NPJ é a Tavares Bastos, localizada próximo ao campus Catete. “Já estamos alinhando as ações com o líder comunitário e logo visitaremos os demais membros da comunidade para compreender suas necessidades e demandas”, conta a coordenadora.

O NPJ conta com estrutura completa para o atendimento aos cidadãos cariocas, sendo um agente de transformação social para quem necessita de apoio jurídico, mas não tem as informações adequadas, ou mesmo, condições financeiras para arcar com as custas de um advogado. E aliado ao auxílio à comunidade, o NPJ do IBMR permitirá que os estudantes do curso de Direito aprendam, na prática, situações jurídicas que encontrarão ao longo de suas carreiras. Eles terão a supervisão de professores e de um advogado que atuará exclusivamente nas ações atendidas pelo Núcleo.

“Nossa matriz curricular incentiva o ingresso dos alunos às dinâmicas de estágio desde o 5º período, o que possibilita proximidade com a realidade da profissão, já na metade do curso, e não apenas na reta final da graduação. Além dessa vivência, os estudantes inseridos nas atividades do NPJ cumprirão papel social inestimável. É uma experiência completa, que os prepara para o mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, os insere em um contexto social importante, que faz a diferença na vida de quem é atendido”, destaca Mariana Dias, advogada e preceptora do NPJ.

Serviço
Núcleo de Prática Jurídica do IBMR | Campus Barra  e Catete| Atendimento gratuito à população carente
Agendamentos de segunda à quinta-feira, pelos canais:
E-mail: [email protected]
Telefone: (21) 3544 6739
Presencialmente: IBMR Campus Barra | Av. das Américas, 2603 - Barra da Tijuca
Presencialmente: IBMR Campus Catete | R. Corrêa Dutra, 126 – Catete

Sobre o IBMR
O Centro Universitário IBMR é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o IBMR está entre as três melhores instituições de ensino privadas do estado do Rio de Janeiro, com campi localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior, oferecendo mais de 60 opções de graduações nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. O IBMR evidencia seu comprometimento com a educação, democratizando o acesso ao Ensino Superior por meio da disponibilização de uma ampla carteira de cursos digitais em diversos polos dentro e fora do Rio de Janeiro. A instituição também estimula a educação continuada, oferecendo cursos de pós-graduação lato sensu e extensão.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp