29/03/2023 às 16h49min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h02min

Compras no e-commerce com Pix ficarão mais rápidas por meio do Open Finance

Por meio da tecnologia conhecida como Iniciação de Pagamentos, o tempo de transação com o Pix, nos ambientes online de compras, reduzirá em 50%. Especialista de Malga, fintech que atua no mercado de meios de pagamentos, diz que a mudança é positiva para os consumidores e vendedores

SALA DA NOTÍCIA Broto Comunicação
Divulgação
O sistema de dados bancários abertos Open Finance, criado pelo Banco Central, vai tornar os pagamentos via Pix mais rápidos. Essa opção será possível por meio da modalidade “Iniciação de Pagamentos”, que pretende deixar as transações online com o recurso mais práticas, eliminando algumas etapas em comparação com a forma tradicional. Uma pesquisa feita pela ABFintechs apontou que esse método pela Open Finance vai trazer uma redução de 50% no tempo de compra com Pix no e-commerce.

Na prática, o que acontece hoje é: nas compras online por meio do Pix é preciso ler um QR Code ou copiar um código, sair do site, abrir o aplicativo do banco, fazer o login, entrar na área do Pix, colocar o código e então autorizar a transação. Por fim, retornar ao site, manualmente. Com a iniciação de pagamentos, esse processo será mais simples e rápido. Dessa forma, o comprador terá a opção de escolher um banco e imediatamente será transferido para o aplicativo, realizar o login, e logo ser direcionado para a parte do Pix já com todas as informações da transação preenchidas. Assim o comprador vai precisar somente aprovar a transação, e automaticamente é transferido de volta ao site da compra.

Marcel Nicolay, CTO da fintech Malga - infraestrutura inteligente de pagamentos que conecta negócios digitais a múltiplos provedores de pagamentos online por meio de uma única API – acredita que: "é esperado uma melhoria significativa na experiência de pagamentos por PIX com a redução das etapas necessárias para concluir o pagamento a partir da adoção da tecnologia de inicialização de pagamentos. Atualmente, 45% dos pagamentos que processamos na Malga já são via PIX, porém a experiência para pagar não é das mais fáceis e muitos pagamentos não são concluídos, em alguns casos o comprador precisa passar por até 9 passos para completar o pagamento, entre copiar o código gerado, abrir o aplicativo do seu banco, se autenticar, colar, autorizar e voltar para a loja", conta Nicolay.

A iniciação de pagamentos é totalmente Open Finance, ou seja, todo o fluxo ocorre por meio das conexões do Open Finance às suas APIs. A Application Programming Interface (APIs) que, traduzida para o português, pode ser entendida como uma interface de programação de aplicação, que nada mais é que um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos. Dessa forma, o iniciador de pagamento (Iniciação de Pagamentos) é uma tecnologia que consegue se conectar a diferentes arranjos de pagamentos. O Banco Central pretende levar a tecnologia para outros arranjos de pagamentos, como boletos, TED, débito em conta e cartão de crédito. No entanto, o foco inicial, agora em 2023, será no sistema Pix, que atualmente é usado em 42% das transações, de acordo com uma pesquisa recente da Mastercard, sobre o uso dos métodos de pagamento digitais em negócios on-line.

“Na Malga estamos desenvolvendo uma camada única de integração com bancos e arranjos de pagamentos para podermos oferecer aos nossos clientes todos os benefícios do Open Finance e da Inicialização de uma maneira simples. Com essa integração única, nossos clientes têm acesso a uma oferta de pagamentos, transferências e outras operações executadas a partir do seu próprio site ou aplicativo, com uma melhor experiência para seus consumidores, sendo somente necessário a coleta prévia do consentimento do comprador para a iniciação destas transações. À medida que mais bancos e fintechs estejam integrados à inicialização, esperamos que o pagamento via PIX ganhe ainda mais força e se transforme no principal método de pagamentos para negócios digitais ainda em 2023”, finaliza Nicolay.

Sobre Malga
Malga é uma Infraestrutura Inteligente de Pagamentos. Através de uma integração, a startup possibilita múltiplas conexões a provedores de processamento de pagamentos online. As soluções de Malga aumentam a aprovação das vendas, otimizam custos,  evitam a perda das transações e proporcionam flexibilidade para as empresas sempre trabalharem com os melhores provedores sem aumentar a carga técnica. Como exemplo sobre o impacto numa área tão sensível, como a de pagamentos - com Malga alguns clientes tiveram 50% de redução de custos com boletos. Além disso, outros tiveram 30% de redução de custos com a operação de cartões. Tiveram casos ainda que a redução com Pix ultrapassou 90%. Com a Infraestrutura Inteligente de Pagamentos, alguns clientes conseguiram recuperar mais de 20% das transações negadas. Muitos chegaram com uma taxa de aprovação média de 70% e conseguiram aumentar para além dos 95%.

A startup é apoiada por investidores anjos do ramo de tecnologia e pagamentos com a missão de ajudar empresas digitais a descobrirem todo o potencial de pagamentos.

Malga, que fez parte do lote Summer 21 da Y Combinator, atualmente permite que os clientes se conectem com mais de 10 provedores de pagamentos”, que incluem vários processadores, adquirentes, bancos, antifraudes etc, a capacidade de aceitar métodos de pagamento locais como cartões, Pix e boleto, proteção contra fraude e conciliação. Isso tudo é possível por meio de uma simples interface de programação de aplicações (API).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp