CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/04/2023 às 16h02min - Atualizada em 02/04/2023 às 00h01min

Deputada propõem inclusão da Inteligência Emocional nas escolas do estado de São Paulo

Parlamentar apresentou projeto de lei para inclusão da Inteligência Emocional (IE) na grade curricular da Educação Básica

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Carlos de Castro Pandeló
Divulgação

A deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas) apresentou projeto de lei para inclusão da matéria Inteligência Emocional (IE) na grade curricular da Educação Básica das Redes de Ensino Público e Privado em todo o Estado de São Paulo.

Segundo o Projeto de lei 93/2023 a disciplina terá como objetivo facilitar o aprendizado do aluno, desenvolvendo habilidades como autoestima, autonomia, cooperação, criatividade, liderança, resiliência, resolução de problemas, respeito ao próximo, saúde física e mental.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções.

Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

Para a deputada estadual Leticia Aguiar, autora do projeto, os alunos vão adquirir a capacidade de lidar com suas emoções: “A inteligência emocional na escola vai possibilitar que os alunos obtenham maior controle sobre suas emoções. A capacidade de lidar com elas é essencial no período escolar e muito útil para o futuro profissional dos estudantes”, disse a parlamentar.

Pesquisas tem demonstrado que a educação socioemocional tem contribuído para uma maior adesão a altos níveis de justiça, solidariedade, respeito e convivência harmoniosa por parte de seus alunos. Isso indica que eles terão atitudes menos individualistas, atentas ao cumprimento das leis e normas e ao bem-estar do próximo, além da redução de casos de bullying.

Na justifica do projeto a deputada Leticia Aguiar reforça a necessidade de parcerias entre escola, família e comunidade, ” …a Inteligência Emocional ajuda a potencializar o sentimento de confiança, o que contribui para uma sociedade mais forte e saudável” conclui.

Inteligência Emocional e Educação Básica

Entre as competências gerais da Educação Básica, a competência socioemocional dispõe sobre “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.

A Inteligência Emocional, assim como outras formas de inteligência, pode e deve ser desenvolvida desde cedo por meio da educação na escola, ensinando os alunos a gerenciar as próprias emoções, superar frustrações e fracassos, ter confiança em si mesmo, saber colocar-se no lugar do outro, estar disposto a ouvir e compreender os sentimentos alheios, saber criar relações sociais e estabelecer relações interpessoais.

Uma relação satisfatória com as demais pessoas depende da nossa capacidade de criar e cultivar as relações e resolver os conflitos pessoais, de captar o estado de ânimo do outro.

As crianças adquirem desde cedo, conhecimentos e habilidades para um desenvolvimento saudável, que impactam de forma positiva seu aprendizado e sua vida escolar, até a vida adulta.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp