03/04/2023 às 14h32min - Atualizada em 04/04/2023 às 00h01min

No feriado de Páscoa, brasileiros buscam natureza para relaxar

Cidades no litoral se destacam entre destinos nacionais, apesar do fim do verão

SALA DA NOTÍCIA Tatiane Fornari
Páscoa - divulgação

Celebrado no próximo dia 09, o dia da ressurreição de Cristo, popularmente conhecido como domingo de Páscoa, forma um dos feriados prolongados do ano, sendo mais uma oportunidade para quem deseja escapar da rotina. O Hurb divulga os destinos que já registram maior número de reservas de hospedagens para o período, que começa no dia 06/04. Para a empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil, Rio de Janeiro (RJ) e Estados Unidos são os campeões de vendas em hotéis nacional e internacional, respectivamente.

Para as viagens pelo Brasil, cidades com atrações naturais ao ar livre dominam o Top 10. Com exceção de São Paulo, presença sempre certa devido ao grande volume de viajantes que buscam a metrópole independente da data, oito cidades no litoral brasileiro aparecem no ranking.

Com o fim do verão, os brasileiros querem aproveitar as últimas oportunidades para curtir temperaturas mais altas. O Rio de Janeiro aparece na lista com quatro municípios: além da capital, outras três cidades da Região dos Lagos surgiram no ranking. No ano passado, o estado registrou ocupação média de 80% da rede hoteleira, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). Esse dado foi superado por destinos como o Rio, Búzios e Arraial do Cabo. O resultado aponta para a prática do turismo intrarregional nos feriados mais breves. Assim, fica mais fácil garantir a oportunidade de lazer investindo em opções de viagens mais baratas. Seguindo o mesmo padrão, o Nordeste também aparece na lista, com mais algumas opções de praias amadas pelos turistas.

Há ainda aqueles que desejam aproveitar o fim do verão em destinos com temperaturas mais amenas, ao contrário do primeiro grupo. Conhecida pelas fontes naturais de águas termais, Olímpia (SP) aparece na lista com seus parques aquáticos. Gramado (RS) e suas temperaturas perfeitas para a produção de chocolate também foram lembrados como destino para a data, período em que, anualmente, supera 90% da ocupação hoteleira. A cidade gaúcha conta com parques, cachoeiras e canyons, somando mais uma opção para quem busca contato com a natureza.

Na plataforma de viagens Hurb, os destinos nacionais com mais reservas de hotéis confirmadas para o feriado de Páscoa, a partir do mais vendido, são: Rio de Janeiro, Porto Seguro, Búzios, Gramado, São Paulo, Maceió, Aracaju, Arraial do Cabo, Olímpia e Cabo Frio.

Além das cidades mencionadas no ranking, as expectativas de ocupação da rede hoteleira em outros destinos também chamam a atenção. Campos do Jordão (SP), por exemplo, deve ocupar mais de 80% dos quartos de hotel na Semana Santa, de acordo com a Associação Comercial e Empresarial (ACE). Já a expectativa da ABIH-BA é de que a Bahia atinja cerca de 65% de ocupação. Por ser um dos destinos do turismo religioso, Minas Gerais também tem expectativa de crescimento no número de turistas para a data, como aconteceu no último ano. 

Apesar do aumento do preço das passagens para destinos internacionais, o mercado registrou crescimento na busca por viagens para fora do país mesmo em feriados mais curtos, como é o caso da Semana Santa e do feriado de Tiradentes. O trabalho remoto, prática adotada por muitas empresas no pós-pandemia, pode ser uma pista para explicar o fenômeno. Passagens para Buenos Aires, capital da Argentina, por exemplo, ficaram 29% mais caras, no entanto a cidade aparece em segundo lugar no ranking de destinos mais buscados para o período da Páscoa na plataforma. Seis países no continente americano aparecem entre a preferência dos brasileiros, com destaque para os Estados Unidos, em primeiro, e República Dominicana, ocupando o terceiro lugar na lista.

Os demais destinos apontados pelo Top 10 estão na Europa. Roma, por exemplo, cresceu 173% no volume de buscas quando comparamos com o mesmo período de 2022, segundo dados de metabuscadores de passagens aéreas. O início da primavera no hemisfério norte é uma boa estação para quem deseja evitar os custos da alta temporada, que começa em julho.

Os destinos internacionais com maior número de hospedagens reservadas no Hurb para o segundo final de semana de abril são, em ordem de procura: Estados Unidos, Argentina, República Dominicana, Portugal, Itália, Cuba, Colômbia, Reino Unido, França e México.

Com mais de 196 mil parceiros na rede hoteleira em todo o mundo, o Hurb oferece hospedagens para todos os perfis de viajantes. Para garantir a viagem no próximo feriado prolongado, vale aproveitar os preços promocionais que a travel tech vem oferecendo ao longo de todo o mês de março para comemorar os 12 anos da marca.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp