10/04/2023 às 21h47min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h04min

Colégio Humboldt celebra Páscoa na tradição alemã

Festividade da Alemanha retratada no Colégio é repleta de tradições, como a árvore comemorativa, um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães

SALA DA NOTÍCIA Editor
https://humboldt.com.br/
Divulgação
O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), celebra os costumes e rituais desta festividade na cultura alemã, proporcionando aos alunos, vivências significativas de aprendizagem, como por exemplo, pintura e caça aos ovos, decoração coletiva da Osterbaum (árvore de Páscoa alemã), a culinária do pão e visita do coelho da Páscoa.
“A preparação dos ovos é um ritual que envolve a participação de toda a família”, diz Elisa Teixeira Dirk Vogt-Lahr, Coordenadora do Currículo Internacional Alemão do Fundamental I do Colégio Humboldt. Na semana passada, pais, mães e responsáveis estimularam a colaboração das crianças em casa para que levassem ao colégio ovos brancos vazios, ou seja, apenas as cascas inteiras dos ovos e seguir a tradição da comemoração da data na Alemanha: pintar os ovos e pendurá-los na Osterbaum. Os alunos do Fundamental I enfeitaram a árvore junto aos pais, que também participaram do momento. Ainda, os alunos dos dois níveis educacionais participaram da caça aos ovos de chocolate e receberam o coelhinho.

A reflexão sobre as tradições típicas desta época e vivências que marcam este período foram trabalhadas com as crianças. “Vivenciar as épocas do ano, bem como suas datas comemorativas, é trazer para a criança notícias da vida e do mundo. É também uma maneira de proporcionar momentos de união e celebração que geram conforto, confiança e bem-estar”, salientam as professoras do Colégio Humboldt.

A Páscoa, em seu sentido mais simples, indica movimento, vida e transformação e há diversos símbolos que a representam, como coelhos, borboletas e ovos. O coelho e os ovos ganham grande destaque nesta época. “O ovo representa o início de uma vida, ainda em estado germinal, que se desenvolve, irrompe a dura casca com sua potência, anunciando vida nova. Já o coelho representa um animal puro, que não agride e, portanto, é digno de trazer o novo, a vida nova, o ovo”, explicam Monika Weiss e Suzana Faria, professoras do G2 e G3 da Educação Infantil. “Com isto, podemos dizer que a criança se assemelha a estes símbolos, pois ela traz vida nova, potência, desenvolvimento e pureza”.

Na última sexta-feira, as crianças da Educação Infantil levaram para casa um enfeite pascal com ovos pintados por elas dentro de uma cestinha, que também trazia a receita do Osterhase Brot, o pão da Páscoa na tradição alemã, que foi feito junto aos pequenos na escola. “Foi muito especial. Todas as crianças participaram felizes!”, afirmam as professoras. “Ainda, incentivamos às famílias a reservarem um momento para fazer o pão junto com os filhos, criando memórias e muita diversão”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp