10/04/2023 às 16h45min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h06min

Electrolux Group aumenta período de licença parental de olho no estreitamento de laços entre pais e filhos e compartilhamento de responsabilidades

Nova política global, válida para todos os formatos de família, reforça prioridade do Grupo com o cuidado e bem-estar dos colaboradores e amplia o compromisso com a diversidade e a inclusão

SALA DA NOTÍCIA Redação
Electrolux
Alysson Polli (dir.) e sua companheira Andressa Oliveira de Almeida estão esperando o primeiro filho e já se beneficiarão da licença parental estendida

Quando descobriu que sua companheira Andressa Oliveira de Almeida estava grávida, o operador de manufatura Alysson Polli, da fábrica da Electrolux em Curitiba (PR), teve um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo que já fazia planos e sonhava em curtir cada momento da gestação, ele se mostrava preocupado com o pós-nascimento do primeiro filho. Sabia que não poderia ficar muitos dias em casa ao lado da companheira em um dos momentos mais complexos da família: o início da vida da criança.
 

Mas, a partir de março, Alysson e outros profissionais do Grupo na América Latina terão direito a mais tempo sem trabalhar quando um novo integrante chegar na família. A Electrolux anuncia um novo benefício global e passa a oferecer, no mínimo, de 30 dias de licença parental, válido para todos os formatos de família, independente de serem pais biológicos ou adotivos ou da orientação sexual ou expressão de gênero.
 

“Esses 30 dias, e não os 5 previstos por lei no Brasil, serão perfeitos para mim. O novo período de licença paternidade ajudará muito nesse meu aprendizado como pai pela primeira vez. A gente não sabe muita coisa. Vai ser um momento especial para que eu consiga criar um vínculo maior com meu filho e, também, com minha esposa”, comenta o profissional.
 

Atualmente, a legislação no Brasil prevê o afastamento remunerado de 120 dias para a licença-maternidade (ou de 180 dias para profissionais de companhias inscritas no Programa Empresa Cidadã, que é o caso da Electrolux) e cinco dias (mais 15 pelo Empresa Cidadã) para a licença-paternidade.
 

Licença parental estendida
 

A licença parental traz diversos benefícios. Da criação de laços fortes logo no início da vida, o que contribui para o pleno desenvolvimento da criança em diversos aspectos, à redução do estresse no momento em que mudanças significativas de vida acontecem para a família, passando pelo compartilhamento de tarefas e responsabilidades. A iniciativa da Electrolux também vai ao encontro do compromisso da marca com a diversidade e a inclusão.
 

“Estabelecer um requisito mínimo global na Electrolux representa um ganho significativo para todos em momentos tão importantes na vida das pessoas. Os primeiros dias de um bebê estabelecem vínculos afetivos. E, com isso fortalecido, o desenvolvimento da criança tende a ser mais saudável. Para os novos pais e mães, o fato de permanecer por mais tempo afastado do trabalho é uma oportunidade de participar ativamente desses cuidados iniciais”, comenta Agda Chagas, Coordenadora de Benefícios da Electrolux para a América Latina.
 

A vice-presidente de RH da Electrolux América Latina, Valéria Balasteguim, é um exemplo na prática de como esse tipo de benefício teria sido impactante durante o nascimento de seus dois filhos, há 20 anos. “Foi difícil e hoje fico pensando o quanto minha vida - e a da minha família - teria sido diferente se já existisse a possibilidade da licença parental que oferecemos atualmente. Esse novo benefício vai impactar muito positivamente a realidade de nossos colaboradores e colaboradoras ao redor do mundo. Por exemplo, na América Latina isso vai contribuir com a licença-paternidade, que em todos os países era inferior a esses 30 dias. Nos Estados Unidos mais ainda, onde a licença-maternidade é praticamente nula, prevista por lei, e conseguimos garantir o mínimo de 30 dias”, destaca a executiva.
 

“Somos uma empresa que reconhece a importância da responsabilidade compartilhada, que trabalha no fortalecimento da presença da mulher no mercado de trabalho e prioriza o bem-estar de seus colaboradores”, finaliza Agda Chagas.
 

Estudos recentes da Boston Consulting Group (BCG) e da Ernst & Young revelam que 80% das companhias que proporcionam às mães e pais um período de afastamento estendido remunerado em decorrência do nascimento ou adoção de uma criança e 70% delas percebem aumento da participação das mulheres em cargos de liderança.
 

“É uma ação efetiva no caminho para a equidade de gênero e pela igualdade de direitos LGBTQIA+ que tanto almejamos como sociedade, enquanto nos transformamos como empresa no caminho para criar ambientes mais inclusivos e diversos, reflexo das sociedades em que estamos inseridos. O benefício se estende a todos os tipos de família, considerando, por exemplo, o primeiro genitor como pai, no caso de casais homoafetivos masculinos que, na situação de uma adoção, também poderá se ausentar por 180 dias”, conclui Valéria.
 

Mais benefícios aos colaboradores

A Electrolux não ampliou apenas a licença parental para todos os formatos de família. O grupo dispõe de outros benefícios aos colaboradores.

  • Kit bebê: Com itens indispensáveis para os primeiros cuidados do bebê, entregue tanto aos futuros papais como às futuras mamães.
  • Auxílio-creche: para ajudar a conciliar carreira e vida pessoal com mais segurança e tranquilidade.
  • Canal de orientação Viva Melhor: sessões com psicólogo, assistente social ou consultor financeiro para ajudar a organizar esse novo momento de vida.
  • Gympass: para se manter ativo mesmo que seja sem sair de casa, com aulas online e ao vivo.
  • Plano de saúde e odontológico: para cuidar da sua saúde e de toda sua família.
  • EluxClub: clube de descontos com ofertas para auxiliar nas despesas com o bebê.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp