18/04/2023 às 10h43min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h04min

A educação profissional contribui para a reintegração na sociedade 

Conheça a história de Vinicios, ex-recuperando que transformou sua vida por meio da educação e capacitação profissional 

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Divulgação/ Senac em Minas
A reintegração de pessoas com restrição de liberdade é um desafio que exige esforços de diversas esferas da sociedade. Nesse contexto, a parceria entre o Senac em Minas e a Apac – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados têm se destacado na capacitação profissional de ex-recuperandos, visando a sua reintegração social por meio do mercado de trabalho.  

A parceria, que teve início em 2013, tem como objetivo a reintegração de ex-recuperandos na sociedade por meio da educação profissional. As atividades abrangeram oficinas e cursos, além do Programa Pró Apac com palestras realizadas pelo Movimento Tio Flávio Cultural. Por meio destas ações, até 2022, foram beneficiados mais de 6 mil recuperandos.   

Somente em 2022, foram realizadas 38 oficinas e cursos nas áreas de Gestão, Gastronomia, Beleza, Saúde e Eventos, em unidades da Apac nas cidades de Araxá, Arcos, Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Conceição das Alagoas, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Patos de Minas, Perdões, Pouso Alegre, São João del-Rei e Rio Piracicaba. Ao todo, 727 recuperandos foram beneficiados com estas atividades.  

Ana Roberta da Cruz, Especialista Técnica de Relações Institucionais do Senac, destaca a importância desta parceria. "Muitas pessoas voltam para o crime porque não encontram oportunidade. Além do preconceito por parte da sociedade, a falta de qualificação torna o processo da empregabilidade para os egressos do sistema prisional muito mais árduo. Por isso, o Senac tem um papel fundamental para a reinserção dessas pessoas no trabalho e na sociedade. Nossos cursos vão além da formação profissional, trabalhando também o empoderamento e aumentando a autoestima". 

O desafio da reintegração social 
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em março de 2021, apenas 23,4% dos ex-detentos que cumprem pena no sistema prisional brasileiro conseguem se inserir no mercado de trabalho após a liberação. O levantamento aponta ainda que o índice de reincidência entre os que não conseguem trabalho é de cerca de 70%. O que evidencia a importância da educação profissional para a reintegração desses indivíduos.   

Transformação por meio da educação 
O ex-recuperando Vinicios Athanazio Aguiar, soldador de 40 anos, é um exemplo de como a educação profissional pode contribuir para a transformação de vidas. Ele fez diversos cursos no Senac durante o cumprimento de sua pena na Apac e hoje é “um excelente profissional e um ser humano transformado”, como ele mesmo destaca. Atualmente, seus filhos também são estudantes do Senac, no curso de Aprendizagem Comercial (Jovem Aprendiz).   

Vinicios salienta os conhecimentos que adquiriu nas formações oferecidas pelo Senac no período em que estava na Apac. "Fiz muitos cursos nas áreas de gestão, administração, empreendedorismo, entre outros. Desenvolvi diversas habilidades e competências, como proatividade, comunicação assertiva, organização, ética profissional e comprometimento, entre outras.", afirma.  

Ele aponta a importância da parceria entre Senac e as Apacs na capacitação profissional dos recuperandos. "Acredito que essa parceria é fundamental e essencial, pois muitos ex-presidiários não tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar e ser um profissional no mercado. Quando saímos capacitados e ingressamos no mercado, conseguimos nos desvincular totalmente do crime, pois ganhamos a dignidade de trabalhar e viver de forma honesta com o dinheiro do nosso trabalho." 

Segundo Vinicios, os cursos do Senac contribuíram para sua recolocação profissional.  "As habilidades, o conhecimento e as atitudes aprendidas nos cursos me deram um grande diferencial profissional e técnico, para que eu contribuísse com as exigências das empresas. Hoje trabalho como soldador em uma empresa e estou muito feliz com a minha recolocação no mercado de trabalho."  

A partir da mudança de vida possibilitada pela sua formação profissional no Senac, Vinicios estimulou seus filhos que agora também são estudantes da instituição. "Vejo uma boa ação dando bons frutos, é algo que é abrangente a minha família. Eles viram meu exemplo e estão amando a oportunidade. Eles que antes estavam em risco social, agora no programa Jovem Aprendiz, eles têm perspectiva de vida."  

Vinicios faz planos para seu desenvolvimento profissional, "Quero ter a oportunidade de continuar estudando e me capacitando, para me tornar cada vez mais um profissional de excelência. Com isso, de certa forma, eu posso contribuir de forma positiva com a sociedade."  

Sobre o Senac em Minas  
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.   

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp