CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/04/2023 às 14h22min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h02min

Como saber a rotina ideal para o seu tipo de cabelo?

A rotina de cuidados com os cabelos é essencial para manter os fios saudáveis. Confira as melhores dicas e crie a sua!

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza

A rotina é um hábito fundamental na vida do ser humano. Seja com a agenda de atividades diária, no trabalho, exercícios, ou nos cuidados, estabelecer uma rotina traz organização para suas tarefas com definição de metas. E isso também vale para os cuidados com os cabelos. Afinal, a meta é ter cabelos fortes, saudáveis e bonitos.

Mas como saber e definir uma rotina específica para o tipo de cabelo? Pensando em ajudar e estimular hábitos saudáveis para os fios, a expert Lorenna Hainfellner, da rede Walter’s Coiffeur, trouxe algumas dicas e esclarecimentos.

Tipo de produto
Para saber o melhor produto a ser aplicado nos fios, o ideal é experimentar e analisar. “Ao observar a textura e aspecto do cabelo, é possível perceber características básicas como se a raiz é oleosa, se as pontas são secas, se o fio está quebradiço, entre outros.”, afirma Lorenna. Depois de entender essas características, fica mais fácil descobrir o tipo de tratamento necessário.

“É preciso escolher produtos próprios para a sua textura capilar alinhado com os objetivos específicos a serem alcançados, como, antiqueda, nutrição, hidratação, regeneração, diminuição de caspas, matizador e por aí vai. Um exemplo é a linha K.Fiber Repair da Kostume, desenvolvidos para combater sinais de desgaste dos fios como, uso excessivo de químicas, fibra estática sem movimento, aspecto ressecado, volume excessivo, cabelo quebradiço e emborrachado.”

Lavagem
Esse passo parece simples, mas no dia a dia deixamos passar algumas dicas valiosas que intensificam a saúde dos fios. O shampoo deve ser sempre concentrado no couro cabeludo, enquanto o condicionador é aplicado apenas no comprimento e pontas do cabelo. Além disso, é recomendado massagear o produto e deixá-lo agir pelo tempo indicado na embalagem, seguido pelo enxague. “Uma dica é passar o shampoo no couro com movimentos circulares, podendo ser aplicado mais de uma vez por quem tem os fios oleosos, fazendo uma limpeza profunda. Outro truque valioso para cabelos frágeis e danificados é investir em pré shampoo, que nada mais é do que uma blindagem no comprimento e ponta, pra quando o shampoo escorrer da raiz, não abrir tanto as cutículas do cabelo.”. 

“Um outro ponto importante é a periodicidade da lavagem, que varia de acordo com a necessidade e perfil do cabelo. É fundamental que a lavagem seja feita de forma correta e com água fria ou ambiente. A água quente é prejudicial para fios, deixando-os ressecados e quebradiços.”. Ainda enquanto estiver no banho, aproveite para desembaraçar os cabelos com um pente largo apropriado.

Penteando os fios
Após o banho, é indicado o uso de um leave-in ou creme para pentear. “O uso de uma escova de cabelo indicada para o seu tipo de fio e o cuidado ao desembaraça-los fazem toda a diferença. Prefira escovas para cabelos úmidos, flexíveis, e comece sempre a desembaraçar, com cuidado, pelas pontas e depois subindo para o comprimento e raiz.”

Teste de porosidade
Ao analisar o estado dos cabelos, alguns pontos podem ser observados a olho nu. O ressecamento, por exemplo, é caracterizado pela falta de brilho nos fios, aspecto áspero e sem movimento, necessitando de tratamento de hidratação. Já cabelos que embaraçam muito e apresentam fios arrepiados e frizz, a nutrição pode auxiliar. Em casos de procedimentos químicos, que resultam em fios frágeis e porosos, a dica é se jogar na reconstrução.

“Um outro método rápido e fácil para analisar a saúde dos fios é pelo teste de porosidade. Basta pegar um copo transparente com água filtrada e colocar um fio de cabelo dentro, aguardando 3 minutos. Se o fio permanecer boiando na superfície da água, o fio está pouco danificado e necessita de hidratação. Se o fio permanecer no meio do copo, ele apresenta aspectos de danificação com média porosidade, necessitando de mais nutrição. Agora, se o fio afundar totalmente, o cabelo está com alta porosidade, ou seja, necessita de reconstrução.”.

Cronograma capilar
O cronograma capilar determina um calendário de cuidados, com sequência de tratamentos que oferece a nutrição, hidratação e a reconstrução para fios mais saudáveis. “Programe-se para fazer os tratamentos de acordo com as necessidades do fio. Caso o seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode intensificar e aumentar a quantidade de vezes de uma e reduzir o da outra.”. É fundamental planejar intervalos de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios. O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, intendente da textura ou curvatura. “A ordem dos tratamentos depende das necessidades do seu fio, em uma frequência de 3 dias por semana.”.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp