CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/04/2023 às 14h00min - Atualizada em 22/04/2023 às 00h05min

CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa

Companhia também assinou Ordem de Serviço que permite o início das obras de adequação de acessibilidade na Estação Aracaré, Linha 12-Safira

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/cptm-entrega-as-obras-de-acessibilidade-da-estacao-sao-caetano-na-linha-10-turquesa-2/

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram nesta quinta-feira (20/04) as obras de acessibilidade da Estação São Caetano, da Linha 10-Turquesa da CPTM. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros com todos os itens de acessibilidade.

As estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, da Linha 10-Turquesa, já haviam passado por esse processo de adequação da acessibilidade, dento do projeto da CPTM de oferecer autonomia e mobilidade a todos os passageiros.

Para garantir a total acessibilidade de São Caetano, foram entregues as melhorias nos pisos, iluminação, sonorização e pintura das quatro plataformas da estação, além da passarela metálica que liga todas as plataformas, que possuem quatro elevadores, sistemas de iluminação e sonorização. A CPTM também investiu em novos sanitários acessíveis, na pintura das escadas de acesso ao túnel com instalação de novos corrimãos, e na comunicação visual para pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade.

Foram instalados, ainda, novos bloqueios nos acessos, sendo um acessível em cada sentido, e o acesso sul ganhou uma nova rampa de acessibilidade.

“O Estado de São Paulo está em constante evolução no que diz respeito à acessibilidade. A entrega das obras na estação São Caetano reforça o compromisso da CPTM, e dos demais transportes metropolitanos, no que diz respeito a esse requisito tão importante para os passageiros,” afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

Somando todas as intervenções nas quatro estações, o valor de investimento chega a R$ 92 milhões.

“É com muito orgulho que finalizamos esse grande projeto de acessibilidade. Agora, as quatro estações são preparadas e confortáveis para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida”, afirma Pedro Moro.

Ainda na Linha 10-Turquesa, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população, integrada com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Estação Aracaré se tornará acessível

Além da entrega da Estação São Caetano totalmente acessível, o evento desta quinta-feira também marcou a assinatura da Ordem de Serviço que permite o início das obras de adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, na Linha 12-Safira.

A estação, localizada no município de Itaquaquecetuba, passará a ter elevadores, uma nova passarela, rotas táteis, um novo saguão de entrada, um bicicletário com 245 vagas, e o piso da plataforma será devidamente regularizado para garantir que, além do nivelamento do piso ao material rodante, ocorra também a diminuição do vão entre o trem e a plataforma.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

O post CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp