20/04/2023 às 12h48min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h04min

Secretaria de Obras trabalha na construção de novas galerias no entorno do Parque Ibirapuera

Política, Cotidiano

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está trabalhando na construção de novas galerias de águas pluviais no entorno do Parque Ibirapuera, na Zona Sul. Com um investimento de R$ 4,2 milhões, as estruturas irão beneficiar mais de 83 mil moradores da região. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre deste ano. As novas galerias visam aumentar a capacidade de vazão do sistema de drenagem do bairro, mesmo em dias de fortes chuvas.

As intervenções no local irão reorganizar a rede de drenagem existente, com a implantação de 375,45 metros de novas galerias, entre as ruas Ibiporanga, Escobar Ortiz e até a Avenida República do Líbano. Também serão construídas bocas de lobo, poços de visita e novas grelhas de captação de águas pluviais. Quando concluída, a nova galeria irá desaguar no Córrego do Sapateiro. A licitação para contratação dos serviços foi lançada em agosto de 2022. A obra teve início em março, após aprovação final dos projetos.

Os trabalhos irão eliminar os recorrentes alagamentos que atingem o entorno da Rua Ibiporanga, causados pela pequena vazão das antigas galerias. Os novos túneis são construídos com material conhecido como tubos de “PEAD” (polietileno de alta densidade), material moderno, resistente e que auxilia na passagem da água. Após a conclusão das obras, toda área do empreendimento receberá novo pavimento, passeio e reforma das guias e sarjetas.

Segurança das comunidades

Desde de 2021, somente na Zona Sul, a SIURB concluiu mais de 54 intervenções no sistema de drenagem, como a recuperação de margens de córregos, galerias subterrâneas, contenção e estabilização de encostas e taludes. As obras visam garantir a segurança das comunidades no entorno dos cursos d’água, dos pedestres e motoristas, além de preservar a integridade das vias públicas e imóveis (muitas vezes afetados pelo processo de erosão).

A Rua Ibiporanga faz parte da bacia hidrográfica do Córrego do Sapateiro. A  Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras concluiu o Caderno de Drenagem desta bacia no último ano. Os estudos apresentam propostas de intervenções para o controle das cheias da bacia. O material pode ser encontrado no site da secretaria, junto com outros cadernos já publicados.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp