07/04/2023 às 18h04min - Atualizada em 24/04/2023 às 00h00min

Postar muitas selfies é sinal de narcisismo, afirma estudo reforçando tese de neurocientista luso-brasileiro

Postar muitas selfies é sinal de narcisismo, afirma estudo reforçando tese de neurocientista luso-brasileiro

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
Foto ilustrativa (Depositphotos)

Quem não gosta de postar uma selfie? Seja com os amigos, família, para compartilhar aquele passeio, mas de acordo com um novo estudo publicado pela revista científica The Open Psychology, postar selfies em excesso pode ser um sinal de personalidade narcisista.

O que afirmou o estudo?

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Milão e da Universidade de Swansea, analisaram a personalidade de 74 participantes com idades entre 18 e 34 anos durante quatro meses e observaram o uso de redes sociais por parte do grupo, concluindo que os que usaram as redes para postagens visuais apresentaram cerca de 25% mais traços de narcisismo,alguns inclusive demonstraram sinais do Transtorno de Personalidade Narcisista.

Os resultados também apontaram que o uso de redes sociais prioritariamente verbais, como o Twitter, por exemplo, não apresentaram os mesmos sinais.

Estudo reforça a tese de neurocientista luso-brasileiro

Os resultados do estudo ajudam a reforçar a perspectiva defendida pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, em seu artigo “CIRCUITO DA INCOERÊNCIA: A SOCIEDADE BRASILEIRA SOFRE DE PERTURBAÇÕES DAS PERSONALIDADES DRAMÁTICAS”, publicado na revista Cognitionis

Orgulho exacerbado, vaidade extrema, falta de educação, falta de compaixão, necessidade de fama sem argumento e coerência, investimento em compra de likes e seguidores nas redes sociais com uma “falsa popularidade”, exibicionismo, ostentação, incoerência nos argumentos e arrogância. Todos estes são comportamentos derivados do narcisismo patológico e da necessidade de busca da felicidade como se esta estivesse cada vez mais inalcançável” 

Em nossa sociedade, determinada pela cultura social, tecnológica, temporal, educacional, entre outras, estamos vivendo a fase das personalidades dramáticas. Histriônica, Narcisista, Limítrofe, Antissocial e Borderline, são algumas delas, déficits nas funções de atenção, memória, linguagem, abstração, planejamento/sequenciamento de comportamento e no desempenho neurocognitivo são cada vez mais relatados nos consultórios”. Afirma no estudo.

O que é o Transtorno de Personalidade Narcisista?

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio psicológico caracterizado por uma visão inflada e grandiosa de si mesmo, falta de empatia pelos outros e busca constante por atenção e admiração. Indivíduos com TPN geralmente acreditam que são superiores aos outros e podem exibir comportamentos arrogantes, egoístas e manipulativos. 

Eles podem ter dificuldade em reconhecer as necessidades e emoções dos outros e podem ter relações interpessoais problemáticas. 

O TPN pode ser causado por fatores genéticos e ambientais, incluindo traumas na infância, seu tratamento geralmente envolve psicoterapia, embora muitas vezes possa ser difícil convencer alguém com TPN a buscar ajuda e fazê-lo entender que possui o transtorno.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp