CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/04/2023 às 00h24min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h24min

Como se organizar financeiramente? 10 dicas imprescindíveis

Não sabe como se organizar financeiramente? Este conteúdo fornece 10 dicas práticas que farão diferença na sua vida!

Tentar entender como se organizar financeiramente faz com que muitas pessoas fiquem confusas e não saibam por onde começar. Não é um processo impossível ou complexo, porém exige paciência e mais atenção quanto ao que é gasto no decorrer do mês e o que evitar fazer para não ter descontrole financeiro.
Para se manter sempre no controle, este artigo sugere práticas que você pode começar a implementar para melhorar sua rotina financeira e deixar os sufocos no passado. Confira!

Faça um diagnóstico financeiro da sua situação atual

O ato de organizar as finanças exige ter um tempo para sentar e averiguar os principais gastos que você possui e estudar a relevância de cada um deles. A análise se inicia sempre por contas mais grossas e indispensáveis, como: luz, água, aluguel, impostos variados (IPVA) e internet, que tendem a possuir valores elevados.
Em seguida, você precisa construir uma planilha organizada no seu computador contendo todas as informações sobre as contas. Não esqueça de incluir mesmo os gastos “menores” para poder ter uma visão real da sua situação atual. Inclusive, lembre-se de incluir suas dívidas atrasadas também.

Defina um orçamento com metas e objetivos claros

Para se manter organizado na rotina financeira, você precisa estabelecer um orçamento para passar o mês. Não adianta esquecer da definição das metas porque sem elas, você fica perdido e não resolve o problema. Analise o que você quer atingir, o quanto precisa e guarde o dinheiro.
Quer viajar ou comprar um smartphone novo? O ato de poupar, faz com que em poucos meses, se o controle financeiro for mantido, juntar a quantia necessária. Chegar neste processo exigirá sempre o uso da planilha para evitar os gastos ínfimos e a vontade de sair gastando.
Aprender a como se organizar financeiramente costuma ser um processo complexo logo de cara, mas em poucas semanas você entende melhor os benefícios de juntar dinheiro. Gastar, descontroladamente, pode se transformar em um hábito incontrolável, difícil de resolver e com consequências muito sérias.

Controle as finanças com a ajuda de uma planilha

Conforme orientado mais acima, você precisa ter uma boa planilha disponível para resolver os seus problemas. Os gastos são vistos como abstratos porque você não compreende o motivo de tal conta ter sido alta ou onde foi usado R$ 50,00, e no que esse gasto te resultou.
Faça planilhas mensais conforme seu diagnóstico, planejamento e orçamento financeiro. Dessa forma, tudo ficará mais visível e prático de acompanhar.

Renegocie dívidas

Ficar com o nome sujo é uma das situações que mais acometem os brasileiros que não fazem um controle das finanças. Você está com o nome sujo? Então saiba que é possível controlar o problema, e tudo o que deve ser feito é incluir no seu planejamento formas de economizar um dinheiro para quitar suas dívidas.
Confira as empresas em que esteja com pendências e tente renegociar suas dívidas. Tente negociar descontos e condições mais favoráveis, e sempre considere seu orçamento para poder cumprir com o acordo, não aceitando valores que não possa pagar, seja à vista ou parcelado.

Faça uma reserva financeira

A reserva de emergência exige manter determinado valor guardado para usá-lo apenas quando surgir um imprevisto, quando não tiver a possibilidade de quitar gastos médicos, por exemplo.
A reserva fica intocada, mas você sabe que ela está lá, que pode depositar quantias todos os meses a fim de usar quando houver uma emergência, evitando perder o controle financeiro. Para te ajudar, acesse este artigo e aprenda como se organizar para fazer uma reserva de emergência!

Busque economizar

Evite gastar com coisas desnecessárias e priorize economizar. Esse dinheiro poderá ser utilizado de diversas formas, seja para pagar dívidas antigas, ou para investir em sonhos.
Com a planilha, você conseguirá verificar quais são esses gastos que podem ser evitados, além de te manter no foco de suas metas e objetivos.

Pense em ter uma renda extra

Ter uma renda extra pode ser uma boa solução para quem tem um orçamento muito apertado, ou pretende acelerar a conquista de objetivos que demandam recursos financeiros.
Para isso, é necessário se preparar e entender o que você mais tem afinidade. Dentre as possibilidades, você pode produzir e vender suas receitas deliciosas, como bolos e tortas, ou ainda, fazer artesanatos, trabalhos freelancers, entre outros.

Evite fazer novas dívidas

Evite fazer novas dívidas para obter um maior controle financeiro. Entenda o que deve ser comprado agora e o que pode esperar mais um pouco. Tenha clareza da necessidade e seja consciente ao aderir a novas contas.

Pague suas contas em dia

Não deixe nenhuma das suas contas atrasar. Nunca deixe para depois, pois, pode pagar por taxas de juros em decorrência de atrasos que poderiam ter sido evitados com um maior controle.
Além disso, ao pagar tudo em dia, você demonstra ao mercado que tem controle de suas finanças, demonstrando ser um bom pagador. Isso pode refletir em melhores opções de crédito, caso seja necessário no futuro.

Aprenda a investir e tenha uma carteira diversificada

Quer que seu dinheiro guardado renda? Então, é preciso aprender a investir. Atualmente, existem formas de escolher o melhor tipo de investimento para o seu perfil, o que permite manter o dinheiro rendendo ao invés de deixá-lo livre e suscetível a desperdícios. A seguir, você conhecerá os mais comuns:
  • CDB;
  • Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • Renda Fixa;
  • Carteira Digital.
Saiba sobre cada uma e escolha o que for mais vantajoso para o seu perfil financeiro.
Neste artigo você aprendeu sobre como organizar a sua vida financeira de maneira prática e objetiva. É necessário manter bons cuidados com os gastos, comprar apenas o que for necessário, mas sem se privar de coisas que gosta. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp