CIDADE NO AR Publicidade 728x90
28/04/2023 às 16h00min - Atualizada em 30/04/2023 às 00h04min

Dia do Trabalhador destaca avanço aos profissionais negros no mercado de trabalho brasileiro

Mudanças foram significativas ao longo dos anos, entretanto, muitos desafios ainda devem ser superados

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
O Dia do Trabalhador, comemorado na próxima segunda-feira, 1º de maio, marca as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos. Oficializado no Brasil desde 1924 e com avanços significativas durante o governo Vargas, as mais importantes iniciativas voltadas ao trabalhador começaram a ser anunciadas nesta data, o que reforça a relevância do feriado. A evolução do mercado de trabalho também se refletiu aos profissionais negros, grupo que é historicamente descriminado, com baixas remunerações e funções intermediárias.

Nos últimos anos as conquistas de políticas de inclusão e programas de diversidade implementados por empresas que buscam a equidade e valorizam a diversidade ganharam espaço e se tornaram pautas prioritárias em grandes empresas. Desde programas afirmativos de estagiários e trainees, jornadas de educação antirracista, até os focados no desenvolvimento de novas lideranças negras. Esses avanços não apenas transformam a realidade do mercado de trabalho, mas também promovem um ambiente mais justo e igualitário para todos.

A Singuê, consultoria liderada por pessoas negras, que desenvolve programas de diversidade, equidade e inclusão em empresas como Natura e Gerdau, possui papel fundamental neste novo posicionamento do mercado de trabalho brasileiro, principalmente com as altas lideranças. Focada em projetos de diversidade, equidade e inclusão, o trabalho de consultoria é dividido em cinco pilares: estratégia, carreira e educação em DEI (Diversidade, equidade e Inclusão) e ESG.

De acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas negras em cargos gerenciais nas empresas privadas brasileiras aumentou de 29,9% para 35,7% entre 2016 e 2020. Além disso, a taxa de desemprego para essa população também apresentou queda, passando de 14,5% para 12,4% no mesmo período.

Talita Matos, sócia-fundadora da Singuê, destaca a importância de iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade nas empresas, não apenas para atender às demandas do mercado, mas para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. “Acreditamos que a inclusão e a diversidade são valores essenciais para as empresas do século XXI. Ao promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, as empresas se tornam mais competitivas, mais inovadoras e mais responsáveis socialmente”, afirma Talita.

Ainda segundo a executiva muitos desafios ainda devem ser superados ao longo dos próximos anos. “Tivemos alguns avanços significativos nos últimos anos, entretanto, os desafios se sofisticaram. Somos um país negro e as corporações precisam atrair e desenvolver esses profissionais. Queremos propor e ajudar a manter ações para que as companhias tenham a diversidade do país presente em seus times", pontua Talita Matos.

“Os desafios ainda são grandes, mas é possível ver profissionais negros tomarem o protagonismo nas grandes empresas em cargos de liderança, em funções públicas e na gestão de seus negócios com sucesso. Mesmo com as gigantes barreiras estruturais da nossa sociedade, estamos no fim da era das primeiras pessoas negras da família na universidade ou em cargos de liderança e não será mais aceito qualquer retrocesso nesta grande evolução”, finaliza a executiva.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp