28/04/2023 às 14h43min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Projeto Cultural 'Arranjando Marcus Flexa' que homenageia músico e compositor Marcus Flexa é aprovado em São José dos Campos-SP

Temporada inédita contará com três shows ao vivo em espaços públicos da cidade.

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Souza
Projeto Arranjando Marcus Flexa
Aprovado via edital do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, o projeto 'Arranjando Marcus Flexa' retorna em 2023 com diversas novidades, entre elas uma temporada inédita do show “Miragem em Cordas”, que acontecerá no próximo bimestre em São José dos Campos-SP.

O projeto 'Arranjando Marcus Flexa' tem por objetivo homenagear o músico e compositor Marcus Flexa que faleceu em 2013 devido a um quadro de pneumonia. Flexa é reconhecido no Vale do Paraíba por sua genialidade e também pelas suas composições. Estima-se que ele chegou a compor cerca de 150 canções por ano, e que o acervo deixado chegue a seis mil composições.

Está é a segunda edição do projeto, a primeira aconteceu em 2021, e foi realizada no formato online devido a pandemia por covid-19. O projeto contou com a participação dos arranjadores: Marcelo Mariano, Fernando Pontes, Marcilio Sousa Lima e Benoit Decharneux.

Já neste ano o projeto retorna de forma presencial, e contará com a apresentação da temporada “Miragem em Cordas”, que contará com a realização de três shows em espaços públicos de São José dos Campos-SP. Outras ações previstas pelo projeto é a disponibilização de um show gravado a ser disponibilizado no canal do YouTube do projeto, e um workshop presencial com os arranjadores do projeto abordando as técnicas utilizadas na construção desse trabalho.

Nesta edição o projeto Arranjando Marcus Flexa conta com a produção cultural e executiva de Cinthia Jardim. E com a participação do violonista e arranjador Marcílio Sousa Lima, da violonista e arranjadora Helô Ferreira e do músico e arranjador Marcelo Mariano, que também é o idealizador do projeto.
Para saber mais acesse as redes sociais do projeto @omarcusflexa e fique por dentro das datas e locais dos shows.


MARCUS FLEXA
Nascido em São Paulo, em 1953, Marcus Flexa foi um apreciador da música clássica desde o ventre da sua mãe. Seu dom musical foi descoberto ainda na infância pelos pais. Marcus herdou dos avós a musicalidade, um tambor africano, um violão luthier e uma pianola.

Flexa tocava todos os instrumentos, conhecido como jazzista, blueseiro, e músico de MPB se apresentando em SP, Campos do Jordão, RJ, Paraty. No Vale se apresentava em barzinhos. Tendo trabalhado em diversas produções, produziu amigos como: Margareth Machado e do Ernesto Villela.

Mas foi à composição a sua maior dedicação de vida, chegando a compor cerca de 150 canções por ano. Aos 20 anos mudou-se para São José dos Campos. Sentado nos bancos das pracinhas, teve o cenário perfeito para as suas criações.

Marcus Flexa compôs mais de 6 mil músicas e teve diversas experiências com grupos regionais da América Latina. Nas décadas de 70 e 80 atuou em turnês com os grupos Raízes de América, Chaski e Machitum.

Formou também, com Beto Quadros e Paulo Azevedo, o “Trio Inhame”, que ganhou o I Festival Carrefour de Música em 1991, concorrendo com mais de 1.500 canções.
Ele faleceu em 2013, aos 59 anos no Hospital Municipal com pneumonia deixando a esposa e dois filhos. Flexa também deixou o seu legado e uma gigantesca herança para a cultura da região do Vale do Paraíba.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp