28/04/2023 às 14h42min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h01min

Por cultura da paz no ambiente escolar, CIEE/PR promove mobilizações em unidades do estado

Iniciativas ofereceram um espaço acolhedor para estudantes da entidade em meio a insegurança causada pela onda de ameaças e ataques em instituições de ensino do país

SALA DA NOTÍCIA Aline Benassi
Central Press
divulgação

Com o objetivo de promover e disseminar a cultura da paz no ambiente estudantil, diversas unidades do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) realizaram durante o mês de abril, atividades para incentivar e acolher jovens alunos.

As iniciativas foram pensadas devido à onda de ameaças e ataques em instituições de ensino de todo o país, que aumentaram a sensação de insegurança nos ambientes voltados para a formação pessoal e profissional.

“O CIEE/PR trabalha seus conteúdos multidisciplinares com base na cultura da paz, do pertencimento e no respeito à diversidade. Sabendo das dificuldades e dos anseios dos  estudantes, as equipes se reuniram para criar ações que os fizessem se sentir valorizados e acolhidos, enfatizando o respeito da entidade por cada um deles. Com o movimento foi formada uma corrente para reforçar que o ambiente escolar está  seguro e é um lugar onde podem se sentir abraçados, livres e aceitos”, explica a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Simone Paulin. 

Na unidade de São José dos Pinhais (PR), ao atravessar o "arco da paz", aprendizes encontraram balas e "gotas de chuva" com mensagens incentivadoras. Em sala de aula, os alunos trabalharam a cultura da paz, produzindo cartas com pensamentos e mensagens positivas para serem distribuídas. 

Em Campo Largo (PR), estudantes do Programa de Aprendizagem do CIEE/PR soltaram balões durante o horário de saída dos alunos do Colégio Estadual Sagrada Família.

No Norte do Paraná, em Maringá, a ação acolheu os estudantes já na entrada da unidade. Os alunos foram recebidos com músicas, frases motivacionais e com os cumprimentos de toda a equipe de colaboradores. Os adolescentes e jovens que participam dos programas desenvolvidos pelo CIEE/PR no município ainda deram um abraço simbólico na Catedral de Maringá. Com balões brancos, os mais de 100 envolvidos na ação reforçaram o pedido de paz no ambiente estudantil e na sociedade.

A ação pela paz também foi trabalhada em União da Vitória (PR) e reuniu colaboradores e aprendizes da unidade do CIEE/PR no município. Já em Umuarama (PR), a equipe multidisciplinar da unidade preparou uma recepção calorosa para os aprendizes. Foram colocadas em cartazes palavras que representam a paz e o fortalecimento de vínculos. Na conversa que os alunos tiveram com a psicóloga, o objetivo era despertar um olhar mais otimista e o poder transformador de cada um. A ação também teve roda de música com letras sobre paz, tolerância e amor.

Outras unidades do CIEE/PR também realizaram ações pela paz no ambiente de aprendizagem.  “Foi um trabalho em equipe, que estreitou ainda mais os laços do CIEE/PR com os estudantes, e contribuiu para a diminuição da cultura de ódio e violência e para garantir o direito de segurança e estudo em ambientes escolares”, finaliza Simone.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp