CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/04/2023 às 16h06min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h03min

Espetáculo “Encasulados” leva para o palco temas urgentes como sustentabilidade e preservação da natureza

Montagem concebida por Roberto Haathner (que também integra o elenco), traz no palco os atores Bruno Perillo e Iris Yazbek, com texto de Paulo Rogério Lopes e direção de Gustavo Kurlat

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Andreia Machado
Abordar de forma poética temas importantes como a sustentabilidade e a preservação da vida e da natureza. Em síntese esta é a proposta de “Encasulados”, espetáculo de sucesso que abre nova temporada após cinco anos, em São Paulo, desta vez no Teatro Itália Bandeirantes. A montagem, que volta aos palcos no dia 06 de maio, sábado, fica em cartaz até o dia 23 de julho, com sessões sempre aos sábados e domingos, às 11h.
 
“Encasulados” tem concepção de Roberto Haathner (que também integra o elenco, no papel do personagem Magnata), com texto e dramaturgia de Paulo Rogerio Lopes e direção geral, musical e trilha sonora de Gustavo Kurlat. No palco estão também os atores Bruno Perillo, como o personagem Cientista e Iris Yazbek, como a Agente.  O espetáculo é viabilizado por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com o patrocínio de Tenda Atacado.

Enredo – Encasulados traz no palco três personagens (um cientista, uma ambientalista e um bilionário produtor de canudos plásticos), que partem em uma cápsula do tempo, cada qual com seus próprios objetivos. Eles não medem esforços para conseguir o que desejam, sem se importar com os riscos que podem trazer para humanidade, como extinção de espécies, epidemias etc.

O espetáculo é ambientado no ano de 2097, no mais famoso programa de entretenimento daquela época. Expectadores de todo o mundo sonham em ser sorteados com uma passagem para uma excursão no tempo, por intermédio da inovadora máquina de teletransporte de pessoas, que permitirá aos vencedores escolher se querem ir para o passado ou futuro.
 
“Coincidentemente”, um dos sorteados é o Magnata das indústrias de canudos de plásticos, o Sr. Meganudo, que também patrocina o programa. Os outros viajantes são um cientista preocupado com as abelhas e uma ambientalista determinada em atrapalhar os planos do magnata, cabendo a cada um deles, escolher para onde deseja viajar.

Sustentabilidade, preservação da vida, dos animais, da flora e fauna, reciclagem e outros assuntos de extrema importância são abordados, alertando para a necessidade de cuidar do presente, para garantir o futuro.

Os personagens embarcam na máquina do tempo, numa viagem frenética, cheia de perigos e mudanças de planos, já que a geringonça nem sempre leva o viajante à data desejada.

Num embate em que ninguém é perfeito, enquanto cientista e a ambientalista pretendem salvar espécies de animais e insetos e evitar que os erros do presente virem desastres no futuro, o magnata quer justamente que algumas espécies não atrapalhem seu império. Vale ressaltar que a montagem conta ainda com projeções holográficas e animações que interagem com os atores no palco.

Alerta para o futuro - “Encasulados propõe uma reflexão sobre as consequências dos nossos atos, por meio de uma aventura que se encanta no mergulho de questões ambientais, da ética e da ciência”, explica Roberto Haathner. Ele acrescenta que o grande desafio, desde a concepção do espetáculo, foi trabalhar essa temática, “sem cair no lugar comum, transmitindo a mensagem, mas entretendo e emocionando a plateia de todas as idades”.

Já o diretor Gustavo Kurlat ressalta que o espetáculo busca “tratar de assuntos como a degradação do planeta e o desmatamento, além da maneira como cuidamos do lixo e dos detritos”. Kurlat comenta ainda a importância dos viajantes do tempo no enredo. “Buscamos fazer com que o público sinta a história de maneira objetiva, como um alerta para o futuro. Desta maneira, a viagem no tempo é uma metáfora que faz com que percebamos que o que acontece lá na frente também é responsabilidade nossa, do que fazemos no presente. Ou seja, isso também é ‘comigo’”.

Traço marcante em suas montagens, a música tem forte presença em “Encasulados”. “Foram compostas três canções próprias para o espetáculo interpretadas pelos atores, além de um conjunto de músicas criadas especialmente para ressaltar o clima e o ambiente dos temas abordados, de forma coerente com o que o texto propõe”, conta o diretor.

Por sua vez, os cenários, figurinos e adereços – assinados por Marco Lima – criam uma atmosfera futurista, convidando a plateia a embarcar nessa viagem no tempo junto com os personagens.

FICHA TÉCNICA
Direção musical, direção geral e trilha sonora: Gustavo Kurlat
Atriz holograma: Marcia Oliveira
Elenco: Bruno Perillo (Cientista), Iris Yazbek (agente) e Roberto Haathner (Magnata)
Texto: Paulo Rogerio Lopes
Cenários, figurinos e adereços: Marco Lima
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Debora Vivan
Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro
Direção de produção: Roberto Haathner
Assistentes de produção: Rosangela Roberta O. Pereira e Alvaro Barcellos
Design de luz: Kleber Montanheiro
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Operador de som: Seiti Imamura
Visagismo: Kleber Montanheiro

Patrocínio: ProAC ICMS - Tenda Atacado
Apoio Cultural: Eu Faço Cultura, Keiko’s - Prevenção e Saúde

SERVIÇO
Espetáculo Infantil Encasulados
Estreia: 06 de maio
Temporada: até 23 de julho
Horários: Sábados e domingos às 11h
Local: Teatro Itália Bandeirantes
Endereço: Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo
Capacidade: 290 lugares
Classificação: Livre (Indicado para crianças a partir de 7 anos)
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Telefone: (11) 3214-4579
Contato para ONGs e escolas públicas para apresentações gratuitas: (11) 99799-4713.

Horário Bilheteria
Terça a domingo, das 16h às 21h
Ou até o início do espetáculo
*Para espetáculos infantis, abertura 2h antes do início do espetáculo
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp