03/05/2023 às 16h43min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h04min

Frutas orgânicas são a sensação do momento: qual a importância delas para a saúde humana?

Neste artigo, você saberá também como identificar esse tipo de produto nos hortifrutis e supermercados. Acompanhe!

SALA DA NOTÍCIA Joaquim Silva
Reprodução.

Você sabe o que é um alimento orgânico? Em termos claros, são considerados orgânicos os alimentos cultivados sem agrotóxicos e que, geralmente, são produzidos em solo trabalhado e específico. 

 

Sem contar que esse tipo de alimento, especificamente os de origem animal, são produzidos sem hormônios de crescimento, tipos de anabolizantes e outras substâncias.

 

Por serem isentos de qualquer tipo de adubo químico, os alimentos orgânicos favorecem, além do meio ambiente, a saúde humana. Na lista dos produtos que podem ser orgânicos, estão: as verduras, óleos, carne, vinhos, frutas, entre outros.

 

Neste artigo, você verá por que o consumo de frutas orgânicas é benéfico para a saúde e saberá como identificar esse tipo de produto nos hortifrutis e supermercados. Acompanhe!

O que são frutas orgânicas?

Uma fruta orgânica é aquela cultivada sem fertilizantes sintéticos, pesticidas e herbicidas. Elas são produzidas com práticas agrícolas naturais, como a adição de adubo orgânico e o controle de pragas para manter a saúde do solo e das plantas.

 

É muito comum que esse tipo de alimento seja cultivado em sistemas agrícolas sustentáveis que, além de respeitar o meio ambiente, preservam a biodiversidade local.

Como saber se as frutas são orgânicas?

Para saber se uma fruta corresponde às características de uma fruta orgânica, é preciso se atentar a detalhes como certificação, aparência, valor e sabor. 

Certificação

De modo geral, a maioria das frutas orgânicas vem com um selo de certificação orgânica na embalagem, o que indica que ela foi cultivada segundos as diretrizes e inspecionada por um órgão regulador. 

 

Mas, vale lembrar que não é toda fruta orgânica que virá com um selo que indique que ela é certificada, especialmente se a compra for realizada com um produtor local. Nesses casos, o indicado é perguntar sobre os métodos de cultivo antes de realizar a compra.

Aparência e sabor

Normalmente, as frutas orgânicas possuem uma aparência “irregular” do que as frutas convencionais. Isso porque elas não são cultivadas sem a presença de substâncias químicas que conferem uma aparência mais atrativa aos alimentos. Sem contar que, geralmente, elas têm um sabor mais intenso. 

Preço

Outro fator que pode ser um indicativo de uma fruta orgânica é o preço, uma vez que esse tipo de fruta tende a ser mais cara do que as frutas convencionais pelo seu processo de produção.

As principais diferenças entre as frutas orgânicas e as convencionais 

As frutas orgânicas são cultivadas de acordo com os princípios da agricultura orgânica, o que envolve a utilização de técnicas que visam a preservação do meio ambiente, proteção do solo, defesa da biodiversidade, entre outros. Enquanto isso, as frutas convencionais são cultivadas com agrotóxicos, fertilizantes e técnicas que buscam potencializar a produtividade.

 

Além disso, as frutas orgânicas são adubadas com compostos orgânicos que podem ser vistos como esterco, resto de planta e resíduos naturais que buscam melhorar a qualidade do solo.

 

Outra diferença crucial é quando falamos em cadeia de produção. A produção de frutas orgânicas costuma envolver produtores locais e agricultores menos conhecidos, enquanto a produção de frutas tradicionais conta com o monopólio de grandes empresas. 

Benefícios das frutas orgânicas para a saúde

Se formos comparar as frutas orgânicas e convencionais, é possível notar que os tipos orgânicos, normalmente encontradas em hortifrútis, apresentam vários benefícios à saúde, especialmente por serem livres dos fertilizantes sintéticos. 

 

Veja a seguir, os principais benefícios das frutas orgânicas para a saúde:

Menos exposição a produtos tóxicos 

Por serem cultivadas longe do uso do pesticida sintético, as frutas orgânicas contam com menos exposição a produtos potencialmente nocivos, como o resíduo dos pesticidas, por exemplo. 

Nutrientes

O tipo de solo orgânico é naturalmente mais conhecido por ser rico em nutrientes do que os solos que são tratados e cultivados com produtos químicos. Sendo assim, é possível destacar que as frutas orgânicas compreendem uma maior quantidade de nutrientes como vitaminas e minerais.

Presença de antioxidantes

Por sua forma de cultivo, estima-se que as frutas orgânicas tenham mais antioxidantes do que frutas tradicionais, o que pode ajudar a proteger o corpo humano contra danos celulares, além de reduzir o risco de doenças crônicas. 

Melhorias quanto ao sabor e aroma

As frutas orgânicas tendem a ter um sabor mais intenso e aroma mais agradável. Essas características podem, inclusive, servir como incentivo para as pessoas se alimentarem melhor! 

Cuidado com o meio ambiente

Um dos principais benefícios do cultivo de frutas orgânicas é o fato de serem menos prejudicial ao meio ambiente, uma vez que não utiliza os produtos sintéticos conhecidos por contaminar o solo e a água. E, por ser bom para o meio ambiente, e promover a biodiversidade, também pode refletir na saúde humana. 

Afinal, qual o diferencial das frutas orgânicas para a saúde humana?

De modo geral, como elencamos ao longo deste artigo, as frutas orgânicas promovem uma série de benefícios para o organismo humano que vão desde uma maior segurança e qualidade alimentar, uma vez que esse tipo de alimento evita problemas causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios que podem causar desde reações alérgicas e respiratórias até doenças mais sérias, até um teor nutricional mais equilibrado. 

 

Sem falar que, ao optar por frutas orgânicas, existe uma contribuição para a uma cadeia de produção mais sustentável! 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp