CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/05/2023 às 17h12min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h03min

Crédito e investimentos: novas safras sustentáveis de negócios

Por Marcelo Pimenta*

SALA DA NOTÍCIA Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação

A preocupação com o desenvolvimento econômico sustentável já se consolidou na sociedade como um todo. Para o agronegócio, a diretriz está presente em toda a cadeia, dentro e fora da porteira, com participação do mercado financeiro, do sistema de crédito e das seguradoras.  

O avanço regulatório das práticas ESG no mundo corporativo impulsionou a criação de novas ferramentas de crédito para estimular empresas, indústrias e investidores a se aliarem a produtores rurais na busca por soluções que preservem o meio ambiente.  

Devido às mudanças climáticas, que têm mobilizado governos e sociedades, a União Europeia anunciou o lançamento de títulos financeiros verdes emitidos pelo bloco a fim de captar recursos para projetos de sustentabilidade. No Brasil, a demanda por créditos de carbono pode alcançar até U$ 2 bilhões, de acordo com pesquisas BloombergNEF. 

O agronegócio é capaz de criar caminhos sustentáveis e ampliar a cobertura de crédito no setor por meio de incentivos fiscais, certificação sustentável, fundos de investimento sustentável, estabelecimento de métricas e indicadores. No entanto, os investidores precisam estar atentos à qualidade dos projetos aos quais as ações sustentáveis estão atreladas.  

Ainda segundo a BloombergNEF, após ter quase dobrado em 2021, a demanda global por crédito de carbono caiu 4% em 2022. O instituto aponta o amadurecimento dos compradores como razão para esta redução. Os investidores estão mais criteriosos sobre a eficácia dos projetos, além dos riscos de greenwashing. Por isso, é fundamental monitorar protocolos, resultados e investigar organizações com ferramentas como o Score ESG da Serasa Experian para evitar riscos reputacionais. 

O mercado e os órgãos regulatórios devem pressionar cada vez mais por transparência e segurança, cobrando status dos indicadores ambientais definidos para os ativos, pois se os parâmetros não forem atendidos, podem ser desclassificados.  

O terreno está preparado e a previsão é de clima bom para colher novos negócios, mas as decisões tomadas antes, durante e depois da produção é que vão determinar o sucesso da safra! 

*Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp