15/05/2023 às 19h29min - Atualizada em 16/05/2023 às 00h02min

Pagar as contas em dia é um dos desafios do consumidor

Mesmo com o elevado índice de famílias endividadas, o trabalhador brasileiro tem como uma das principais preocupações não fazer dívidas, segundo levantamento da Sodexo

SALA DA NOTÍCIA Daniela Teixeira
JeffreyGroup
Divulgação
São Paulo, maio de 2023. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou estabilidade no endividamento das famílias no primeiro trimestre de 2023. O levantamento indicou que março terminou com 78,3% das famílias endividadas, mesmo patamar registrado em fevereiro.
 

O estudo revelou ainda que 29,9% do rendimento das famílias está comprometido com dívidas. Mesmo sendo o menor patamar desde fevereiro de 2020, 17,1% do total de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa), consideravam-se muito endividadas.
 

“Diversos fatores impactam no endividamento das famílias, como inflação, instabilidade econômica e até mesmo os efeitos da pandemia. Com isso, há uma crescente preocupação em parte da população pelo consumo consciente e adoção de hábitos financeiros saudáveis”, afirma Mariana Cerone, Gerente Consumer Revenues da Sodexo Benefícios e Incentivos. 
 

Recentemente, a empresa ouviu 3 mil consumidores dos seus produtos, com idades entre 35 e 54 anos. Para 72% dos entrevistados, a maior preocupação está em não fazer dívidas e pagar as contas em dia. O grupo de pessoas com renda classificada em D e E são os mais preocupados com dívidas e no controle de despesas, segundo o levantamento da Sodexo. Quando questionados sobre os desafios financeiros, 32% responderam que pagar as dívidas é o maior deles. 
 

“Estar com as finanças desequilibradas, não ter planejamento nem controle financeiro, além de endividamento, gera um enorme desgaste emocional e pode até mesmo afetar o relacionamento social, o foco e a produtividade no ambiente de trabalho”, afirma Mariana. 
 

Uma das alternativas para reduzir o problema, segundo a executiva da Sodexo, é a estruturação de programas de gestão e planejamento financeiro promovidos principalmente pelas empresas. “Contar com orientação financeira profissional, como o Apoio Pass, realizar palestras, cursos, debates e, sobretudo, apoiar a pessoa endividada é uma forma de garantir a qualidade de vida de toda a família que depende, muitas vezes, dessa renda”, finaliza a gerente. 
 

Dicas para equilibrar as finanças:
 

Entenda a sua dívida – faça um levantamento de todas as dívidas e faça uma lista das mais urgentes, por ordem de prioridade. Priorize as que têm juros mais altos.
 

Controle as despesas – monte uma planilha com os gastos obrigatórios, como contas de luz, água, telefone, supermercado, parcelas de compras e o pagamento das dívidas mais urgentes. Anote todos os gastos eventuais, como as pequenas compras feitas durante o dia.
 

Organize o orçamento – separe a quantia necessária para as despesas obrigatórias e a quantia que poderá ser usada para gastos diários durante o mês. Economize e elimine o quanto puder de gastos desnecessários ou que podem esperar o orçamento ficar menos apertado. 
 

Estabeleça metas – Coloque um prazo para pagar as dívidas e se mantenha focado até alcançar o objetivo.
 
Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos
É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.
 

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.
 
Contatos para a imprensa

JeffreyGroup Brasil – [email protected]

Bruna Ortega | (11) 98267-1012
Bárbara Miranda | (11) 99773-8125 
Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565
Simone Sabatini | (11) 99742-1111
Daniela Teixeira | (11) 3185-0878
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp