16/05/2023 às 17h38min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h03min

Projeto “Foto Studio -- Panorama Brasil” promove imersão de jovens no universo da fotografia em São Francisco do Sul

As oficinas, que contam com aulas teóricas e práticas, serão realizadas entre os meses de maio e novembro em escolas públicas do município

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Divulgação

O projeto “Foto Studio -- Panorama Brasil” proporcionará uma imersão aos alunos de três escolas públicas de São Francisco do Sul (SC), no universo da fotografia por meio de oficinas com aulas teóricas e práticas. Os trabalhos produzidos durante a ação, que acontece entre os meses de maio e novembro, serão expostos em uma mostra fotográfica aberta ao público.

 

As oficinas do “Foto Studio -- Panorama Brasil” têm como objetivo a difusão do mundo das artes visuais, da cultura e da fotografia. Os jovens que participarem das oficinas serão apresentados à fotografia com aulas teóricas e práticas de fotografia urbana, humana e de natureza. Para auxiliar a aprendizagem, as aulas práticas contam com equipamentos de apoio como máquinas fotográficas, projetor e som com o objetivo de promover maior acessibilidade, o curso conta ainda com manuais impressos em braille.

 

Após a conclusão das oficinas, os trabalhos realizados pelos participantes serão expostos em uma mostra fotográfica aberta ao público por dois dias. Além disso, serão confeccionados e distribuídos calendários com as fotografias produzidas pelos alunos.

 

O projeto “Foto Studio - Panorama Brasil” é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União com a produção da Sancell e apoio da Incentivar. A realização na cidade de São Francisco do Sul (SC) conta com patrocínio da ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Em 2023, serão realizadas 200 oficinas do “Foto Studio -- Panorama Brasil”, com 20 oficinas por turma, com 30 participantes, para o público infanto-juvenil e adolescente, em escolas públicas e instituições sem fins lucrativos em todo território nacional.

 

“Por meio dessa iniciativa, a ArcelorMittal Vega busca promover a educação e a capacitação, mas também o desenvolvimento de jovens talentos da nossa região que, no futuro, vão contribuir para a construção de uma sociedade mais criativa, com mais senso crítico e um novo olhar para a sua comunidade”, ressalta Sandro Sambaqui, Gerente Geral da ArcelorMittal Vega.

 

 

Sobre a ArcelorMittal Vega: Com início de suas operações em 2003, a ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço. A empresa localizada em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros segmentos. Desde 2021, realiza a maior obra de expansão da sua história, o Projeto CMC, que prevê uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo, um incremento que deve ampliar a sua capacidade de produção de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço anuais. Já investiu mais de R$23 milhões em ações de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura e Esporte em São Francisco do Sul. Além de atuar por meio de patrocínio social e doações, a ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal, repassa anualmente recursos via Lei de Incentivo que beneficiam a cidade, como a Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso de São Francisco do Sul.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela ArcelorMittal. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

Serviço:

“Foto Studio -- Panorama Brasil” em São Francisco do Sul (SC)
Datas e local:

29 de maio -- 06 de novembro

Escola Municipal “João Germano Machado”

Rua Maria Stella Martins, 542 -- Iperoba -- São Francisco do Sul (SC)

 

30 de maio -- 14 de novembro

Escola Municipal “Waldemar da Costa”

Rua Willy Lehn, 135 - Água Branca -- São Francisco do Sul (SC)

 

31 de maio -- 29 de novembro

Escola Municipal “João Dias”

Estrada Geral do Forte, SN -- Bairro Ubatuba -- São Francisco do Sul (SC)


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp