18/05/2023 às 15h27min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h03min

Capim Dunamis: alternativa para o combate da fome na África

Fundador da Milagro Agro Brasil se reuniu com presidente da AfroChamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira para viabilizar a exportação do produto

SALA DA NOTÍCIA Via Assessoria
Via Assessoria
Divulgação
O combate à fome é um dos grandes desafios no continente africano. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostram que quase 280 milhões de pessoas passam fome na África. Em 2030, esse número pode chegar a 310 milhões.

Este é um contraste com o potencial do continente: ele possui 65% das terras agrícolas do mundo que nunca foram trabalhadas. As dificuldades de expansão se devem aos efeitos das alterações climáticas e à pouca chuva em algumas regiões. É um desafio que parece impossível de vencer – mas só parece.

A Milagro Agro Brasil propõe exatamente fazer com que todo esse potencial seja usado. A empresa tem como missão combater a fome no mundo. Para isso, trabalha a materialização do conhecimento tecnológico em produtos inovadores, acessíveis e sustentáveis.

Exemplo disso é a criação do Capim Dunamis, que se apresenta como uma solução real no combate à fome, por meio do aumento da produtividade do gado de leite e de corte. A nova tecnologia, já testada, traz soluções efetivas para solos de baixa fertilidade e ambientes com pouca chuva.


O potencial da tecnologia já foi apresentado aos países africanos. O presidente da AfroChamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira, Rui Mucaje, se reuniu com o fundador da Milagro Agro Brasil, o engenheiro agrônomo Orlando Martins, para conversar sobre o Capim Dunamis. A empresa é a primeira brasileira do agronegócio a se associar à AfroChamber.

Na prática, a Milagro avalia que essa é apenas uma devolução. As variedades de capins plantadas no Brasil vieram da África. Portanto, na visão da Milagro, o mínimo que poderia se fazer é essa devolução, para o benefício dos próprios países de origem – porém, apresentando um produto melhorado e com alto potencial de produtividade.

Rui também expressa grande otimismo sobre o tema. “O Capim Dunamis tem um potencial incrível para revolucionar a pecuária na África, abordando problemas críticos de solo de baixa fertilidade e falta de chuvas. É mais do que apenas uma transação comercial; é um verdadeiro ato de solidariedade e um passo crucial para enfrentar a fome.”

O Capim Dunamis é um hibrido do cruzamento de dois tipos comuns das brachiarias (a marandu e a decumbens), portanto, se adapta a solos de baixa fertilidade natural e a regiões de morro, assim como demanda uma quantidade menor de água.

O produto seria essencial para o desenvolvimento da pecuária em várias áreas do continente africano com baixa incidência de chuvas e dificuldades de manejo.

Ao mesmo tempo, a consultoria da Milagro Agro Brasil tem papel central na aplicação dessa tecnologia e no desenvolvimento de outras, para o sucesso da expansão da produção na África. O Capim Dunamis representa a terceira revolução das brachiarias, por ser um híbrido versátil, além de ser o mais acessível do mercado.

Para o continente africano, a utilização dessas áreas pode significar um novo ciclo econômico na pecuária e a retirada de milhões de pessoas da miséria. A fome é um problema urgente que se agrava a cada dia, mas que pode ser combatido com tecnologia e expertise brasileira no desenvolvimento de pastagens melhoradas.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp