CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/05/2023 às 16h21min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h04min

Governos estaduais do Nordeste participam de encontro sobre Primeira Infância em Recife

Promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, evento sensibiliza gestores públicos sobre políticas para crianças de zero a seis anos

SALA DA NOTÍCIA Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Na próxima terça-feira, 23 de maio, a capital pernambucana sediará o primeiro de uma série de três encontros regionais do “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”. Na ocasião, Recife receberá governadores/as, secretários/as e equipes dos governos estaduais de toda a região para dialogar sobre a importância da colaboração entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

A iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visa à disseminação de conhecimentos sobre os primeiros anos de vida a fim de mobilizar os gestores estaduais da região para a promoção de políticas e programas sobre o tema, crucial para o desenvolvimento humano.
  • O evento ocorrerá das 9h às 18h, com horário de almoço e coquetel de encerramento, com transmissão online nos canais da Fundação e do PNUD no YouTube.
Durante o encontro, será lançado o estudo “Governança Colaborativa para a Primeira Infância – Proposta para governos estaduais”. Produzido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o documento oferece aos gestores públicos estaduais um conjunto de recomendações para o impulsionamento das políticas de primeira infância, que dependem da articulação e cooperação entre setores do governo e entes federativos.

Segundo a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o objetivo do evento é sensibilizar as lideranças estaduais para que, atentos à sua importância no Pacto Federativo, dialoguem com os municípios e incluam projetos para a primeira infância nos Planos Plurianuais (PPA) e demais instrumentos orçamentários.

Nomes como Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas; Naercio Menezes Filho, professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; Elisa Altafim, psicóloga e professora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto; e Carolina Velho, consultora para educação infantil do Unicef Brasil, estão entre os confirmados.

Os eventos serão divididos em painéis temáticos que discutirão assuntos como educação infantil, parentalidade, transferência de renda e o próprio regime de colaboração no Pacto Federativo. Além dos governadores de cada estado, estão sendo convidados os secretários estaduais das pastas de Assistência Social, Educação e Saúde, entre outros.

“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam”, defende Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Se o gestor estadual se compromete com essa fase da vida no seu mandato, ele vai apoiar os municípios, que são quem executam a maioria dessas políticas, e vai influenciar o Governo Federal, detentor do maior volume orçamentário”, justifica.

Evidências científicas mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riqueza, entre outros benefícios. “Olhar para as crianças pequenas é muito mais eficiente do que criar programas compensatórios no futuro”, completa a CEO.

Alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa quer inspirar a construção de projetos de médio e longo prazos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância e auxiliar a construção de estratégias colaborativas entre setores e entes federados.

“Atenção e intervenções dirigidos às crianças são investimentos indispensáveis para alcançar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Essa iniciativa conjunta com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal oferece a oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário, buscando trazer aquelas crianças em situação de vulnerabilidade para assegurar a promessa da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás”, observou a representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta

O “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração” terá ainda outras duas edições. Dia 25 de maio, autoridades do Sul e Sudeste se reúnem em São Paulo, para discutir políticas públicas para a primeira infância. E em 1° de junho, Belém (PA) sedia o evento, com participação de representantes das regiões Norte e Centro-Oeste.

AGENDA
Nordeste
Dia: 23 de maio, das 9h às 18h
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp