19/05/2023 às 14h57min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h01min

Europa para sair do óbvio: roteiros para um verão diferente no Velho Continente

Latitudes Viagens de Conhecimento apresenta as Repúblicas do Cáucaso e os festivais de música da Suíça

SALA DA NOTÍCIA Andréia Wingeter
www.latitudes.com.br
Divulgação
Se as grandes capitais européias já são velhas conhecidas dos brasileiros, o convite para este ano é descobrir segredos ainda não desvendados pelo grande público. A Latitudes, produtora de viagens pioneira em roteiros de conhecimento, apresenta três propostas inovadoras em destinos marcados pela história, cultura e arte.
 
As Repúblicas do Cáucaso - Armênia e Geórgia - convidam para uma viagem cercada pelas impressionantes montanhas da região. Cidades antigas, como a capital armênia de Yerevan, trazem construções que datam do início do Cristianismo, passando pelo domínio soviético e convivendo em harmonia com um ambiente moderno. A tradição religiosa é um dos pilares da Armênia, com incríveis monastérios e a Igreja Apostólica Armênia em Echmiadzin.
 
Na Geórgia, as montanhas e colinas que emolduram as cidades também trazem monastérios, igrejas, torres e castelos com vista exuberante de cidades como Mtskheta e Kazbegi. Na capital Tbilisi a vida noturna é intensa, sem perder a atmosfera de influências marcantes originárias da Turquia, Rússia, Pérsia e Ásia Central.
 
O roteiro de 2 a 16 de julho pode ainda ser esticado para o Azerbaijão, completando o mergulho no Cáucaso e conta com a participação do arquiteto e filósofo Emilio Moufarrige.
 
Festivais suíços
Para os amantes da música, a Suíça se torna ponto de encontro com os tradicionais Festival de Jazz de Montreux e o Festival de Verão em Lucerna. A Latitudes tem roteiros exclusivos para as duas atrações, combinando a experiência com um mergulho nas cidades.
 
A charmosa Montreux recebe o festival de jazz desde 1967, tendo convidado nomes como BB King, Ray Charles e Ella Fitzgerald, entre outras lendas da música ao longo dos anos. Para este ano, sobem ao palco Seal, Norah Jones, Mavis Staples, Joe Bonamassa, Jacob Banks, The Teskey Brothers, Joy Oladokun, Marcus Miller, Buddy Guy, Pat Metheny Side-Eye with Chris Fishman and Joe Dyson. Localizada na tranquila Riviera Suíça, às margens do Lago Genebra e rodeada por vinhedos e pelas montanhas nevadas dos Alpes, Montreux tem muito a ser descoberto ao som do inebriante jazz. O roteiro da Latitudes de 9 a 16 de julho é acompanhado pelo produtor musical e empresário, João Marcello Bôscoli, e combina algumas das principais atrações da cidade com as noites do festival: visita ao lendário Estúdio Queen, por onde passaram David Bowie e The Rolling Stones; Castelo de Chillon, um dos monumentos mais visitados do país; e o Museu Chaplin’s World, localizado na propriedade rural onde vivia a família Chaplin e exibe obras e objetos do diretor.
 
Já na parte central do país, Lucerna respira arte e cultura. Às margens do lago homônimo, o centro histórico da cidade é um contraponto à futurista arquitetura do Centro de Convenções e Cultura (Kultur und Kongresszentrum Luzern – KKL), projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel. No verão, o KKL sedia um dos mais importantes festivais de música clássica da Europa, onde são reunidas anualmente as mais prestigiadas formações musicais do mundo.
 
O compositor, pianista e regente de orquestra Leandro Oliveira é o responsável pela curadoria das atrações para a viagem, selecionando quatro apresentações: a influente Orquestra Filarmônica de Israel sob a liderança de Lahav Shani; o recital do notável pianista Víkingur Ólafsson com um programa com a obra barroca de Johann Sebastian Bach; a jovem West-Eastern Divan Orchestra, fundada pelo maestro argentino Daniel Barenboim e pelo filósofo Edward Said, que subirá ao palco com a pianista Martha Argerich; e, por fim, o pianista Daniil Trifonov junta-se à Orquestra de Lucerna na performance do apaixonante concerto para piano de Sergei Rachmaninoff celebrando os 150 anos do compositor.
 
roteiro da Latitudes vai de 10 a 18 de agosto e ainda reúne espaço para visitas pelos centros históricos de Lucerna, Zurique e Berna, aos museus Rosengart, Kunsthaus, Zentrum Paul Klee e Richard Wagner, entre outras atrações.
 
A Latitudes Viagens de Conhecimento atua desde 2003 com experiências pensadas exclusivamente para o público brasileiro com viagens inovadoras e roteiros diferenciados. A produtora de viagens conta com parcerias com especialistas de diversos campos do conhecimento para combinar períodos de lazer e descanso com momentos inesquecíveis de aprendizado.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp