19/05/2023 às 17h11min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h04min

Participando de processos seletivos? Saiba como adaptar seu currículo às IAs

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, dá dicas de como passar em processos seletivos que usam IA

SALA DA NOTÍCIA Nicole Guedes Felicio
 

Participando de processos seletivos? Saiba como adaptar seu currículo às IAs

 

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, dá dicas de como passar em processos seletivos que usam IA

 

São Paulo, maio de 2023 - Cada vez mais empresas usam as plataformas de recrutamento e seleção para, além de otimizar o tempo na hora da contratação, também encontrar os melhores candidatos. Segundo uma pesquisa do Infojobs, 53% das empresas já contratam de forma digital, destas, 24% implementaram o modelo devido ao trabalho remoto. Na pesquisa, 86% dos recrutadores também afirmam que com as plataformas houve uma redução no tempo para fechar uma vaga.

 

Esses programas usam inteligências artificiais (IAs) para filtrar candidatos, fazendo diversos cruzamento de informações do currículo com o perfil da vaga. Diante dessa realidade, é fundamental que os interessados adaptem seus currículos para cada tipo de oportunidade desejada, para assim, conseguir se destacar no meio de centenas de currículos. 

 

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, é muito importante que o candidato mantenha sempre o seu perfil atualizado, com todas as formações e experiências profissionais. “Vemos que muitas pessoas que se candidatam em nossa plataforma têm problemas para deixar o seu currículo adequado para determinada vaga. No PandaPé, plataforma de recrutamento e seleção, você tem a opção de adaptar o seu CV para cada vaga que quiser participar”, comentou. 

 

Pensando nisso, a CEO, preparou algumas dicas para ajudar os candidatos a adaptarem o seu currículo para processos seletivos que utilizam IA:

 
  • Utilize os filtros mais usados pelos recrutadores: É importante entender os principais filtros utilizados para selecionar candidatos. Localidade, data de atualização do CV e faixa salarial são alguns dos critérios que podem ser decisivos para o sucesso na triagem.
 
  • Inscreva-se somente em vagas alinhadas ao seu perfil: Leia atentamente as descrições das vagas e só se inscreva se suas qualificações estiverem alinhadas às exigências do cargo. Entrar em vagas que não condizem com seu perfil pode fazer com que seu currículo seja automaticamente descartado.
 
  • Use palavras-chaves estratégicas no seu CV: As inteligências artificiais utilizam palavras-chaves para buscar e filtrar candidatos. Por isso, é importante que seu currículo contenha termos relevantes e adequados ao cargo em questão.
 
  • Mantenha o perfil atualizado: É muito importante manter o seu currículo o mais atualizado possível, com suas experiências profissionais e acadêmicas mais recentes.
 
  • Seja pró-ativo: Se você encontrar uma vaga que seja compatível com o seu perfil, não espere ser convidado para entrar. Você pode entrar em contato com o recrutador para se apresentar e demonstrar interesse no processo seletivo.
 
  • Mantenha a comunicação: Depois de enviar sua candidatura, mantenha a comunicação com o recrutador. Seja educado, responda perguntas e demonstre seu interesse na vaga sempre que possível. 
 
  • Tenha o ChatGPT como aliado: Para descobrir as melhores palavras-chaves para seu currículo, conte com a ajuda do ChatGPT! A Inteligência Artificial pode oferecer sugestões que ajudarão na otimização do seu CV.
 

É importante lembrar que as inteligências artificiais, em específico o ChatGPT, não devem ser utilizadas para copiar e colar conteúdos sem fazer os ajustes necessários, nem para passar dados pessoais sensíveis. Além disso, é fundamental não tentar decorar o que a IA sugere para responder às perguntas da entrevista, nem acreditar totalmente nas informações exibidas.

 

Para ter acesso à imagens em alta, clique aqui.

 

Sobre o PandaPé 

O PandaPé é o software de recrutamento e seleção mais completo do mercado desenvolvido pelo Infojobs. Por meio da digitalização dos processos seletivos, o software torna o recrutamento mais centralizado e humanizado, proporcionando agilidade e otimizando o trabalho dos profissionais de RH, além de oferecer uma jornada automatizada para o candidato. O PandaPé atende grandes players do mercado, como Americanas, Grupo Carrefour, Sodexo, Vigor, Cobasi, entre outros.  

 

Contato assessoria – Dezoito Comunicação

Regina Jorge – [email protected] – (11) 98488-6513

Gustavo Brito – [email protected]  – (11) 98642-9282


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp