26/05/2023 às 11h25min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h04min

Hipocalcemia em vacas afeta as finanças da fazenda

Hipocalcemia é o nome de uma afecção que preocupa os produtores de leite

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins

Hipocalcemia é o nome de uma afecção que preocupa os produtores de leite, também conhecida como febre vitular, febre do leite ou paresia puerperal, é uma comorbidade do metabolismo que acomete principalmente vacas leiteiras. "Esta deficiência de cálcio no organismo, ocorre na maioria dos casos, quando há um aumento súbito na necessidade do mineral para as exigências da parturiente com sua cria, desde o deslocamento do cálcio da vaca para o feto para o processo de crescimento, até para a produção do colostro", comenta o médico-veterinário Fernando Santos, gerente de vendas da linha de grandes animais da Syntec do Brasil.

As causas descritas na literatura e mais comumente vistas na rotina clínica têm sido associadas ao baixo consumo de cálcio, seguido do aumento significativo da demanda desse nutriente. Podendo ser associado ao mau manejo alimentar dos animais prenhes.

A enfermidade ocorre principalmente no período de transição, que vai do pré-parto ao início da fase de lactação. "A hipocalcemia é comum nas primeiras 72 horas após o parto. Entretanto, em casos raros pode ocorrer em até dois meses após o nascimento do bezerro", relata Fernando.

Vacas hipocalcêmicas têm maior chance de sofrer com prolapso uterino, distocia (que ocorrem durante o parto) e retenção de placenta. Fernando Santos alerta que os animais com deficiência cálcio têm redução de ao menos 14% na produção de leite. "Além do prejuízo na ordenha, o aumento de gastos com tratamentos gera preocupação para as finanças da fazenda, pois eleva consideravelmente o custo da produção."

Apesar de grave, a hipocalcemia em vacas leiteiras tem tratamento. Para auxiliar os produtores de leite a combater essa enfermidade, a Syntec do Brasil desenvolveu Dosecal, medicamento injetável à base de gluconato de cálcio e glicerofosfato de cálcio, enriquecido com Dextrose e Cloreto de Magnésio. Além da hipocalcemia, Dosecal auxilia também na prevenção contra raquitismo, osteomalácia e osteoporose.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp