31/05/2023 às 17h15min - Atualizada em 01/06/2023 às 00h06min

Processo seletivo IBGE: Selecon é a banca

Previsão é de mais de 8 mil vagas ao todo 

SALA DA NOTÍCIA Gran Cursos Online
Gran Cursos Online
Divulgação



A banca organizadora do concurso IBGE Censo para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi contratada. De acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado no Instituto Nacional de Seleções e Concursos, SELECON, foi o escolhido.

O novo concurso Censo 2023 tem previsão de mais de 8 mil vagas ao todo. Para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento, estão previstas 6.890 vagas. Segundo o professor do Gran, Eduardo Cambuy, as expectativas para a publicação do edital são muito altas. Isso porque, geralmente após a fase de contratação da banca, leva cerca de duas semanas para a publicação do documento.

“Outro ponto é que esse é um processo seletivo que já está formatado e a necessidade é urgente para finalizar um trabalho que já foi iniciado”, afirmou o especialista. 

Ainda segundo o expert, um ponto de atenção para os candidatos é que a Selecon é uma banca pouco conhecida por ser mais voltada para concursos de secretarias e prefeituras, que não costuma fazer editais nacionais de maior expressividade. Segundo Cambuy, ela trabalha com a metodologia padrão de múltipla escolha, com questões de média e baixa complexidade. 

Cambuy alerta para a preparação pré-edital, que, segundo ele, deve ter foco maior em identificar o que o candidato já tem conhecimento e separar os conteúdos que ele menos domina para começar a buscar materiais de qualidade para essa preparação. E o passo seguinte, segundo o expert, é praticar.

“Por ser uma banca com poucos concursos relevantes, o candidato vai ter dificuldade em encontrar questões para praticar. Por isso, a recomendação é estudar por bancas semelhantes, como IDIB, AOCP e IBFC”, finalizou Cambuy.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp