CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/06/2023 às 19h16min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h01min

Decolonização do ensino da arte no Brasil é tema de evento no CCBB SP

Tema, referente ao fim do período de dominações territoriais, será abordado pelo Prof. Dr. Joaquim Gama, dentro da programação do Educativo CCBB

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O CCBB Educativo realiza, no próximo dia 03 de junho, um encontro voltado para professores com o objetivo de se discutir a decolonização – conceito referente ao fim do período de dominações territoriais - do ensino de arte no país. A palestra terá à frente o Prof. Dr. Joaquim Gama e tem início a partir das 10h30, com entrada gratuita.

A ênfase do encontro está na reflexão sobre o ensino da Arte em oposição às referências exclusivamente europeias e aos padrões propagados pela da indústria cultural de massa. Nesse sentido, acentua-se o interesse por parâmetros críticos e contemporâneos voltados ao direito à educação e às bases identitárias que dão origem à chamada cultura brasileira.
 
Perfil - Joaquim Gama desenvolve pesquisas na área da Pedagogia, abrangendo os seguintes temas: jogo teatral, leitura da obra de arte e processo de criação. É pós-doutor com o tema “Diálogos curriculares a caminho da construção de uma proposta decolonial para o ensino da Arte”, projeto de pesquisa aprovado pela Escola de Comunicação e Arte, Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP.

CCBB Educativo - Trata-se de um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas para aproximar o público das atividades em cartaz e do patrimônio do prédio que abriga o CCBB. Visitas, atividades de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para bebês e crianças, encontro com professores e eventos em datas comemorativas compõem a programação.

Vale lembrar que todas as atividades do CCBB Educativo têm entrada franca, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (sujeito à disponibilidade).

Serviço
Diálogos sobre a decolonização do ensino de Arte – com Prof. Dr. Joaquim Gama
Dia: 03 de junho, sábado, às 10h30
Ingressos disponibilizados pelo site bb.com.br/cultura

Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp